Como surgiu o Dia dos Namorados
 Como surgiu o Dia dos Namorados
Compartilhe:

Você sabia que o Dia dos Namorados em alguns países como Europa e Estados unidos é comemorado em outra data e conhecido não como dia dos namorados e sim como Dia de São Valentim. (Valentine’s Day). Ele é celebrado em 14 de fevereiro diferente do noss

Você sabia que o Dia dos Namorados em alguns países como Europa e Estados unidos é comemorado em outra data e conhecido não como dia dos namorados e sim como Dia de São Valentim. (Valentine’s Day).

Ele é celebrado em 14 de fevereiro diferente do nosso que é 12 de junho que é véspera do dia de Santo Antônio de Lisboa, conhecido pela fama de "Santo Casamenteiro”.

Independente do país, essa é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. É muito comum nessa época a troca de cartões e presentes com símbolo de coração, tais como as tradicionais caixas de bombons, além claro das flores e jantares românticos.

Origem do Dia dos Namorados

Provavelmente você já parou para pensar por que todo o mundo comemora essa data no dia 14 de fevereiro e só o nosso país lembra a data especialmente no dia 12 de junho.

Isso tudo mesmo com a história de São Valentim prevalecendo como a original e que deu origem para a data comemorativa nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio), que viveu entre 1195 e 1213. Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Em 1953 aconteceu o primeiro Dia dos Namorados, e foi organizado pelos comerciantes da cidade. A data foi selecionada por ser véspera do dia da morte de Santo Antônio.

Além disso, a data não foi escolhida apenas por causa do santo. Essa era uma época de baixa nas vendas na região paulistana. O Dia das Mães já havia passado, o Dia dos Pais ainda estava longe e as festas juninas só rendiam vendas com comidas e vestes em xadrez.

Pensando nisso, os comerciantes encontraram nesta data uma oportunidade de alavancar as vendas no período, afinal quem não gosta de dar algum presente para quem ama? 

O mais curioso é ver que essa data mesmo depois de tantos anos é comemorada com tanta intensidade.

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio do país, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.

Origem Dia de São Valentim

Dia de São Valentim cai num dia festivo de dois mártires cristãos diferentes, de nome Valentim (padre de Roma condenado à pena capital no século III). Mas os costumes relacionados com este dia provavelmente vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento) e Pan (deus da natureza).

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Fonte: Wikipédia/comofazer
Texto postado por: Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.9990.3289
Imagens-Google

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: