Por que ser voluntário?
Gostaria de conhecer as vantagens em ser voluntário? Sim! Confira!
Que razão maior alguém precisa para fazer o bem do que o próprio bem? Mas não é difícil encontrar pessoas que dizem: “eu, trabalhar de graça? Nem morta! Ninguém me dá nada de graça”.
Esse casulo egoísta é o viveiro para atitudes como ver uma criança comendo lixo e virar o rosto, ver alguém caído na rua e desviar, receber o apelo para alguma causa e fazer de conta que não escutou. Por que sair de frente da televisão, do computador ou do famoso joguinho de carta de toda a quarta-feira? Por que deixar de relaxar no final de semana para dar umas horas para um trabalho social?
Leia também:
Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?
O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?
“Se tem gente passando fome é porque são uns vagabundos e não querem trabalhar.”
“Se tem alguém doente e sofrendo, é porque o governo não faz sua parte.”
“Crianças abandonadas ou adolescentes grávidas, isso é problema dessa cambada de vadias que desde cedo já são umas irresponsáveis e só querem se divertir e zoar.”
“Drogados e sem tetos? Estão tendo o que merecem!”
Esses raciocínios têm a profundidade de um pingo d’água e escondem a profunda vala entre os que acham que só tem direitos e os que são vítimas de situações pelas quais não foram inteiramente responsáveis e que falta uma oportunidade para saírem do poço em que estão.