Censo de Itupeva
Compartilhe:

Conheça ...

Censo começa visitar casas nesta segunda-feira

O IBGE já formou a equipe que fará o recadastramento da população de Itupeva para o Censo 2007. A equipe do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística já está em Itupeva trabalhando e, na próxima segunda-feira, dia 23, começa a visitar as casas das zonas urbanas e rural. Além da contagem da população, com um rápido questionário, os recenseadores também farão o Censo Agrícola Nesta semana, o prefeito Ocimar Polli recebeu o recenseador vestido com o colete azul e com crachá, vestimentos que identifica o funcionário do IBGE.

O coordenador de área do Censo, João Batista Bertoli, agradeceu o prefeito Ocimar Polli e os membros da comissão municipal que disponibilizaram a infra-estrutura necessária para instalação do Posto do IBGE em Itupeva. A Prefeitura alugou uma casa e colocou móveis à disposição da equipe do Censo 2007.

Para o recadastramento de pessoas, serão feitas perguntas rápidas ao moradores em suas casas, como: idade, grau de escolaridade e migração. Já para o Censo Agrícola a Comissão Censitária visitará estabelecimento agropecuários, florestais agrícolas da cidade, com atividades entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2006.

A população pode ficar tranquila quanto a questão das informações passadas, pois tudo será feita baseada na lei nº5.534 - de 14 de novembro de 1968, que garante caráter de obrigatoriedade e sigilo das informações A equipe do Censo 2007, pretende concluir toda a pesquisa em Itupeva, no período de 3 meses.

Isso é possível porque não serão mais utilizados questionários em papel. O recenseador está com um aparelho eletrônico chamado PDA Os funcionários estarão vestidos com jaleco azul marinho, que leva o nome do Censo e usarão um crachá de identificação. Porém, se algum morador estiver em dúvida com relação ao programa, basta ligar para o telefone 0800-721-8181. Ou, ainda, para o telefone do Posto do IBGE em Itupeva: 4496-1126, que funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 7h, para esclarecimento de dúvidas.

 Novidades no Censo de 2007

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - (CNEFE). Ao final dos Censos 2007, o CNEFE terá a cobertura total dos endereços das unidades residenciais e não-residenciais do País, inclusive das áreas rurais, onde serão captadas as coordenadas geográficas necessárias ao georeferenciamento das propriedades rurais, além de estabelecimentos de saúde, de ensino e unidades religiosas. Desta forma, a criação do CNEFE é de suma importância não só para a Instituição, mas também para a sociedade.

Para o IBGE, a iniciativa possibilitará uma atuação mais eficiente nas etapas de planejamento e na supervisão da coleta das informações dos Censos 2007 e, no futuro próximo, na realização de pesquisas domiciliares por via postal ou mesmo pela Internet.

Já a sociedade como um todo poderá se beneficiar de um cadastro mais preciso ao associar dados estatísticos das mais diversas fontes, como saúde e educação, por exemplo, às informações produzidas pelo IBGE.

Do ponto de vista dos Censos 2007, as vantagens da utilização do CNEFE estão principalmente na significativa redução de tempo de preenchimento das informações e na possibilidade de orientar melhor o percurso que o recenseador deverá fazer durante o trabalho de campo. Além disso, a oportunidade de desenvolver novos mecanismos de controle da coleta é outro ponto positivo desta iniciativa Outra grande novidade trazida pelos Censos 2007 é a tecnológica com a substituição do tradicional questionário em papel pelo computador de mão ou “Personal Digital Assistant” (PDA).

O PDA será intensivamente empregado na coleta de dados e trará inúmeras vantagens, dentre as quais estão a crítica imediata no momento em que os dados estiverem sendo digitados, possibilitando a correção da informação no ato da entrevista; o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, evitando a não resposta por esquecimento ou erro do recenseador; a customização do preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais, eventualmente, não há informações e otimizando o tempo do recenseador e do informante; o acompanhamento em tempo real do andamento da coleta de dados em todos os municípios, propiciando um melhor gerenciamento do trabalho, principalmente nos casos em que for necessária a adoção de medidas corretivas durante a coleta dos dados, por exemplo, a falha na cobertura do território que pode ser tanto para mais, quanto para menos no número de unidades a serem recenseadas; e a dispensa do transporte de grandes volumes de questionários em papel e o manuseio dos mesmos nos centros de captura de dados, propiciando ganhos na precisão da informação e agilidade no seu processamento.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: