A Fonte da Juventude
A Fonte da Juventude
Compartilhe:

Seja pelas fontes de água ou pela qualidade de vida, Águas de São Pedro conseguiu atingir o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios (IDH) do Brasil este ano, pela pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Águas de São Pedro é a menor cidade em território do Estado de São Paulo, tem apenas 3,5 km², e é a segunda menor de todo o País, perde apenas para Santa Cruz de Minas (MG). A cerca de 190 km de São Paulo, o município tem apenas 2,7 mil habitantes, porém, nos finais de semana chega a receber o dobro do número de pessoas que moram lá, cerca de 6 mil turistas. Nos feriados prolongados, o número pode chegar a 30 mil. O principal motivo para o alto movimento turístico são as águas sulfurosas - a segunda melhor do mundo - que prometem até ser fonte da juventude.

"A expectativa de vida aqui é 82 anos, enquanto a média nacional é 73,2", destacou o prefeito Paulo Ronan (PSDB). A 490 metros acima do nível do mar, o município tem "41% de área verde, não tem indústrias" e é sustentado pelo turismo, segundo Ronan. São três fontes e cada uma tem uma caracteristica e indicação específica em beneficio à saúde. As fontes foram descobertas por acaso entre os anos de 1921 e 1924, quando o governo paulista procurava petróleo. Entre os poços perfurados, três deram origem a águas minerais. Hoje são conhecidas como Fonte da Juventude (água sulfurosa), Fonte Gioconda e Fonte Almeida Salles.

Seja pelas fontes de água ou pela qualidade de vida, Águas de São Pedro conseguiu atingir o melhor Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios (IDH) do Brasil este ano, pela pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Nos levantamentos de 1998 e 2003, ela ficou em segunda lugar. O IDH é medido por dados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e leva em consideração renda, longevidade e educação. Há 15 anos que a cidade não registra um homicídio.

Fonte Juventude
A Fonte da Juventude tem a água com o maior teor de enxofre e mais rica do Brasil. Análises físico-química atestam que são 34,3 mg/l. desse elemento mineral por litro de água. Essa é a segunda melhor marca no mundo. A primeira é a Fonte Pergoti, em Tabiano, na Itália com 115,5 mg. A indicação da sulfurosa Fonte Juventude é para tratamentos de reumatismo, nevralgias, diabetes e de algumas doenças de pele. O tratamento é por banhos de imersão disponível no Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade e nos principais hotéis da estância.

Fonte Gioconda
A Fonte Gioconda concentra 470 mg/l, quase meio grama por litro, de sulfato de sódio. Essa água pertence aos tipo de águas mineriais de Montecatini, na Itália; Carlsband, na Boêmia e Brideles-Bains, na França. É altamente radioativa indicada para terapia do figado, vesícula biliar, intestinos e problemas gástricos.

Fonte Almeida Salles
A Fonte Almeida Salles apresenta mais de meio grama de bicarbonato de sódio por litro (555 mg/l). Sua água se assemelha a de Vichy, Saint Nectaire e La Bourboule, na França. É procurada para tratamento de doenças do estômago, azia por excesso de acidez, linfatismo, artritismo, diabetes e cálculos renais.

Spa Thermal
Como as águas são os tesouros na cidade, em julho deste ano foi reaberto, após uma remodelação, o Balneário Municipal que passou a se chamar Spa Thermal. Ali o visitante pode desfrutar de um verdadeiro tratamento de saúde com os banhos de imersão. O espaço tem capacidade de atender cerca de 400 pessoas por dia. Cada banho de 20 minutos custará R$ 15 e o aluguel de toalhas, para quem não trouxer, é R$ 3. O horário de funcionamento de domingo a quinta-feira durante a semana é das 7h30 às 12h30; e as sextas-feiras e aos sábados o local também possui um horário adicional das 15h às 18h.

Torre de Petróleo Eng. Ângelo Balloni
Na década de 1920, quando Júlio Prestes, na época governador do estado de São Paulo, determinou pesquisas para a prospecção de petróleo no município de São Pedro, os engenheiros não encontraram o líquido negro. Os poços foram abandonados e depois foram analisadas como de grande poder medicinais A estrutura da torre foi construída em memória aos desbravadores.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: