10 Melhores Campos de Golfe no Brasil
10 Melhores Campos de Golfe no Brasil

A chegada do golfe ao Brasil ocorreu de forma curiosa. No final do século XIX, engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a São Paulo Railway, convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe do país, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o rio Tietê.

A expansão da cidade de São Paulo em direção ao rio obrigou a transferência do campo, em 1901, para um local próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, local este, até hoje, denominado "Morro dos Ingleses", devido aos tais "ingleses" que jogavam seu golfe ali. Fundou-se então o "São Paulo Country Club", que teve o primeiro campeonato interno vencido por J. M. Stuart, em 1903. Depois de nova transferência para o Jabaquara, o campo foi estabelecido definitivamente em 1915 num terreno cedido pela Light, na região de Santo Amaro, com o nome de São Paulo Golf Club. No mesmo ano surgiram mais dois campos, o Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e outro na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, num terreno que foi entregue a Henrique Lisboa Wright para saldar uma dívida, posteriormente transformado num campo de nove buracos. Wright é avô de Jesse Rinehart Jr., que anos mais tarde seria um dos fundadores e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

No Rio de Janeiro, na década de vinte, nasce o Gavea Golf & Country Club, encravado entre o mar e as montanhas, um dos campos mais bonitos do mundo. Na década de 30, o Itanhangá, cujo percurso atual em nada lembra o trajeto plano e fácil construído por aduladores para facilitar o jogo do presidente Getúlio Vargas, que não tinha bom desempenho no difícil campo do Gávea. Na mesma época foram construídos o Porto Alegre Country Club, no Rio Grande do Sul, e o Graciosa Country Club, no Paraná. Em 1939, surgia um garoto de Santana do Livramento, com conquistas que marcariam para sempre a história do esporte no Brasil – Mário Gonzalez.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Golfe_do_Brasil

Conheça 10 dos melhores campos de golfe do Brasil 

 

Em 2016, o golfe volta a ser esporte olímpico, após mais de 100 anos fora da competição. No Brasil, apesar de ainda ter poucos praticantes, estimados em cerca de 25 mil, a estrutura dos campos próprios para o esporte é boa. Entre os mais de 100 lugares, alguns são dignos de destaque, em diferentes estados do país. Para saber quais são as melhores opções para a prática amadora do golfe,a Revista Exame com entrou em contato com os especialistas no assunto Antônio Carlos Padula, empresário e presidente da Federação Paulista de Golfe, Álvaro Almeida, empresário e ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe, e Marco Frenette, diretor editorial da revista Golf CBG Life e escritor de golfe. Com base em suas experiências e em critérios que giram em torno da dificuldade e desafio para os jogadores, da beleza do entorno e da estrutura para os frequentadores, eles indicaram as opções que mais chamam sua atenção. A seguir, você confere 10 delas, que podem até não formar uma lista definitiva, mas, sem dúvidas, não deixam nada a desejar.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva

A palavra que me define é empreendedora. Atualmente, estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com salas comerciais e coworking e investindo no projeto Refúgios no Interior de SP. Nos intervalos viajando sempre!

Minha trajetória profissional é enriquecida por 15 anos de experiência como empresária no mercado imobiliário (2005-2020), atuando como Corretora de Imóveis (Creci F-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), Analista de Sistemas, Web Designer, Escritora e Life Coach.

Você Pode Gostar: