Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Conheça o Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí
Compartilhe:

Hoje você conhecerá um pouquinho mais do Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí. Se você já veio conhecer a cidade provavelmente já passou pela...

Hoje você conhecerá um pouquinho mais do Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí. Se você já veio conhecer a cidade provavelmente já passou pela Av. Antônio Frederico Ozanan, uma das principais avenidas as margens do Rio Jundiaí, onde antigamente já pescaram muitos peixes Jundiá (um tipo de bagre), nome que deu origem a cidade Jundiahy, após Jundiaí.

A Avenida Antônio Frederico Ozanan é um dos principais acesso ao Maxi Shopping Jundiaí, um dos mais antigos da cidade, também é uma das mais movimentadas de Jundiaí, principalmente por conta do fluxo de entrada e saída nos dois supermercados atacadistas próximos ao local. Além disso, a pista é a via principal para se locomover para cidades vizinhas como Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Aliás nome que é lembrado em diversos lugares em Jundiaí, além do seu nome em uma das principais avenidas de Jundiaí,  o fundador da Sociedade São Vicente de Paulo também dá nome a uma praça na rua Leonardo Cavalcanti (que abriga um busto de bronze). A entidade também é lembrada no Hospital São Vicente de Paulo, Colégio São Vicente e Cidade Vicentina.

A Vila Rio Branco está localizada na região norte do município de Jundiaí e compreende os seguintes loteamentos:

• Jardim Marcos Leite

• Vila Carlos W. Muller

• Jardim Liberdade

• Vila Liberdade

• Jardim Rio Branco

• Jardim Danúbio

• Vila Margarida

• Vila Savieto

• Vila Rio Branco

• Jardim Carlos Gomes

O crescimento do bairro Vila Rio Branco em Jundiaí está ligado à expansão das ferrovias e data do século XIX. Foi a oferta de emprego gerada pela construção das linhas que atraiu moradores para o local. Durante muitos anos, a Vila Rio Branco foi conhecida como "Bairro das Cabras" devido ao grande número de criadores que ali habitavam. Àquela época, a Avenida Itatiba era uma estrada de boiada e a FEPASA fechava a porteira por 2 horas todos os dias para a passagem dos trens. Na década de 1940, foi instalado o Matadouro Municipal. Mais tarde, nos anos 1950, foram construídos os viadutos Joaquim Candelário e General Euclides de Oliveira Figueiredo e a rodovia Constâncio Cintra, fatores que intensificaram o processo de urbanização do bairro.

Alguns comércios tem fácil acesso partindo da Vila Rio Branco como: Maxi Shopping Jundiaí, Assaí Atacadista, Poupatempo, Coopercica Supermercados, Mercadão da Ferroviários, entre outros.

Você pode conhecer também alguns apartamentos na região como: o Condomínio Tiradentes, Condomínio Residencial Topázio, Residencial Liberdade, Villagio Savietto e Condomínio Monte Bianco.

A Vila Rio Branco tem predominância de casas mais antigas e a Av. Antônio Frederico Ozanan é seu principal ponto de referência. Tem como vizinhos de um lado o bairro Jardim Florestal ou Horto Florestas e do outro Jardim Shangai. 

Na foto de acervo do Professor Maurício Ferreira, podemos notar a Paróquia Santa Therezinha no início de 1940, à esquerda a Igreja Santa Terezinha e ao lado direito o Matadouro Municipal, onde hoje é o Centro Esportivo Pedro Raimundo - Av. Itatiba, 273 (Vila Rio Branco/Vila Liberdade). Um templo de muitas histórias e consagrados vigários , entre os quais, Pe. Bibiano, Pe. Antônio Stafuzza, Frei Clemente, Monsenhor Hamilton Bianchi e Pe. Norberto Savietto. 

O principal viaduto é o Viaduto da Vila Rio Branco (Viaduto Prof. Joaquim Candelário de Freitas). Na foto visão do Viaduto Prof. Joaquim Candelário de Freitas, que além de homenagear um ilustre jundiaiense, é extremamente importante por ligar o centro a alguns bairros de Jundiaí como o querido Vila Rio Branco e para Itatiba. Vê-se parte da torre da Paroquia de Santa Terezinha (Foto de J.C.J.Martinelli - Arquivo)

O bairro também tem a Escola de Samba União da Vila Rio Branco - O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Vila Rio Branco é uma das mais tradicionais escolas de samba de Jundiaí. Fundada em 28 de fevereiro de 1988, tem sua sede na Avenida Itatiba, 445, no bairro Vila Rio Branco.

O nome União da Vila Rio Branco faz uma referência aos seus fundadores, que eram moradores no bairro do mesmo nome, as cores vermelho, azul e branco representam o sangue que corre nas veias da nossa bandeira, as águas e a paz. Os símbolos do nosso pavilhão são: os peixes, uma homenagem ao rio Jundiaí; o pandeiro representa o samba; a coroa, simboliza a nobreza do samba; os louros, as vitórias; e as estrelas, os títulos.

Avenida Antônio Frederico Ozanan - A avenida é uma das mais movimentadas de Jundiaí, principalmente por conta do fluxo de entrada e saída nos dois supermercados atacadistas próximos ao local. Além disso, a pista é a via principal para se locomover para cidades vizinhas como Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

nome que é lembrado em diversos lugares em Jundiaí o fundador da Sociedade São Vicente de Paulo também dá nome à avenida que margeia o rio Jundiaí e uma praça na rua Leonardo Cavalcanti (que abriga um busto de bronze). A entidade também é lembrada no Hospital São Vicente de Paulo, Colégio São Vicente e Cidade Vicentina.

Existe até um questionamento de qual bairro é mais antigo se é a Vila Rio Branco ou a Ponte São João. O fato é que por elas passaram índios, passaram escravos ou libertos, passaram nobres caipiras, passaram soldados, passaram comerciantes, passaram famílias inteiras. Mas isso não soluciona a efervescência do debate que está nas ruas, havendo quem ache que a Ponte São João faz parte da “Grande Vila Rio Branco” – ou, ao contrário, que a Vila Rio Branco é que faz parte da “Grande Ponte São João”.

Na Foto do acervo de Maurício Ferreira do Sebo Jundiaí - Foto raríssima com grande valor histórico, esquina da Rua dos Bandeirantes com a Av. Henrique Andrés ,o Viaduto Prof. Joaquim Candelário de Freitas (Vila Rio Branco) em fase final de construção no final dos anos 1960, ao fundo se vê o Bairro mais recente de Jundiaí Emoticon gasp Jardim Danúbio.

E quem é da cidade de Jundiaí e tem mais de 40 anos, com certeza tem saudades da famosa Cantina e pizzaria do Jarbas, que por muitos anos foi considerada a melhor pizzaria da cidade juntamente com o Chopão.

O Bairro Vila Rio Branco em Jundiaí é cheio de história e lembranças para os moradores da cidade.

Principais Escolas na Vila Rio Branco em Jundiaí: 

Colégio Pentagunum Objetivo

Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli

Escola La Fontaine

Serviço Social Indústria SESI

Fonte: jundiaqui.com.br - https://pt.wikipedia.org/

 

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: