Romarias em Itupeva - SP

Romarias em Itupeva - SP
Romarias em Itupeva - SP
Compartilhe:

Conhecida e respeitada como o mais tradicional evento da cidade, até hoje acontece a  Romaria com destino à cidade de Bom Jesus de Pirapora.

Normalmente realizada no mês de março de cada ano.

Maiores informações: Valdão - (11) 4591-3279.

História:

No final de 1955, começou a ganhar corpo a idéia da Romaria a Pirapora. Jundiaí, Indaiatuba e outras cidades da região já faziam esta viagem de fé até lá. Itupeva, onde existiam muitas fazendas e sítios, cujo meio de transporte ainda era o cavalo, não poderia deixar de fazer anualmente a sua romaria.

O senhor Vicente de Paula Tartalha trocando idéias com o senhores Benedito Brabosa Filho e Adolfo Barbi organizaram a 1ª Romaria.

Seus idealizadores formaram a diretoria e assim, em março de 1956 partiu a primeira romaria de Itupeva a Pirapora do Bom Jesus.

Falando em Romaria, o nome de Antenor Montuanelli não poderia ficar de fora. Era ele o maior entusiasta e incentivador. A todos dava o seus jeito, arrumando montaria para uns, arreios para outros. No que dependesse do Antenor, ninguém ficava de fora da romaria.

Na sexta-feira saiam os pedestres, liderados pelo Pedro Marcelo, mais conhecido como Pedro Chicu. No sábado pela manhã, após a benção do padre, saiam os cavaleiros, charreteiros e ciclistas.

Um caminhão acompanhava a romaria, pois aqui quase ninguém tinha carro.

Se algum animal adoecesse, ou não aguentasse a viagem, era simplesmente deixado em algum pasto pelo caminho, até que seu dono fosse buscá-lo. Não havia veículo para transportá-lo.

No domingo iam as famílias dos romeiros em ônibus alugados, que chegavam a Pirapora quando os cavaleiros e ciclistas já estavam se preparando para retornar. Por volta do meio dia, os romeiros paravam pelo caminho, num lugar previamente determinado, onde houvesse boa sombra e água. Ali se encontravam com suas famílias, que os aguardavam para o almoço.

Era uma verdadeira confraternização. Espalhados pela relva, iam abrindo as cestas e sacolas e expondo os quitutes. Farofas, frangos assados, tortas, bebidas, todos se serviam na maior camaradagem.

Fonte: Memórias de Itupeva - Rogério Pansonato  

 

Salas Comerciais e Coworking Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros
Ver
Coworking Jundiaí

Sala Coworking completa, individual, ideal para reuniões, cursos, atendimentos, audiências, etc...

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

Você Pode Gostar: