Confira 5 destinos para curtir o frio no interior
Compartilhe:

Para celebrar o friozinho que vem chegando, selecionamos os melhores lugares no interior de São Paulo para visitar no inverno, confira.

Para celebrar o friozinho que vem chegando, selecionamos os melhores lugares no interior de São Paulo para visitar no inverno, confira.

Serra Negra

A melhor época para curtir Serra Negra é durante o inverno - há diversos eventos culturais e as baixas temperaturas são perfeitas para um jantar caprichado e regado a bons vinhos.

Com friozinho, a cidade atrai também turistas que buscam um refúgio, com atrações para todos os gostos e bolsos. São passeios de teleférico, trenzinho, visita aos belíssimos parques e a ainda possibilidade de encontrar incontáveis lojas de malhas espalhadas por toda a cidade.

Serra Negra é um verdadeiro shopping a céu aberto, nas principais ruas da cidade e em suas transversais estão lojas de acessórios e de moda em couro, malhas, artesanatos, presentes, decorações, doces, laticínios e produtos diversos. Nesta época do ano, a procura por malhas, peças em tricô, couro e artesanato na cidade chega a dobrar seu número de visitantes.

A cidade conta ainda com o famoso Festival de Inverno, evento realizado todos os anos pela Prefeitura no mês de julho. O festival conta com diversas atrações em sua programação (acompanhe as redes socias) além de comidas típicas deliciosas.

A temperatura na cidade não costuma ultrapassar os 23°C, e fica com uma média de mínima de 1°C a 8°C, portanto se prepare para o frio!

Campos do Jordão

A temperatura mínima das noites de inverno em Campos do Jordão, cai frequentemente abaixo dos 5ºC, o que torna tudo mais charmoso.

A cidade mais alta do Brasil, com 1.628 metros de altitude média, tem uma capacidade de conquistar até os maiores fãs do “pé na areia e mar azul”.

O frio e o estilo arquitetônico europeu fizeram o município ser conhecido como a “Suíça Brasileira”, que além das belas construções, é privilegiada pela natureza exuberante da Serra da Mantiqueira.

Além disso, Campos do Jordão oferece ainda diversas opções deliciosas em sua infraestrutura para aproveitar o friozinho. São várias chocolatarias, cafés, cervejarias, restaurantes, bares, pousadas e hotéis espalhados pela cidade. Você encontra a maioria deles no movimentado bairro Vila Capivari, um bairro temático e influenciado pela cultura europeia presente na região. 

Durante os meses frios, a média das temperaturas mínimas na cidade é de 5°C, mas podem ficar um pouco mais baixas eventualmente. Durante o dia as temperaturas máximas costumam chegar a 18°C, mas dificilmente os termômetros apontam temperaturas superiores no auge do inverno.

São Francisco Xavier

Localizado no Vale do Paraíba, a 59 quilômetros do centro de São José dos Campos, o distrito de São Francisco Xavier oferece muitas atrações para os casais que gostam de curtir o friozinho da montanha, já que o município fica a 720 metros de altitude – o que garante invernos bem gelados por lá.

A praça da Igreja de São Francisco, no centro do município, costuma ser o ponto mais badalado após o pôr do sol: há música ao vivo e restaurantes com cartas de bons vinhos, assim como a Rua XV de Novembro e o Largo São Sebastião, onde estão concentrados alguns dos principais lugares para comer. Outra vantagem dos estabelecimentos é que quase todos aceitam a presença de cães e gatos – os chamados pet friendly.

Apesar dos atrativos noturnos, São Francisco Xavier também tem cachoeiras, trilhas e mirantes, além do comércio de frutas e legumes diretamente dos sítios dos agricultores que rodeiam a cidade.

Santo Antônio do Pinhal

Vizinho da famosa Campos do Jordão, o município de Santo Antônio do Pinhal já conquistou seu público e, apesar de ganhar cada vez mais atrativos, mantem um clima interiorano que encanta. 

O clássico trio com lareira, vinho e fondue poderá ser muito aproveitado nas temperaturas que ficam entre 3°C e 10°C na região.

Dentre os passeios, destacam-se os diversos bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo uma delas a Cachoeira do Lajeado.

Outra opção interessante é conhecer a antiga Estação de Trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, onde se pode tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau.

Santo Antônio do Pinhal é também uma das primeiras e maiores produtoras de orquídeas do Brasil, além de ser uma das maiores exportadoras das flores para a Europa e América do Norte. Se gostar de apreciar as plantas, pode separar um tempinho para visitar um dos vários orquidários da cidade.

Monte Alegre do Sul

Como a cidade fica em meio a um emaranhado de serras, Monte Alegre do Sul costuma ser bem frio durante o inverno.

Mas não se engane! É quando cai a temperatura que a cidade mais ferve, com animados festivais regados a muita cachaça e comida boa!

O auge da temporada de inverno acontece em julho, com o Festival do Morango, que atrai milhares de visitantes à região.

Além disso, o inverno é a ocasião ideal para uma viagem romântica, curtindo as charmosas pousadas da cidade, aquecendo-se em frente à lareira e saboreando deliciosos quitutes!

 

Gostou das dicas? Conheça mais refúgios no interior de SP.

 

Créditos da Imagem: IStock

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: