Turismo Rural em Jundiaí Se Prepara Para o Feriado

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Feriado de 7 de Setembro: Turismo rural de Jundiaí se prepara para movimento intenso sem perder as medidas de prevenção contra a COVID-19

Álcool em gel, distanciamento, aferição de temperatura e ar livre. Esses são alguns dos quesitos que projetam a movimentação de 12 mil pessoas entre as Rotas Turísticas de Jundiaí durante o Feriado prolongado de 7 de setembro. A expectativa é de que o setor movimente R$ 1,2 milhão em consumo durante os quatro dias. De acordo com dados da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí, o movimento no setor tem crescido de maneira constante, exatamente pelas premissas sanitárias de prevenção ao Novo Coronavírus.

A mais diversificada das seis Rotas Turísticas de Jundiaí, a Rota da Uva, oferece diferentes opções de passeios como adegas, gastronomia, museus e muito espaço ao ar livre para aproveitar momentos em contato com a natureza. Segundo a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, são quase 40 atrativos turísticos.

Para os turistas que procuram gastronomia, há diversas opções como o tradicional frango e polenta fritos, comida típica da fazenda e do interior. É na Rota da Uva que está a premiada e tão procurada coxinha de queijo campeã de 2021. Os adeptos da alimentação saudável também encontram opções como açaí, saladas com ingredientes colhidos diretamente da horta dos produtores rurais da região e pratos veganos. 

Os visitantes que chegam no banco do carona podem aproveitar o passeio pela Rota para degustar os vinhos e as cervejas artesanais produzidas na região, assim como a diversidade de sabores encontrados em bebidas como o espumante de uva Niágara, cachaças e jurupinga. 

“A Rota da Uva é muito rica em opções e, além de atrativos de gastronomia e o contato com a natureza, ela ainda oferece visitas a museus do café e do vinho, onde os turistas podem conhecer um pouco da história dessas produções em Jundiaí”, comenta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. 

Os protocolos sanitários como uso do álcool em gel e da máscara de proteção individual são seguidos pelos estabelecimentos, assim como os protocolos sanitários vigentes.

Para saber mais sobre a Rota da Uva e as Rotas Turísticas de Jundiaí, o visitante pode acessar o site, onde o visitante tem acesso às informações de todos os atrativos e pode organizar seu próprio roteiro, que pode incluir passeios em uma ou mais rotas. “Além disso, é possível ter acesso às opções de hospedagem e possibilidades de vivências na cidade. 

Mirian dos Santos Oliveira é proprietária da Adega Oliveira, que tem 14 anos, e que integra a Rota do Vinho desde 2018. No sítio, localizado no Champirra, além de oferecer belas paisagens, oferece a venda de vinhos e sucos produzidos com as uvas cultivadas pela família há mais de 100 anos, além de produtos agregados, produzidos por parceiros do município. “Até antes da pandemia, recebíamos, em média 150 turistas por mês. No ano de 2020, tivemos uma queda em decorrência da pandemia. Com a melhoria do cenário, a partir da vacinação, o reflexo é direto na movimentação do estabelecimento. Percebemos aumento, com até 350 turistas por mês, exatamente pelo interesse das pessoas em passeios curtos e em espaços abertos”, comenta.

Paisagens e delícias da culinária da cidade são atrações das Rotas turísticas de Jundiaí

A proprietária da adega e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), ressalta a importância das medidas sanitárias contra a COVID-19. “As medidas de segurança são essenciais para os turistas, que buscam a tranquilidade do campo, o ar livre, em um momento de lazer durante essa pandemia. Outra medida adotada pelos empreendimentos é o agendamento das excursões, para evitar mais de um grupo simultaneamente no espaço”, detalha.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, a retomada econômica segura, proporcionada pela ampliação da vacinação contra a COVID-19, é essencial. “A pandemia imprimiu penas a todos os setores, alguns com maior peso, como a área de turismo e gastronomia. Com o cenário da doença estabilizado na cidade, com queda sustentada por nove semanas consecutivas, e vacinação iniciada em mais de 70% da população adulta, a retomada econômica garante empregos diretos e indiretos para os setores que respondem por 4,5% do ISS da cidade”, detalha.

“Avançamos muito no quesito turismo rural em Jundiaí, exatamente com o trabalho desenvolvido pelos técnicos da UGAAT junto com os proprietários e empreendedores rurais. A consolidação das seis rotas como destino de visitação, não somente de pessoas da cidade, como da região e até de fora, a economia do setor garante emprego e renda”, explica o gestor da unidade, Eduardo Alvarez.

A expectativa do produtor rural se repete nas demais propriedades rurais que oferecem turismo rural. De acordo com a diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, o trabalho realizado com os estabelecimentos, com capacitações direcionadas para o atendimento e, inclusive, sobre medidas de cuidados relativos à pandemia, resulta em bons frutos. “O Turismo Rural é um segmento importante para a economia dos bairros rurais e o Centro Histórico da cidade. A oferta e ampla e atende a todos os públicos. A expectativa, para este feriado, é que a movimentação seja de 12 mil pessoas, com tíquete médio de consumo de R$100 cada”, detalha.

Adega Oliveira conta com venda de vinhos e sucos produzidos na propriedade, além de produtos de sítios parceiros

Os turistas interessados em conhecer Jundiaí podem acessar o site REFÚGIOS NO INTERIOR e conhecer o que a cidade oferece em termos gastronômicos e visitação. Além de degustar das delícias como os vinhos, geleias, cachaças, acompanhados por pães especiais (como o de uva ou torresmo) e pratos tradicionais da cidade como macarronada, frango frito, linguiça caipira, polenta frita ou a coxinha de queijo, o turista pode aproveitar o período para adquirir produtos frescos para levar para casa. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

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Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atuamente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora, practitioner em pnl, web designer e especialista em Marketing.

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