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Conheça 7 benefícios do Maracujá

Conheça 7 benefícios do Maracujá

Você conhece os benefícios que o maracujá pode lhe proporcionar? Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias.

O Maracujá contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação. Ele contém uma grande quantidade de fibra, que é eficaz para melhorar a digestão. Junto com estes beneficio ainda proteger contra muitas outras doenças. 

Muito se fala da tranquilidade que o maracujá provoca, mas seus benefícios vão além disso. Confira:

Efeito calmante

A fruta contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono.

Benefícios para os olhos

Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. O Maracujá é dos alimentos mais saudáveis e benéfico para a saúde dos olhos. Ele contém uma grande quantidade de antioxidante, Vitamina A, Vitamina C e flavonóides. Portanto, é benéfico na proteção na perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

Prevenção e combate contra o câncer

O maracujá é um poderoso aliado da saúde do sistema imunológico e fonte de propriedades anticancerígenas. Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, ??transformando-as em potenciais células cancerosas. Estudos recentes também mostraram que em doentes com câncer, uma dieta com base em flavonoides pode ajudar a eliminar as células doentes.

Melhora a digestão

O maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente fibras solúveis. Uma única fruta pode fornecer quase o total da necessidade diária do nosso corpo. As fibras melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão.

Além das fibras, o maracujá também tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão.

Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

Melhora a circulação

A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

Ferro e cobre são componentes essenciais na produção de glóbulos vermelhos, desta forma, uma vez que a contagem de glóbulos vermelhos aumenta, os vasos sanguíneos se dilatam e o sangue permanece bem oxigenado e pode fluir livremente para todas as áreas necessárias do corpo. O fluxo sanguíneo saudável é essencial para a eficiência da atividade metabólica em todos os sistemas de órgãos do nosso corpo.

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Regula a pressão sanguínea

Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.

Pesquisas mostram que o sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo e níveis elevados deste mineral estão associados a um aumento da pressão arterial, o que pode levar a ataque cardíaco ou derrame.

Comendo uma porção de maracujá por dia, você pode consumir 1/4 do potássio que o seu corpo precisa diariamente.

Alívio para a asma

Estudos recentes mostraram que uma combinação de extratos de casca de maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório.

Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma e estudos falam inclusive que o extrato das cascas desta espécie de maracujá poderia substituir os medicamentos convencionais para asma no futuro.