Conheça a Primeira Árvore Solar Fotovoltaíca em Via Pública no Brasil
Conheça a Primeira Árvore Solar Fotovoltaíca em Via Pública no Brasil
Compartilhe:

Além de ter iluminações especiais, que serão alteradas em datas comemorativas, a Árvore Solar terá dez metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares, com placas fotovoltaicas em formato de folhagens.

A idealização do projeto da primeira árvore de energia solar fotovoltaica em SP é da construtora Patriani

A Árvore de energia solar fotovoltaica construída em SP pela construtora Patriani, e o conjunto de equipamentos associados, além da produção descentralizada de energia solar, permitirá também uma série de possibilidades de sensoriamento dinâmico da cidade, como medições climáticas e monitoramento de bueiros, por exemplo, além do monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, tais como o consumo de água ou a produção e consumo de energia.

Árvore de energia solar fotovoltaica em SP

Além de ter iluminações especiais, que serão alteradas em datas comemorativas, a Árvore Solar terá dez metros de altura, o que corresponde a um prédio de dois andares, com placas fotovoltaicas em formato de folhagens.

A Árvore de energia solar é associada a um conjunto de placas fotovoltaicas instaladas no topo do prédio, que proporcionarão até 70% de redução no consumo de energia da área social do condomínio.

É primavera! Como já cantava Tim Maia. E, para comemorar a estação mais alegre do ano, a Construtora Patriani comemora a instalação da primeira árvore fotovoltaica solar em via pública do Brasil. Mais precisamente em sua nova sede, no Serafina Corporate, prédio comercial localizando na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 385, no bairro Jardim, em Santo André.

Então, se estiver passando pela via ou proximidades, com certeza irá se deparar com essa intervenção urbana com ares de instalação artística. A denominação correta para essa árvore é mobiliário sustentável cujos benefícios públicos incluem monitoramento da via e totens para carregamento de bicicleta elétrica.

Como funciona a Árvore Solar?

Por meio de suas pétalas, esse inusitado mobiliário urbano capta a energia do sol, o que faz com que abasteça a estação com câmera de monitoramento da via, que auxiliará na segurança pública. Aciona também sensores de umidade, vento, verificação de temperatura e totens para carregamento de bicicleta elétrica e patinete, servindo à cidade de Santo André e seus moradores.

Além de oferecer tais benefícios, a árvore solar tem design arquitetônico exclusivo, que proporciona um entorno urbano agradável, podendo mudar de cor, inclusive. “Estamos orgulhosos em mais uma vez trazer inovação para Santo André, com um item tecnológico de última geração, que é a árvore solar. A energia limpa é o futuro dos empreendimentos, e a Patriani já respira esse futuro há muito tempo. Além de oferecer condições sustentáveis, através da sua tecnologia, a árvore se tornará referência no Bairro Jardim. Estamos muitos felizes”, destaca o CEO da construtora, Bruno Patriani

A árvore fotovoltaica solar incrementa um leque de soluções sustentáveis que o prédio empresarial terá de modo inédito no ABC Paulista. Dentre eles, ar-condicionado que será alimentado por gás natural, elevadores com tecnologia regenerativa, que geram até 65% da energia que consomem, além de ponto de recarga para carro elétrico.

O edifício também é pioneiro entre os prédios da região a ter o Selo AQUA de Sustentabilidade, uma certificação internacional na qual são avaliadas 14 categorias de preocupação ambiental.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a medida inovadora é uma referência do que há de mais moderno

“As cidades que estiverem com legislações adequadas, valorizarem seu ecossistema, incorporarem às novas tecnologias e se adaptarem às novas tendências e necessidades, vão crescer e se desenvolver para melhorar a vida dos cidadãos. Com esta nova Árvore Solar, quem ganha com isso são os munícipes e a cidade, que vai ganhar em tecnologia, beleza e inovação. Essa parceria com a iniciativa privada, assim como com instituições de ensino, significa ganho para o desenvolvimento econômico da cidade, que além de se tornar referência de inovação, também gera emprego e renda”, disse.

Sobre a construtora

A CONSTRUTORA PATRIANI nasceu em São Caetano do Sul e atua no desenvolvimento de empreendimentos comerciais e residenciais no Grande ABC, São Paulo e cidades como Atibaia, Campinas e Sorocaba, no Interior de São Paulo, oferecendo segurança e acabamentos de qualidade para que seu imóvel se mantenha atual e com excelente valor de locação e revenda.

Ao longo dos anos, a PATRIANI já entregou 14 prédios e comercializou 2.272 unidades em mais de 400.000 m² de áreas construídas, validando e elevando ano a ano o seu crescimento.

A dedicação em criar prédios de médio e alto padrão, com diferenciais inovadores que se destacam no mercado imobiliário, já rendeu à construtora o tetracampeonato do Master Imobiliário, o “Oscar” da construção civil brasileira, com cases ousados e premiados por suas ações de marketing e comercialização de grandes sucessos.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: