Stress
Compartilhe:

Estamos vivendo na era da pressa. Parece que todos estão correndo, seguindo aflitos para algum lugar. A impressão que dá é essa, a começar por mim. Algumas vezes, quando percebo que estou voando, paro e procuro aplicar um ritmo mais tranqüilo. Ser pontual é mostrar respeito ao outro, é fazer realmente o que tem que ser feito, que é chegar na hora combinada.

            Estamos vivendo na era da pressa. Parece que todos estão correndo, seguindo aflitos para algum lugar. A impressão que dá é essa, a começar por mim. Algumas vezes, quando percebo que estou voando, paro e procuro aplicar um ritmo mais tranqüilo. Ser pontual é mostrar respeito ao outro, é fazer realmente o que tem que ser feito, que é chegar na hora combinada. Mas para que isso se cumpra, precisamos sair correndo e com isso imprimimos um tom estressante em nossas vidas. Então, o que seria o ideal? Como ser pontual sem correria? O que é mais importante, chegar na hora tendo que sair correndo, ou relaxar e chegar alguns minutos depois? Talvez a resposta seja: “planejamento”. Sim, porque se planejamos, podemos acordar alguns minutinhos mais cedo e assim não precisamos correr. De qualquer modo, creio que vale a pena ser pontual sempre que possível. Outro dia encontrei uma amiga na rua, paramos e nos falamos depressa, como se dali a um minuto a gente fosse virar abóbora. De fato existia um horário a ser cumprido, mas encontrar uma grande amiga é muito bom e dedicar uns minutinhos a mais teria sido mais importante.

            Por outro lado, se temos um compromisso marcado, chegamos no horário, mas a pessoa não chega, isso também causa ‘stress’. Aliás, creio que sofro mais disso, porque costumo ser pontual.

            Tenho uma amiga que costuma dizer ‘que não estamos ensaiando para viver, que isso já é a vida’. Parece mesmo que ensaiamos. Estamos sempre tentando saber se devemos fazer isso ou aquilo. Se a gente fizer isso, o resultado deve ser este e se fizer aquilo, o resultado será outro. Claro. Mas enquanto estamos fazendo conjecturas a respeito dos “serás”, a vida está passando e aquele momento já foi embora. Deixamos a vida passar, muitas vezes sem levar em conta sua importância.

            A pressa também indica uma situação de ‘estar ocupado’, ‘ter atividade a ser cumprida’ e isso com certeza é saudável. Há quem fique o dia todo sentado em um único lugar no sofá, esperando a vida passar. Ter compromisso significa estar em contato com outras pessoas, ter que cumprir determinada tarefa, ser alguém produtivo e útil, arcar com responsabilidades, querer tomar parte na vida, enfim. Para tudo há uma medida certa e o segredo é encontrar uma situação em que ao acordar a gente se sinta feliz e tenha motivo para levantar e ir à luta.

            O importante na vida é que ela tenha significado. Os dias morrem com o sol e se põem dali a algumas horas. Se há depressão, não existe vontade de levantar da cama, muito menos de correr. Então, vendo por este ângulo, a era da pressa nos indica ação e ação nos remete a movimento e movimento é sem dúvida melhor do que inércia. Se a vida fosse uma equação matemática, diríamos que essa correria talvez fosse saudável, mas não é bem assim. Que cada um faça seu ritmo, vivendo cada momento da melhor forma possível, sendo pontual sempre que puder. Vamos fazer a nossa parte, já é o suficiente.

 

Beatriz Aratangy Berger

Psicóloga Clínica – CRP 06/49646

Ação & Terapia

11 7256-6630

bia.berger@yahoo.com.br

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: