Óleo de coco, maisena e leite são algum dos ingredientes mais utilizados com esse intuito. Mas será que funcionam mesmo?
O mercado de cosméticos para cabelos é sempre cheio de novidades que tentam atender as mais variadas necessidades e expectativas dos clientes.
Os cremes alisantes, por exemplo, já existem há um bom tempo no mercado, mas, suas fórmulas são frequentemente “atualizadas” para oferecerem sempre melhores resultados e agradar cada vez mais pessoas.
Esse tipo de produto, bastante utilizado atualmente, é boa alternativa para pessoas que, por um motivo ou outro, não estão contentes com a aparência dos seus cabelos ou, simplesmente, para aquelas pessoas que, vira e mexe, apostam num visual novo!
Diferentemente do que muita gente pode pensar, os cremes alisantes são diferentes das chamadas progressivas, também muito utilizadas com o intuito de alisar os fios.
“Alisantes que não contêm formol agem nas ligações das moléculas, modificando a estrutura do fio. Já as progressivas, retiram a parte hídrica do fio e criam uma camada superficial semelhante ao verniz. O alisante faz com que o cabelo assimile o tratamento e se recupere; a progressiva, não, pois o fio está encapsulado e, assim, o dano que ele sofre é mais difícil de se reverter. Outra grande diferença é que as progressivas que contêm formol são cancerígenas, já o alisante não”, destaca Wanderley Nunes, cabeleireiro que comanda oito unidades do Studio W.
Muitos cremes alisantes, por exemplo, são à base de tioglicolato. “Ele alisa o cabelo, modificando a estrutura e, na medida certa, alinha as escamas. O cabelo acaba tendo um tratamento maior. O lado negativo é que, se o produto passar do tempo nos fios, faz muito mal para os cabelos. Além disso, não pode ser usado em cabelos que têm luzes; e o resultado é maior em cabelos virgens”, comenta Nunes.
Muitas pessoas acabam recorrendo também a receitas caseiras com o intuito de deixar os fios mais lisos. “Não existe receita caseira que mude a estrutura do fio. Mas existem algumas receitas que acabam por dar uma aparência de alisado ao fio. O óleo de coco, por exemplo, hidrata e deixa o cabelo com aparência de mais liso, mas, pela nutrição, e não por mudar a estrutura do fio”, explica Nunes.
3 cremes alisantes e para o que servem. Para mais tutoriais você encontra como usá-los no youtube.
Abaixo você conhece exemplos de cremes alisantes encontrados facilmente à venda, e que permitem que o alisamento seja feito em casa, de forma simples.
Vale destacar que a eficácia de cada produto varia muito de pessoa para pessoa… O produto que é perfeito para uma, pode não oferecer efeito nenhum para outra. Por isso, é sempre interessante conversar com um cabeleireiro de sua confiança antes de apostar num tratamento para alisar os fios!
Trata-se de um creme alisante e redutor de volume. Promete reestruturar a fibra capilar proporcionando hidratação e efeito liso aos fios. Possui óleo de coco, colágeno e garante ser o tratamento ideal para pessoas que buscam um produto de fácil aplicação e resultado excelente
2. Sfera Creme Alisante Tioglicolato
De acordo com a descrição do produto, foi especialmente desenvolvido para cabelos frágeis e finos. Com fórmula totalmente sem cheiro de amônia, suavemente perfumada e enriquecida com queratina, proporciona cabelos lisos, sem volume, brilhantes e macios.
3. Cadiveu Plástica dos Fios Máscara Reconstrução
Foi desenvolvida especialmente para cabelos quimicamente tratados. De acordo com a descrição, a fórmula do produto, com extrato de açaí, manteiga de cupuaçu, fitonutrientes e aminoácidos, penetra profundamente na estrutura capilar, preenchendo todas as regiões porosas. Nutre e hidrata, recuperando a resistência e a elasticidade dos fios. Antioxidante, prolonga o efeito dos processos químicos, garantindo brilho e proteção. O resultado é um cabelo macio e regenerado.