Por que ter uma boa comunicação?
Por que ter uma boa comunicação?
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Você gostaria de entender a importância de ter uma boa comunicação? Sim! Confira!

Por que ter uma boa comunicação?

Você gostaria de entender a importância de ter uma boa comunicação? Sim! Confira!

Aqueles que não sabem se comunicar com eficiência, que não são capazes de se fazer entendidos, colocam em xeque a sua credibilidade e em um mundo tão competitivo correm o risco de perder grandes oportunidades.

Ouso dizer que a comunicação é a primeira chave para abrir as portas de um caminhar bem-sucedido. Perceba que até mesmos os animais desenvolvem uma maneira de se comunicar por meio dos diversos sons emitidos na natureza e muitas vezes esses artifícios são responsáveis por garantir a sobrevivência de um bando.

E se na natureza a comunicação é algo tão vital, imagine para os seres humanos. Você já havia pensando nisso? O ato de saber se comunicar é a principal ferramenta do entendimento e do envolvimento em um relacionamento.

Vivemos em uma época em que a comunicação deve ser cada vez mais ágil, objetiva, de fácil assimilação e transparente. As pessoas estão buscando sempre mais por informação a fim de conquistar um diferencial competitivo, mas de nada adianta ter muita informação e não saber utilizá-la.

Certamente você já esteve em uma situação em que pensou assim: “Nossa! Essa pessoa tem muito conhecimento (informação ou conteúdo), mas não sabe transmitir o seu saber, falta didática”. Falta, na realidade, saber se comunicar.

Eu já passei por isso algumas vezes e, como receptor de uma mensagem, sei que não é nada agradável, pois não há compreensão e sim uma frustração. E você como se sentiu?

O processo comunicativo ultrapassa o simples ato de emitir palavras. É preciso saber organizar as ideias, identificar o perfil da pessoa com quem está se comunicando e escolher a melhor mensagem.

Se você é especialista em alguma área e utiliza um vocabulário muito técnico, dependendo do perfil da pessoa com a qual você estiver se relacionando, será necessária a adequação ou simplificação de algumas palavras que o seu interlocutor compreenda.

Um médico, por exemplo, deve simplificar algumas terminologias para o seu paciente, caso contrário o tratamento de determinadas doenças poderia ser dificultado. Dessa forma, pode haver desconfiança, dúvidas e a comunicação não será bem-sucedida.

Há que se atrair a atenção do outro, envolver o seu interlocutor em uma conversa agradável que estimule os desejos e assim a aceitação e entendimento daquilo que se quer comunicar.

Além disso, o corpo também fala. Tenho certeza que você já ouviu essa expressão diversas vezes, mas já parou para pensar no impacto que a sua postura corporal gera em uma reunião, em apresentação, no relacionamento com o cliente ou em outras situações em que está sujeito ao papel de emissor de uma mensagem?

A tonalidade da voz, o vestuário, o olhar, o semblante, os gestos, o vocabulário, a gramática. Todos estes elementos também comunicam e inserem mais informação à mensagem que está sendo falada por um emissor. O interlocutor interpreta não só palavras, mas também comportamento.

Você pode estar transmitindo uma coisa por meio da fala, o seu corpo e a tonalidade da sua voz transparecendo outra, e o seu interlocutor fatalmente entenderá uma mensagem completamente diferente do que a que você pretendia passar. Daí, ocorrem os famosos ruídos na comunicação e o objetivo almejado nesse processo pode não ser alcançado.

É sempre bom lembrar que um processo de comunicação envolve no mínimo duas pessoas, caso contrário o emissor falaria sozinho, o que não faz muito sentido. Sendo assim, o outro é fundamental nesse processo.

Comunicar-se bem não significa falar ininterruptamente, muito pelo contrário. Comunica-se melhor quem sabe escutar, o que gera empatia e cria uma maior sintonia entre as partes envolvidas em uma comunicação.

É escutando que o emissor consegue transmitir melhor a sua mensagem, pois é nesse processo de escuta que se percebem os anseios, as dúvidas, os desejos do receptor e assim a comunicação tende a ser mais eficiente.

Sendo assim, prepare-se antes de um processo comunicativo. Analise antecipadamente quem é o seu interlocutor, qual é a roupa mais adequada para o encontro, quais são as palavras apropriadas, qual a melhor entonação da voz, se a conversa deve ser mais formal ou informal.

Uma questão muito importante: uma conversa informal não quer dizer que você é íntimo do seu interlocutor, que este aceitará piadas, erros de concordância ou qualquer tipo de brincadeira.

Falando nisso, hoje temos uma grande barreira na comunicação. Em tempos da linguagem reduzida provocada pela internet temos o mau costume de transferir esta forma de comunicação para outros aspectos da nossa vida.

Nos comunicamos não só por meio da fala, mas também pela escrita. Evite usar aquelas famosas abreviações da internet em sua comunicação: vc (você), pq (porque), qqr (qualquer) e assim por diante. Procure entender a nossa gramática. Na dúvida tenha um dicionário sempre por perto. Tais atitudes trazem mais credibilidade para sua comunicação.

É importante frisar que as pessoas não nascem sabendo se comunicar de maneira eficiente. Este é um processo construído ao longo da vida e exige prática e a busca por conhecimento.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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