Poucas bebidas são tão enraizadas em memórias de infância como o chocolate quente. É uma bebida que nos lembra os dias de frio intenso, geada, ou um dia calmo observando a chuva na janela.
Poucas bebidas são tão enraizadas em memórias de infância como o chocolate quente. É uma bebida que nos lembra os dias de frio intenso, geada, ou um dia calmo observando a chuva na janela.
O chocolate quente é a bebida mais apreciada entre as altas classes pelo mundo, durante seus invernos.
Parte do que faz uma caneca de chocolate quente tão gratificante, é o benefício para a saúde de quem tem o costume de bebê-la. Na última década uma enxurrada de estudos médicos sobre chocolate escuro e quente evidenciaram suas virtudes.
Afirma-se que o chocolate quente realmente aumenta a microcirculação em sua pele, aquecendo você, também se descobriu que as miríades de compostos químicos contidos no chocolate ajudam o cérebro a liberar endorfinas que induzem sentimentos de prazer e relaxamento. Em todos esses estudos, uma bebida achocolatada ou chocolate quente foram usadas com os voluntários.
O chocolate foi consumido quase exclusivamente como bebida durante a maior parte de sua história de 4.000 anos, começando na América Central e nas terras baixas do México com os mesoamericanos. O chocolate quente era também um luxo, geralmente consumido somente pelas elites.
Foi em meados do século XIX que as barras de chocolate começaram a ser produzidas gastronomicamente. O preço do cacau começou a cair após a invenção do equipamento de processamento – como a prensa hidráulica, que extrai a manteiga de cacau do cacau e a expansão do cultivo de cacau em todas as florestas tropicais do mundo de 1850 a 1870.
Ok, mas é porquê consumimos mais chocolate nos dias frios?
Vários motivos impulsionam o consumo maior de chocolates neste período do ano. As duas principais razões têm relação com o organismo. Por exemplo, nestes meses gelados são comuns dias mais cinzentos e nublados, causando nas pessoas a sensação de tristeza e depressão.
Para combater esse “desânimo invernal”, as pessoas aumentam o consumo de chocolate, já que ele é capaz de estimular a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e bem-estar, além de contribuir para a liberação de endorfinas, aliviando o desânimo, a depressão e a sensação de ansiedade.
O outro motivo para o aumento do consumo de chocolate no inverno está na necessidade de manter a temperatura corporal, e para isso o corpo gasta mais energia.
O cacau, principal componente do chocolate, por ser energético, acaba suprindo essa necessidade do organismo.
O cacau com mais de 500 compostos, destaca-se pela teobromina, cafeína e teofilina, que proporcionam efeitos nos sistemas nervoso, gastrointestinal e cardiovascular.
O recomendado por nutricionistas é consumir 30 gramas de chocolate amargo por dia, já que trazem os benefícios antioxidantes do cacau em maior proporção.
Então é isso aí, aproveite os poucos dias que ainda restam de frio este ano e crie suas variações do chocolate quente!!
Experimente as receitas ou abuse da sua criatividade!!
Chocolate Quente Cremoso
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de amido de milho e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.
Modo de Preparo: O tradicional chocolate quente cremoso é uma receita bem simples de ser feita. No liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o açúcar e o chocolate em pó. Logo após, despeje em uma panela, acrescente o pau de canela e leve ao fogo baixo até ferver, mexendo sempre. Depois de pronto, sirva preferencialmente em canecas.
Chocolate quente com Nutella
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de maizena, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 3 colheres (sopa) de Nutella.
Modo de preparo: Para preparar o maravilhoso chocolate quente de Nutella, adicione, com o fogo ainda desligado, leite e dilua na maizena. Após isso, junte o chocolate em pó e a Nutella. Ligue o fogo, misture e continue mexendo até que tudo fique bem cremoso. Quando começar a ferver, desligue o fogo e sirva em xícaras.
Chocolate Quente com Canela
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de canela da China em pó e 1 caixa de creme de leite.
Modo de preparo: Para fazer essa receita, misture o leite, o chocolate em pó, o açúcar e a canela em pó em uma panela. Em seguida, leve ao fogo mexendo sempre, até ferver. Depois, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Após isso basta servir.
Chocolate quente com creme de avelã
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 pau de canela, 1 caixa de creme de leite e creme de avelã.
Modo de Preparo: Em um liquidificador, bata o leite e o amido com o chocolate em pó e o açúcar. Após isso, despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver. Desligue e adicione o creme de leite mexendo bem até ficar homogêneo. Nessa receita, o ideal é colocar o creme de avelã no fundo da caneca.
Fonte - eatinout
Texto postado e editado por - Cintia Searby
Imagens - Google