Como surgiu o Dia dos Namorados

Você sabia que o Dia dos Namorados em alguns países como Europa e Estados unidos é comemorado em outra data e conhecido não como dia dos namorados e sim como Dia de São Valentim. (Valentine’s Day).

Ele é celebrado em 14 de fevereiro diferente do nosso que é 12 de junho que é véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro”.

Independente do país, essa é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. É muito comum nessa época a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons, além claro das flores e jantares românticos.

Origem do Dia dos Namorados

Provavelmente você já parou para pensar por que todo o mundo comemora essa data no dia 14 de fevereiro e só o nosso país lembra a data especialmente no dia 12 de junho.

Isso tudo mesmo com a história de São Valentim prevalecendo como a original e que deu origem para a data comemorativa nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), que viveu entre 1195 e 1213. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Em 1953 aconteceu o primeiro Dia dos Namorados, e foi organizado pelos comerciantes da cidade. A data foi selecionada por ser véspera do dia da morte de Santo Antônio.

Além disso, a data não foi escolhida apenas por causa do santo. Essa era uma época de baixa nas vendas na região paulistana. O Dia das Mães já havia passado, o Dia dos Pais ainda estava longe e as festas juninas só rendiam vendas com comidas e vestes em xadrez.

Pensando nisso, os comerciantes encontraram nesta data uma oportunidade de alavancar as vendas no período, afinal quem não gosta de dar algum presente para quem ama? 

O mais curioso é ver que essa data mesmo depois de tantos anos é comemorada com tanta intensidade.

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio do país, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.

Origem Dia de São Valentim

Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza).

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Fonte: Wikipédia/comofazer
Texto postado por: Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.9990.3289
Imagens-Google

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí- Itupeva

    Há 15 anos especialista no Mercado Imobiliário em Itupeva e Vetor Oeste de Jundiaí e Consultora para Imobiliárias.

    "Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer. O melhor!"

    Trabalho somente com imóveis sob encomenda e com horário agendado. Para Vender, Comprar seu Imóvel ou agendar uma consultoria (11) 99939-2431

Deixe seu Comentário

Curso Decore Fácil

  • Curso Como Aplicar Papel de Parede - Decoração
  • Quer ter uma nova profissão, uma renda extra ou redecorar sua casa? Aprenda neste curso todas as técnicas para aplicar Papel de Parede. SAIBA MAIS

Curso Decora Fácil

  • Curso Decora Fácil com Fábio Basso - Programa É de Casa
  • Aprenda com Fábio Basso, apresentador das dicas de Decoração da Rede Globo no programa É De Casa, Decora Fácil é pra quem está cansado de ter prejuízo em reformas, tem vontade de dar aquela melhorada nos ambientes em casa, mas não quer arriscar mais. SAIBA MAIS
Sala para Coworking em Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros

"Sala Coworking"

Agora no Bairro Medeiros em Jundiaí, você pode locar por hora, período ou dia para atender seus clientes ou pacientes, fazer reunião ou vídeo conferência a Sala para COWORKING do Espaço Comercial Villa Medeiros. AGENDE SEU HORÁRIO OU VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

Maiores Informações

com Elis: (11) 99939-2431

Jundiai - Itupeva

Conheça Itupeva - SP

Itupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital). O municipio oferece características preservadas do interior com qualidade de vida, segurança, educação e além disso é possível morar bem com menores investimentos.

Quer viver bem e com qualidade de vida?

Atendimento Exclusivo

"Mudar é fazer escolhas!" Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Quer vender ou compar imóvel? Tel: (11) 99939-2431