Relógio da Torre Cica Volta a Funcionar

O complexo imobiliário onde funcionou, por muitos anos, a empresa Cica, vai promover um evento de inauguração da iluminação da antiga torre do relógio, que está passando por um processo de revitalização.

Recentemente, o Tribuna de Jundiaí noticiou que o antigo relógio da torre voltou a funcionar, depois de anos desativado. O barulho da sirene, a cada nova hora, também.

Agora, será a vez de inaugurar mais uma etapa desse processo: a parte de infraestrutura elétrica, com a instalação de refletores.

“Vamos ligar a iluminação original, que inclui a iluminação interna da torre, do próprio corpo do relógio, onde ficam os ponteiros, e também a iluminação externa”, afirmou Marcelo Possebon, gestor de empreendimentos imobiliários que cuida da área de investimentos do complexo.

Ele pontuou, no entanto, que as luzes não são de decoração, como as que adornavam a torre durante a época do Natal por muitos anos.

Durante o evento, no dia do aniversário de Jundiaí, 14 de dezembro, o espaço recebe, a partir das 14h, food trucks, chopp artesanal, brinquedos infláveis e a exposição do Clube dos Carros Antigos.

Atualmente, o espaço é protegido pelo Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (Lei 443/2007) e a responsabilidade pela preservação do bem cabe aos administradores do imóvel, no caso, o Fundo Cica. No momento, está em andamento o processo de tombamento por parte da Prefeitura de Jundiaí.

“É um local de enorme importância histórica para Jundiaí, pois foi ali e em outras empresas que a economia de Jundiaí passou a se fortificar. A empresa tem a ver com a história de muitos jundiaienses. E a importância do tombamento é poder manter essa história, as características originais do local, para que as obras feitas no local preservem essas características originais”, afirmou recentemente William Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí.

O gestor de empreendimentos imobiliários, Marcelo Possebon, que cuida da área de investimentos onde funcionou por décadas a empresa Cica, diz que o intuito é preservar a história do local e devolver para Jundiaí algo de grande importância para a cidade.

“Apesar de ser um empreendimento privado, ele tem um cunho histórico muito grande para a cidade. Como a restauração do relógio não esbarrava na questão do tombamento do espaço, que está em andamento, a gente resolveu dar esse presente para a cidade”, afirma.

O investimento foi de R$60 mil para a restauração da máquina do antigo relógio e R$ 100 mil para a parte de infraestrutura elétrica.

O intuito do empreendimento é abrigar vários estabelecimentos, funcionando como um ‘power center’, mas sempre mantendo as características históricas. “Manter toda a arquitetura, revitalizar de forma sustentável”, continua Marcelo.

Atualmente, o espaço é protegido pelo Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural (Lei 443/2007) e a responsabilidade pela preservação do bem cabe aos administradores do imóvel, no caso, o Fundo Cica. No momento, está em andamento o processo de tombamento por parte da Prefeitura de Jundiaí.

“É um local de enorme importância histórica para Jundiaí, pois foi ali e em outras empresas que a economia de Jundiaí passou a se fortificar. A empresa tem a ver com a história de muitos jundiaienses. E a importância do tombamento é poder manter essa história, as características originais do local, para que as obras feitas no local preservem essas características originais”, afirma William Paixão, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico.

O arquiteto responsável pelo Complexo Industrial Cica foi Vasco Venchiarutti, prefeito de Jundiaí em duas ocasiões e responsável por outros espaços importantes na cidade, como o Bolão, o Viaduto São João Batista, a Avenida Jundiaí, dentre outros.

Compartilhar:

Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí- Itupeva

    Atualmente realizando um sonho, o Refúgios no Interior o jeito fácil de escolher onde comer, visitar e hospedar em poucos cliques.

    Fui empresária no ramo imobiliário durante 15 anos, Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing. Formações que me proporcionam atualmente realizar consultorias para pessoas e empresas. Para maiores informações ou agendamentos (11) 99939-2431.

Deixe seu Comentário

Sala para Coworking em Jundiaí - Espaço Comercial Villa Medeiros

"Sala Coworking"

Agora no Bairro Medeiros em Jundiaí, você pode locar por hora, período ou dia para atender seus clientes ou pacientes, fazer reunião ou vídeo conferência a Sala para COWORKING do Espaço Comercial Villa Medeiros. AGENDE SEU HORÁRIO OU VENHA NOS FAZER UMA VISITA!

Maiores Informações

com Elis: (11) 99939-2431

Jundiai - Itupeva

Conheça Itupeva - SP

Itupeva está situada entre as principais metrópoles do estado, Campinas e São Paulo (Capital). O municipio oferece características preservadas do interior com qualidade de vida, segurança, educação e além disso é possível morar bem com menores investimentos.

Quer viver bem e com qualidade de vida?

Atendimento Exclusivo

"Mudar é fazer escolhas!" Se você já sabe o que quer, eu sei o que te oferecer! Quer vender ou compar imóvel? Tel: (11) 99939-2431