Os Primeiros Bairros em Itupeva - SP

Os Primeiros Bairros em Itupeva - SP
Os Primeiros Bairros em Itupeva - SP
Compartilhe:

Jardim São Vicente:

Em 1955, muito tempo antes de nos tornarmos um município, o Sr. Vicente Lopes da Costa, um empreendedor imobiliário de Campinas, já acreditava no futuro de Itupeva.

O Vicentão, como ficou conhecido, adquiriu uma parte da fazenda São João da Via Sacra ( onde existia o Casarão, construção do século XIX que dominou a paisagem de Itupeva por mais de 100 anos), parte esta que compreende o quadrilátero formado pelas avenidas Brasil, Guanabara, Itália e rua Vicente de Paula Tartalha.

A procura pelos lotes fi grande, Itupeva estava crescendo em função da mineração, e por outro lado os agricultores tinham onde aplicar seus lucros com a uva. Por este motivo recebeu o nome de Jardim São Vicente.

A primeira residência a ser construida no novo bairro foi a do Sr. Francisco Cardoso da Silva, que estava se aposentando da Sorocabana e fincou raízes nesta terra.

A casa permaneceu por quase 30 anos na Av. Brasil, esquina com a rua Vereador José Poli, dando lugar ao prédio, hoje de propriedade de Nair Madani.

Pouco a pouco a fazenda foi sendo loteada, ampliando assim o Jardim São Vicente, que se estendeu à direita da Avenida Itália até a rua José Marchi. Depois veio o Parque Amarylis, idealizado por Umberto Carotta Gallo, um grande empreendedor.

Com a emancipação de Itupeva alguns bairros ficaram inseridos nos limites do município, assim como o Quilombo, Monte Serrat e Chave, outros foram se desenvolvendo a partir do desenvolvimento e da necessidade de casas habitacionais. Outros, entretando, se formaram em função do desmembramento de grandes fazendas em chácaras de lazer.

Descrição das fotos - Av. Itália: hoje (2011) no local existe o centro comercial Parque Amarylis, a casa que está em construção após a morte de Umberto Carota Gallo, foi alugada para a Associação Comercial de Itupeva e em agosto 2011 - para o Butikim do Alto, ainda tinhamos o Casarão ao fundo (sede da fazenda São João da Via Sacra), hoje (2011) o espaço é alugado para o Colégio Interação.

Foto cedidas gentilmente por D. Sininha à Elisângela Salles  (1980)

 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: