Uma pesquisa realizada pelo portal Gazeta do Povo mostra Jundiaí no interior de SP como terceira melhor cidade para morar no Brasil.
Ranking mostra Jundiaí na terceira posição do ranking de melhor cidade para se viver no Brasil, e em segundo no lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.
O estudo inclui dez categorias – Educação, Taxa de homicídios, Saúde, Economia, Infraestrutura, Expectativa de vida, Mortes no trânsito, Suicídios, Cultura e Famílias em situação de rua – com um total de 21 indicadores para rankear os 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o portal, cada município foi avaliado individualmente, permitindo uma comparação direta e transparente.
Assim, com base nos dados mais recentes, cada cidade recebeu uma nota de 0 a 10. A nota média nacional ficou em 5,66 pontos, revelando que a qualidade de vida no Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. Apenas 169 cidades alcançaram a nota 7 ou superior.
Além disso, no recorte da pesquisa com cidades com mais de 100 mil habitantes, o município se classifica em segundo lugar.
Jundiaí tem uma série de índices relevantes que aliam desenvolvimento econômico com qualidade de vida, como, por exemplo: 18º PIB e 11º IDH do país, e 7º PIB e 4º IDH do Estado. Além disso, há investimentos robustos na Saúde, que neste ano, obteve um orçamento de R$ 1,1 bilhão, e Educação, com o Programa Escola Inovadora. As ações ainda são pautadas com base no Programa Cidade das Crianças, que visa reduzir as desigualdades sociais.
Jundiaí ainda ocupa a 8ª colocação entre as cidades mais segurar do país, com população entre 200 mil a 500 mil habitantes. Os dados sã do Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil, que compila dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE.
Mais da região de Jundiaí no ranking de melhores cidades para morar
Confira a posição de outras cidades da Região Metropolitana no ranking:
- 33º – Valinhos (nota 7,01)
- 502º – Cabreúva (nota 6,70)
- 1108º – Várzea Paulista (nota 6,38)
- 1479º – Itupeva (nota 6,22)
- 1880º – Campo Limpo Paulista (nota 6,05)
- 1994º- Jarinu (nota 6,00)