Museu do Corpo Humano é Inaugurado em Jundiaí
Museu do Corpo Humano é Inaugurado em Jundiaí
Compartilhe:

O Museu do Corpo Humano é Único e moderno. O objetivo é ser um local de difusão de conhecimento cientifico, tendo como plano de fundo a educação e a arte

Jundiaí ganha museu do corpo humano

Desde 2005 vem sendo construída a ideia de um museu anatômico permanente na FMJ. Em 2010 iniciou-se o Projeto Semana do Corpo Humano, que tornou-se referência para as escolas públicas e particulares de Jundiaí e região. A partir dessa iniciativa de sucesso, ficou mais intenso de planejar, criar e compartilhar com o público externo, algumas peças anatômicas plastinadas, verdadeiras obras de arte, produzidas no laboratório da instituição.

A ideia é promover visitas escolares ao longo do ano todo, apresentando o corpo humano por dentro de forma diferente e curiosa. O curador e organizador do Museu é o Professor e Anatomista, Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho.

O Museu do Corpo Humano é Único e moderno. O objetivo é ser um local de difusão de conhecimento cientifico, tendo como plano de fundo a educação e a arte. Consta no acervo do museu pinturas trifásicas, peças anatômicas reais que variam de acordo com a iluminação, além disso, desenhos de partes do corpo humano que foram doados pelo artista plástico, Sérgio Prata.

Nos quadros pintados pelo Sérgio com uma técnica inédita de pinturas trifásicas, será possível ver três obras sobre a mesma tela em diferentes condições de luz.

As peças anatômicas são conservadas por meio da plastinação, outra técnica também inovadora e moderna. Para isso, a FMJ criou um laboratório de plastinação internamente que já é referência para grandes universidades e é um dos 10 que existem no Brasi

“A união da beleza divina expressa no corpo humano com o encanto demostrado pela arte torna o museu um lugar admirável que impressiona a todos”, a frase é do estudante de medicina, Wilker Barros, do 4º ano, que esteve na inauguração do Museu do Corpo Humano da Faculdade de Medicina de Jundiaí, na manhã da última quarta-feira (31/08/2022). A solenidade reuniu aproximadamente 150 pessoas: docentes, discentes, colaboradores, autoridades e familiares.

Segundo o curador e organizador do Museu Prof. Dr. Cesar Alexandre Fabrega Carvalho essa entrega é a realização de um sonho. “Tem muita emoção e sentimento envolvido neste projeto”, explica. Cesar enfatizou os ex-diretores presentes, Edmir Américo Lourenço e Itibagi Rocha Machado, grandes apoiadores e incentivadores do museu.

Ao citar o artista plástico, Sergio Prata, Cesar fala em inspiração “Sergio tem um olhar artístico que me inspirou a fazer arte em peças anatômicas”. Para o diretor da FMJ, Evaldo Marchi, o museu vem unir arte e educação. “A faculdade busca excelência no ensino, trazendo, por meio do museu, uma visão lúdica que alia arte e educação”, comenta.

O visitante externo pode participar da Semana do Corpo Humano e da visitação ao Museu por meio do agendamento no site da Faculdade de Medicina de Jundiaí nos dias 7 ou 10/09, datas e horários específicos para esse público.

Depois desta data será planejado e informado a todos como será a visitação para público externo e escolas.

Os agendamentos para a visitação podem ser feitas pelo site da Faculdade de Medicina de Jundiaí

Endereço: R. Francisco Teles, 250 - Vila Arens II, Jundiaí - SP, 13202-550

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: