As praias de areias claras e o mar azul e quente formam um cenário único e romântico, tudo o que os turistas buscam no arquipélago das Maldivas. Destino certeiro para quem procura por temperaturas altas e belas paisagens, o país é composto de mais de 1190 ilhas divididas em 26 atóis no Oceano Índico. Na capital, Male, o visitante encontra boa infra-estrutura e tem facilidade para se movimentar entre os atóis. Uma estada perfeita pode ser encontrada nos diversos hotéis e resorts com bangalôs e spas de excelente relação custo-benefício. Na região, há a oportunidade de praticar uma variedade de esportes náuticos, como surfe e windsurfe, além de fazer passeios a uma das centenas de ilhas desabitadas e paradisíacas. Tanto no Atol Norte quanto no Atol Sul de Male, uma das experiências imperdíveis é o mergulho. Em meio a paisagens subaquáticas encantadoras, encontra-se a rica fauna marinha, repleta de espécies de peixes coloridos e corais.
Localizada próxima ao Sri Lanka e Índia, as Ilhas Maldivas ficam no Oceano Índico em um arquipélago com mais de 1.000 ilhas (203 são habitadas). Este território já foi colônia portuguesa, holandesa e britânica, tendo conquistado sua independência frente ao Reino Unido somente em 1965. Sua população é bem reduzida, com aproximadamente 350.000 habitantes e quase na totalidade composta por muçulmanos. Inclusive, o Islamismo é a religião oficial de lá.
Como chegar em Malé?
Por se tratar de uma ilha, o único jeito de chegar até a capital das Ilhas Maldivas é por avião. Os voos internacionais desembarcam em uma ilha chamada Hulhule, que, na verdade, é um bairro mais afastado de Malé (existem seis grandes bairros na capital). Para ir até o centro da cidade e conferir toda a região de comércio, restaurantes, hotéis e resorts, é preciso pegar barcos que realizam a travessia a cada 10 minutos e 24 horas por dia.
Pontos turísticos: o que fazer em Malé?
Atrações não faltam em Malé. O turista que visitar a capital das Ilhas Maldivas irá encontrar um clima predominantemente quente e úmido em grande parte do ano. Por isso, uma boa pedida é visitar as belas praias e aproveitar a água morna e limpa da região. Aproveite também para contratar serviços de mergulho para conferir corais e peixes que compõem a vida marinha. Muitos resorts em Malé, e também em outras ilhas dali, possuem lagoas particulares para seus hóspedes.
Já quem gosta e busca mais adrenalina na viagem, a dica é praticar esportes radicais aquáticos, como jet ski, banana boat, water bike, windsurfe, kitesurfe, funtube (parecido com o banana boat), entre outras opções. Cada atividade conta com profissionais especializados e que têm experiência na função e também amplo conhecimento sobre o movimento das águas de lá. Alguns resorts oferecem tais serviços por conta própria, cabe ao turista analisar quais são as melhores opções.
Outra boa dica de passeio é conhecer um pouco mais sobre a população e seus costumes. Na ilha de Himmafushi, por exemplo, não há ruas asfaltadas e os moradores recebem muito bem os turistas. Esta área é conhecida por ser uma região de pesca, portanto, é interessante também observar suas técnicas de trabalho e como estas relações influenciam na vida da cidade.
Informações sobre as Ilhas Maldivas:
• Capital: Malé;
• Língua oficial: Divehi;
• População: 350.000 habitantes;
• IDH: 0,7 (considerado médio);
• Moeda: Rupia Maldívia;
• Clima: Tropical Úmido;
• Religião oficial: Islamismo;
• História: os primeiros habitantes das Ilhas Maldivas foram os budistas. Os muçulmanos chegaram por lá em 1153 e conquistaram o território;
• Turismo: mais de 90% de tudo que o governo arrecada vem de impostos cobrados sobre direitos de importação e também da atividade turística.
Resorts
Centara Grand Island Resort & Spa Maldives
Meeru Island Resort & Spa
Kuredu Island Resort & Spa
Kuramathi Island Resort