Qual a Bebida Alcóolica Mais Consumida no Mundo e no Brasil
Qual a Bebida Alcóolica Mais Consumida no Mundo e no Brasil

Você sabe qual a bebida alcóolica mais consumida no mundo e no Brasil?

A bebida alcoólica mais consumida no mundo é a cerveja.

Ela lidera o ranking global de consumo por volume, sendo popular em praticamente todos os continentes, especialmente na Europa, América e Ásia. A cerveja é seguida por:

  1. Vinho – muito consumido na Europa, América do Sul e partes dos EUA.
  2. Destilados (como vodka, uísque, cachaça, rum, etc.) – a vodka, por exemplo, é extremamente popular na Rússia e no Leste Europeu.

No Brasil, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida, representando aproximadamente 61% do consumo total de álcool no país . Sua popularidade se deve à combinação com o clima tropical, à ampla variedade de marcas e estilos disponíveis, e à forte presença cultural em momentos de lazer e confraternização.

Em segundo lugar está a cachaça, destilado típico brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar. Ela é amplamente consumida tanto pura quanto em coquetéis, como a tradicional caipirinha.

O vinho ocupa a terceira posição no ranking das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil, sendo apreciado em diversas ocasiões, especialmente em jantares e eventos sociais.​

Outras bebidas populares incluem a vodka, whisky, champanhe e tequila, que também têm seu espaço no mercado brasileiro, especialmente em festas e celebrações.​

Entre os jovens do mundo, a bebida alcoólica mais consumida também costuma ser a cerveja, mas o consumo varia bastante conforme a região, cultura e tendências de mercado. Aqui vai um panorama geral:

  1. Cerveja

É a favorita entre jovens em muitos países, principalmente pela facilidade de acesso, preços mais baixos e forte associação com eventos sociais, festas e esportes.

  1. Destilados e coquetéis

Jovens costumam gostar de bebidas como vodka, rum, tequila e gin, especialmente misturadas em drinks como caipirinhas, mojitos, gin tônica ou vodka com energético. Esses são populares em baladas e festas.

  1. Bebidas alcoólicas prontas (RTDs – Ready To Drink)

Isso inclui marcas como Smirnoff Ice, Beats, Mike’s, etc. Essas bebidas são populares com o público jovem por serem doces, com teor alcoólico moderado e design atraente.

  1. Vinho e espumantes

Embora menos consumidos entre os mais jovens, estão crescendo em popularidade em alguns países, principalmente entre os que buscam uma imagem mais sofisticada ou saudável.

No Brasil, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida entre os jovens. Estudos indicam que aproximadamente 40% dos estudantes preferem cerveja, seguida por vinho (36,9%) e bebidas do tipo "ice" (10,2%).​

Início precoce do consumo

A iniciação ao consumo de álcool ocorre de forma precoce. Dados mostram que cerca de 63% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram bebidas alcoólicas, sendo que 34,6% iniciaram esse consumo antes dos 14 anos. Notavelmente, 39% dos adolescentes começaram a beber entre 12 e 13 anos, muitas vezes dentro de casa e com a permissão de familiares.​

Contexto do consumo

O consumo de álcool entre jovens ocorre principalmente em festas (60,5%), mas também em casa (22,7%) e na casa de amigos (20,9%). Além disso, 40,4% dos adolescentes relataram que familiares foram os primeiros a lhes oferecer bebida alcoólica.​

Diferenças regionais e de gênero

As preferências por tipos de bebidas variam conforme a região do país. No Norte e Nordeste, a cerveja é a mais consumida, seguida pelo vinho. Já no Centro-Oeste, Sudeste e Sul, há um consumo maior de destilados, como vodca, rum e tequila . Em relação ao gênero, as meninas apresentaram um percentual de experimentação de álcool de 66,9%, enquanto entre os meninos esse percentual foi de 59,6%.

No Brasil, o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens apresenta variações regionais e é influenciado por diversos fatores sociais e culturais. A seguir, apresento um panorama detalhado por estado e estratégias de prevenção eficazes:​

Consumo de Álcool por Jovens no Brasil

Dados por Estado

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2019 revelou que 63,3% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram bebidas alcoólicas, e 47% relataram ter ficado embriagados pelo menos uma vez. Embora os dados específicos por estado não estejam detalhados no relatório, observou-se que as regiões Sul e Sudeste apresentaram prevalências mais altas de consumo entre adolescentes.

Faixa Etária de 18 a 24 Anos

A pesquisa Covitel de 2023 indicou que entre os jovens de 18 a 24 anos:

  • 32,6% relataram consumo abusivo de álcool.
  • 8,1% fazem uso regular.
  • 4,8% demonstram risco ou dependência de bebidas alcoólicas. ​

Estratégias de Prevenção Eficazes

Para combater o consumo precoce de álcool entre jovens, diversas iniciativas têm sido implementadas:

Programa PreVenture

O programa PreVenture identifica traços de personalidade que tornam os jovens mais vulneráveis ao uso de substâncias, como impulsividade e busca por sensações, oferecendo intervenções personalizadas para reduzir comportamentos de risco.

Iniciativa SAFER da OMS

A Organização Mundial da Saúde propôs a iniciativa SAFER, que engloba cinco estratégias de alto impacto:​

  • S: Restringir a disponibilidade de álcool.
  • A: Avançar e aplicar medidas contra a direção sob efeito do álcool.
  • F: Facilitar o acesso à triagem e tratamento.
  • E: Executar proibições ou restrições à publicidade de bebidas alcoólicas.
  • R: Reajustar os preços por meio de impostos.

Educação e Conscientização

Programas educacionais nas escolas, capacitação de professores para identificar sinais precoces de consumo e campanhas de conscientização têm se mostrado eficazes na prevenção do consumo de álcool entre adolescentes.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva

A palavra que me define é empreendedora. Atualmente, estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com salas comerciais e coworking e investindo no projeto Refúgios no Interior de SP. Nos intervalos viajando sempre!

Minha trajetória profissional é enriquecida por 15 anos de experiência como empresária no mercado imobiliário (2005-2020), atuando como Corretora de Imóveis (Creci F-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), Analista de Sistemas, Web Designer, Escritora e Life Coach.

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