Essa pequena frutinha amarela e saborosa é muito comum no sul do país, com um sabor azedo, perfumada e com sua flor branca possui diversos benefícios, vitaminas e até mesmo receitas! Confira mais sobre isso:
Essa pequena frutinha amarela e saborosa é muito comum no sul do país, com um sabor azedo, perfumada e com sua flor branca possui diversos benefícios, vitaminas e até mesmo receitas! Confira mais sobre isso:
Fruta que não é comercializada por ser sensível ao manuseio, sendo mais consumida por quem as cultiva. A orvalha, como vamos chamar a frutinha, é rica em vitaminas e pode ser usado na culinária em várias receitas. Seu nome teve origem devido ao sabor azedo, onde era chamada pelos indígenas como ubaia, fruto azedo em tupi. A delicada fruta é nativa da Mata Atlântica e tem representação em reflorestamento ou manutenção da vida animal.
Rica em vitamina A e C é considerada uma fruta rica em benefícios à saúde e seu uso terapêutico é reconhecido. A orvalha previne o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres e combatendo doenças naturais como o envelhecimento, inflamação, combate acidose, protege o coração e previne o câncer. A vitamina C da orvalha é quatro vezes maior do que a vitamina C da laranja, já que em cada 100 gramas de laranja temos aproximadamente 50 mg e a mesma quantidade de orvalha representa aproximadamente 200mg da vitamina C, prevenindo, portanto, gripes e resfriados.
As folhas da orvalha ou uvaia é usada em forma de chá para controlar os níveis do colesterol e da pressão arterial e auxilia na digestão, ajudando remover impurezas do nosso organismo.
Na culinária, podemos usar a orvalha como ingredientes de sorvete, doces em geral, tortas, sucos, mousses, compotas, geleias e caldas. A orvalha pode ser congelada sem semente na época da colheita, para ter a fruta por mais tempo, usando-a no preparo de suco, e demais receita que leve o ingrediente. Veja abaixo algumas receitas que levam a uvaia como bolo, geléia, suco e mousse.
Bolo de orvalha com calda
Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 ½ xícara de chá de açúcar
- 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- 2 xícaras de chá de orvalha sem sementes
- ½ xícara de chá de água
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó.
- Calda
- 1 xícara de chá de uvaia sem sementes e picadas
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Massa do bolo – bata as claras em neve firme, acrescente as gemas uma a uma, a margarina e continue batendo devagar. Acrescente a uvaia batida no liquidificador com a água e acrescente aos poucos a farinha, batendo até agregar totalmente. Misture por último e delicadamente o fermento em pó. Coloque a massa numa forma média untada e enfarinhada e leve assar em forno médio preaquecido até dourar.
Calda – faça uma calda em ponto de fio leve com a água e o açúcar. Acrescente as frutinhas sem sementes e picadas. Espere ferver e estará pronta a calda, espalhe sobre o bolo assado.
Mousse de uvaia
Ingredientes:
- + ou – 250 gr de polpa de uvaia
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 sache de gelatina em pó sem sabor e sem cor dissolvida como diz a embalagem.
Modo de preparo – Bata bem no liquidificador o leite condensado, a uvaia e o creme de leite. Acrescente a gelatina dissolvida e bata por mais dois minutos. Coloque numa tigela grande ou individual e leve gelar até ficar firme.
Geleia de orvalha
Ingredientes:
- 1 kg de orvalha sem sementes
- 700 gr de açúcar cristal
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo – bata bem as frutinhas com a água no liquidificador. Acrescente o açúcar e deixe apurar até atingir o ponto de geléia. Faça um teste, colocando num pires gelado uma colher de chá de geléia, se não espalhar estará no ponto. Guarde a geléia em potes esterilizados, secos e bem tampados, conservando-os na geladeira.