Jundiai - SP

Desfralde sem estresse

Desfralde sem estresse

O desfralde é um marco na vida da criança e na vida dos pais. Muitas vezes ele traz medo, os pais não sabem como agir, o que fazer.

Abandonar as fraldas implica uma grande transformação na vida da criança e muitas adaptações na rotina familiar. Para iniciar o processo de desfralde é necessário observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do desenvolvimento.

Confira algumas dicas para esta fase:

Quando tirar

Especialistas recomendam só a partir do segundo ano de vida. No geral, por volta dos 2 anos e meio, o bebê emite sinais claros de que compreende e tem conhecimento da produção de xixi e cocô

Como tirar

Primeiro, deve acontecer o desfralde diurno, em um período tranquilo da vida da criança – evite épocas de grandes mudanças. Escolha uma estação quente para iniciar o processo, pois os escapes de xixi deixam a criança molhada e desconfortável. Deixe seu filho de cueca ou de calcinha e com roupas leves, para facilitar. Explique que ele deve avisar quando quiser usar o banheiro e esteja presente. Use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés (isso favorece a prensa abdominal, posição que estimula a evacuação). Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas, se escapar, não brigue. Apenas diga que acontece e que, da próxima vez, ela deve avisar um pouco antes.

Quando pedir ajuda

A fralda diurna não costuma representar problemas para os pais, mas a noturna é mais desafiadora: pode levar de seis meses a dois anos para que seu filho adquira o controle. O caso só preocupa os médicos quando a criança tem mais de 5 anos e ainda faz xixi na cama diariamente ou mais de uma vez por noite, o que pode ser caracterizado como enurese noturna, que requer avaliação médica para ser diagnosticada e tratada.

Leia também:    

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?    

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?    

O Poder da Ação

Outros sinais de que o bebê está pronto para iniciar o processo de desfralde são:

Incômodo com a fralda suja

Quando seu pequeno demonstrar incômodo com a fralda suja é um momento oportuno para mostrar a ele que existe uma opção muito mais confortável! O que pode ser um estímulo extra para o desfralde.

Saber nomear o xixi e o cocô

É importante que seu pequeno já saiba nomear as partes do seu corpo e o seu xixi e cocô. O momento da troca de fralda é ideal para mostrar à criança o cocô que ela fez. Os livros infantis também podem ser ótimos recursos para este aprendizado.