Jundiai - SP

COMO TER UMA HORTA EM CASA

Em pequenos ou grandes espaços, é possível você ter a sua própria plantação!

Comer verduras, legumes e temperos colhidos na hora não é privilégio somente de quem mora no interior ou em grandes espaços.  Hoje em dia com um pouco de criatividade, cuidado, é gastando pouco é possível ter sua própria horta ou plantação em qualquer lugar.

GRANDES ESPAÇOS

Em grandes espaços, o ideal é plantar a horta em locais como jardins, que não precisam ser grandes. Os canteiros podem ter dois metros de comprimento por um metro de largura e ficam bem proporcionais.
Outra dica que também serve para grandes espaços são as hortas suspensas, muito utilizadas para temperos que não necessitam de muito espaço e ficam longe da invasão dos animais domésticos.
Para formar os canteiros, você pode cercá-lo com tijolos aparentes ou colocar pedriscos entre eles. Sugestões para se plantar em grandes espaços:
Abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate, vagem e todos os temperos como manjericão, tomilho, hortelã, entre muitos outros

PEQUENOS ESPAÇOS

As jardineiras são ótimas para driblar a falta de espaço em apartamentos ou áreas pequenas, porque podem conter mudas de diferentes tipos.
Para pequenas áreas, as jardineiras de cimento são mais adequadas, mas em varandas de apartamentos as de plásticos se adequam melhor e são mais leves. Os modelos ideais são aqueles com profundidade e largura mínimas de 30 cm e com furos capazes de drenar o excesso de água. As de cimento já vem com furos. As de plásticos as vezes encontramos sem os furos, mas é muito simples de se resolver, basta fazer pequenos furos afastados utilizando a furadeira com uma broca pequena. Com essa drenagem você evita o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes.
Cuidado apenas ao escolher as espécies que dividirão a mesma caixa, algumas ervas e temperos precisam estar separados, pois podem se misturar e com isso alterar o sabor, ex. plantar cebolinha na mesma caixa ou muito próximo da hortelã.
Outro problema recorrente dessas duas espécies são o fato de terem raízes invasoras, que destroem as de outras espécies, elas devem ser plantadas sozinhas.
Algumas misturas que dão certo são: alecrim, tomilho e sálvia; manjericão, anis, carqueja e sálvia; e manjericão, manjerona e cebolinha.

Agora é só colocar a mão na massa e começar a sua horta!

ESCOLHA O LOCAL:

O primeiro passo na hora de montar uma horta é escolher o local correto, certifique-se de que esse lugar ficará exposto ao sol, pois locais assombreados não permitem o desenvolvimento adequado dos vegetais. Em apartamentos, esse local pode ser a varanda ou a área de serviço. 

PREPARE O LOCAL:

Local escolhido agora vem   a preparação do solo ou da terra que será utilizada na jardineira. Utilizamos uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo ou esterco. A profundidade ideal é de no mínimo 30 cm, para que se tenha um bom enraizamento das plantas.
Tenha em mente as espécies que vai plantar e tome o cuidado de não misturar algumas ervas e temperos.
Também é importante observar a distância entre elas. Manjericão e coentro, por exemplo, podem ser plantados no mesmo vaso, a uma distância de 30cm um do outro.

HORA DE PLANTAR.

Escolha as sementes ou mudas.
Existem duas maneiras de se fazer o plantio. Uma delas, mais demorada, é através da aplicação direta da semente no solo, a outra é através de mudas, mais prática, como no caso da alface e rúcula.
Faça um buraco na terra de mais ou menos 1cm de profundidade, onde as raízes possam crescer, e coloque a muda. Depois, cubra com terra e aperte em volta para dispersar os bolsões de ar. Agora é só esperar crescer.

CUIDADOS COM A HORTA:

A manutenção é muito fácil, para mantermos nossa horta bonita, saudável e equilibrada devemos regá-la diariamente e adubar sempre que necessário. Se preferir, você poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo mineral ou outro tipo de sua preferência, sempre seguindo as instruções do fabricante.

Pronto.... agora é só esperar que cresçam!!

Fonte – Delas.ig
Texto postado e editado – Cintia Searby – Personal Organizer – (11) 9.99903289
Imagens - Google

 

Comentários

  1. Elis Salles  - Itupeva

    Há 15 anos especialista no Mercado Imobiliário em Itupeva e Vetor Oeste de Jundiaí e Consultora para Imobiliárias.

    "Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer. O melhor!"

    Trabalho somente com imóveis sob encomenda e com horário agendado. Para Vender, Comprar seu Imóvel ou agendar uma consultoria (11) 99939-2431

Deixe seu Comentário