O que é Lockdown
O que é Lockdown
Compartilhe:

Qual a diferença entre lockdown e distanciamento social?

O distanciamento social prega que as pessoas fiquem longe o bastante das outras, mas não é uma imposição de Estado. O objetivo é restringir a disseminação do vírus pela distância, visto que, até onde se sabe, novo coronavírus não é transmitido pelo ar, mas por gotículas da saliva.

O que é lockdown?

Lockdown refere-se ao bloqueio total de uma região, imposta pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia.

O cidadão é restrito de circular áreas públicas sem motivos emergenciais, cruzar fronteiras e muitas vezes pode haver toque de recolher. A fiscalização é feita pelo governo.

Lockdown: qual o significado em português?

A palavra pode ser traduzida como "confinamento". Segundo o dicionário de língua inglesa Oxford, o significado de lockdown se refere a "estado de isolamento ou restrição de acesso instituído como uma medida de segurança". Pode também ser interpretado como "bloqueio total".

Qual a diferença entre lockdown e distanciamento social?

O distanciamento social prega que as pessoas fiquem longe o bastante das outras, mas não é uma imposição de Estado. O objetivo é restringir a disseminação do vírus pela distância, visto que, até onde se sabe, novo coronavírus não é transmitido pelo ar, mas por gotículas da saliva.

Por isso, recomenda-se a distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas. Estudos mostram, por outro lado, que um espirro pode espalhar as partículas por até 8 metros.

Lockdown: como funciona?

As regras variam de acordo com o local adotado, mas os cidadãos só podem sair à rua por motivos de emergência. Basicamente, ficam abertos farmácias, hospitais, supermercados e outros locais que prestem serviços considerados essenciais.

O trânsito pela região também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

O que é distanciamento social seletivo ou isolamento vertical?

O distanciamento social seletivo, também tratado às vezes como isolamento vertical, é destinado apenas uma parcela da população - por exemplo, grupos de risco mais elevado de desenvolverem complicações em caso de infecção por covid-19. O resto da população está livre para circular desde que esteja assintomática.

No caso do coronavírus, o grupo de risco engloba idosos acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e pacientes com doenças pulmonares, entre outras.

A medida é apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas especialistas apontam que a medida pode ser arriscada no Brasil, onde é grande o número de casas em que idosos convivem com jovens - que podem sair e trazer o coronavírus.

O que é distanciamento social ampliado?

O distanciamento social ampliado se dá quando a recomendação de ficar em casa e evitar aglomerações é voltada a toda a população. Os cidadãos só devem sair a rua para necessidades básicas ou para trabalharem em serviços essenciais.

É o que popularmente tem sido chamado no Brasil de quarentena.

Qual a diferença entre lockdown e isolamento?

Lockdown é uma medida de Estado, imposto por lei, enquanto isolamento é uma recomendação do governo, adotada ou não de forma voluntária pela população.

O que muda com o lockdown?

A população não tem trânsito livre pela cidade e não pode deixa-la sem motivo emergencial, como em Wuhan, na China, local do paciente zero. Na região, só funcionam serviços básicos, como saúde, segurança pública e coleta de lixo.

Há lockdown em São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro e Pernambuco?

As cidades de São Paulo, Manaus e o estado de Pernambuco, apesar do grande número de casos de covid-19 e do volume de buscas no Google pelo termo "lockdown", não estavam submetidas às regras de confinamento da população. Há, porém, restrições a aglomerações, aulas e pedido para que a população fique em casa.

No caso do Rio de Janeiro, a prefeitura adotou um lockdown parcial na zona oesteCopacabana, na zona sul, também deve ser alvo de tal medida. No estado fluminense, Niterói terá lockdown a partir do dia 11 de maio.

Onde vale o lockdown?

No Brasil, o lockdown já foi adotado no Maranhão, Pará, Fortaleza, Niterói e em parte da zona oeste do Rio de Janeiro.

A medida é discutida para aplicação em quatro grandes focos da doença no País: São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Recife e também no Espírito Santo.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: