Loiras e morenas que me perdoem, mas nascer ruiva é um privilégio para poucas, além de ser uma cor incrivelmente linda.
A tecnologia cosmética garante fios na cor que quisermos, do acobreado ao laranja, com uma simples ida ao cabeleireiro.
Confira alguns truques e dicas para quem tem ou quer ter cabelos ruivos:
Confira truques e cuidados para cabelos ruivos
Loiras e morenas que me perdoe, mas nascer ruiva é um privilégio para poucas, além de ser uma cor incrivelmente linda. É muita sorte não ser necessário carregar a mutação genética no cromossomo 16 para ostentar uma cabeleira avermelhada por aí.
A tecnologia cosmética garante fios na cor que quisermos, do acobreado ao laranja, com uma simples ida ao cabeleireiro.
Mas atenção: tornar-se ruiva não é apenas escolher a cor do cabelo pela foto da caixinha da tintura. Por serem os menores e mais delicados pigmentos, os acobreados e avermelhados são os que mais sofrem com fatores externos, que danificam os cabelos e desbotam a cor. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de aplicar a coloração e também com a manutenção.
E quem pode ser ruiva?
Poder, é claro, todo mundo pode. Porém, é bom ter em mente um equilíbrio entre a cor dos cabelos e a da pele. O cabelo ruivo fica mais harmonioso com peles bem clarinhas. As mais morenas não ficam tão bem com os tons vermelhos, pois fica a impressão de um bloco de cor formado por pele e cabelo. Um exemplo disso é a cantora Rihanna, que há um tempo tingiu os cabelos com um vermelho que chamamos de fantasia, bastante aberto – que não ficou nada bem nela, em função da pele ser morena.
Cabelo ruivo só fica bom em quem tem pele clara?
Não é mito nem verdade: “É um gosto pessoal. Eu, Brian, acho que fica melhor em pessoas claras. Mas uma negra e uma mulata, por exemplo, podem muito bem ter cabelos ruivos".
Existe um ruivo para cada tom de pele?
Pele clara: "Os ruivos naturais ficam legais. Pode dar uma quebrada misturando o castanho com vermelhinho. Dá uma luz no cabelo avermelhado e não fica tão agressivo".
Pele mediana: "Se você tem uma pele mediana, nem muito bronzeada, nem muito clarinha, pode colocar um ruivo puxando para o cobre".
Pele negra: "Vai para os cobres, aqueles vermelhos terrosos, vermelhos quentes, que vai para um castanho avermelhado".
Ruivos fantasia: "São aqueles cabelos bem vermelhões. Aí é uma coisa mais para palco, artistas, ou então uma pessoa que vista essa personalidade".
Manutenção
Os cabelos tingidos de ruivo exigem mais cuidado com a manutenção do que os demais. Isso ocorre por que os pigmentos avermelhados e acobreados são muito pequenos e desprendem-se do fio com mais facilidade, desbotando mais rapidamente. O maior inimigo destes pigmentos é o sulfato, presente em muitos xampus. Primeira dica: investir em um produto para cabelos coloridos livre dessa substância. Motivo de discórdia entre muitos especialistas, o filtro solar para cabelos também pode ser utilizado. Sua eficácia não é comprovada, mas um dos maiores agressores do cabelo ruivo é justamente o sol. Além disso, é preciso seguir os rituais de tratamento para qualquer cabelo tingido, como hidratação, reconstrução e uso de máscaras. Depois de fazer a cor, o que normalmente requer descoloração, retoques de raiz e um tonalizante de vez em quando mantêm os fios no tom certo.
Leia também:
TRANSFORMANDO SONHOS EM OBJETIVOS E OBJETIVOS EM REALIZAÇÕES!
SAÚDE MENTAL, COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO?
O xampu certo
Para entender a importância do xampu é necessário conhecer um pouco mais sobre a composição do cabelo. De PH ácido, entre 4,5 e 5,5, o fio tem sua estrutura alterada pela coloração. Para compensar, é importante que o xampu tenha um PH baixo, similar ao próprio fio, para manter a cutícula alinhada durante a lavagem e minimizar os danos. A maioria dos xampus populares tem PH alcalino, perto de 8, o que não é adequado. Investir em produtos de linhas profissionais pode ser uma boa alternativa para preservar a saúde do cabelo depois do processo de coloração. Converse com o seu cabeleireiro e peça dicas dos melhores produtos para o seu tipo de fio.