Poste da Paz em Itupeva
Poste da Paz em Itupeva
Compartilhe:

Espalhada por mais de 180 países, a escultura tem como objetivo unir todos os povos e tradições religiosas em prol da cultura da paz.

A Praça da Bíblia em Itupeva ganhou, em março de 2018, um monumento de origem internacional: o Poste da Paz. Espalhada por mais de 180 países, a escultura tem como objetivo unir todos os povos e tradições religiosas em prol da cultura da paz.

A iniciativa do projeto foi da professora de yoga e de danças circulares sagradas, Beatriz Esteves, de 77 anos. Ela participou da inauguração do poste na cidade de Itu, em 2015. “Fiquei encantada com o propósito do monumento e montei um projeto para o nosso município. Acredito que até o fim de março esteja finalizado e instalado”, contou.

Todos os postes carregam a mensagem “Que a paz prevaleça na terra” em quatro idiomas. No caso de Itupeva, a frase é na língua dos povos que deram origem a cidade: indígenas, portugueses, africanos e italianos. A Praça da Bíblia foi definida por já possuir um jardim circular e contar com um projeto de revitalização do espaço.

Sem custos para o município, o poste de 6 metros de altura foi confeccionado todo em material reciclável pelo artista plástico Luiz Viana. “A prefeitura realizou somente a instalação. A madeira utilizada foi retirada de uma ponte antiga no bairro da Mina e as tintas foram doadas por alguns colaboradores”, explicou.

“O Poste da Paz não pertence a nenhuma religião”, ressaltou Beatriz. “A ideia é que após a inauguração a população habite o espaço, as tradições religiosas possam usar a praça para fazer suas preces, orações e louvores e as escolas, por exemplo, possam levar as crianças para desenvolver atividades de diversas disciplinas.”

Origem

O projeto mundial espalhado por mais de 200 mil cidades, de 180 países, surgiu em 1955 após a devastação causada no Japão pelo bombardeio nuclear sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. A ideia desse movimento que, atualmente pertence a fundação japonesa “Goi Peace Foundation e The World Peace Prayer Society”, partiu do poeta
e filósofo japonês Masahisa Goi. Ao rezar, ele pedia a Deus inspiração para encontrar um meio de incentivar os povos a refletirem sobre a importância da manutenção da paz.

A frase que surgiu em sua mente foi:“Que a Paz Prevaleça na Terra”. Ele acreditava que quem projetasse mentalmente esta oração teria mais harmonia e paz dentro de si e a irradiaria para os demais.

Para ajudar na visualização ele criou o monumento, escrito em cada um dos seus quatro lados a frase no idioma do local onde ele foi instalado e nos outros lados, no idioma dos povos que significavam a história daquela região.

Texto por: Carolina Namura

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: