Você sente medo que te impede de agir ou te bloqueia?
Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados.
Você tem medo?
Você sente medo que te impede de agir ou te bloqueia?
Sentir medo é natural e saudável, afinal, ele costuma nos proteger de algum tipo de perigo e nos afasta de situações em que nos sentimos ameaçados. Em excesso, porém, pode atrapalhar a dinâmica da vida de qualquer pessoa. Quem sente medo evita a todo custo o contato com o objeto fóbico e, com isso, certas situações ficam fora da rotina da vida da pessoa. Além disso, o contato com os outros também pode ser prejudicado
Curar-se do medo pode ser muito mais simples do que se costuma pensar. O método mais comum é o enfrentamento e uso da força de vontade (cara e coragem). Em alguns casos, entretanto, a técnica nem sempre é o melhor caminho a ser percorrido.
Agir é imprescindível. Se tivermos medo de tudo e sempre acharmos muito complicado tomar alguma decisão, as nossas escolhas serão apenas resultado da falta de opção.
Conheças alguns métodos para se livrar do medo:
Visualização
Imagine-se de forma muito nítida enfrentando a situação que lhe causa medo e sentindo-se curado.
Linha do tempo
Volte o pensamento para o passado onde tudo (possivelmente) começou e busque tranquilizar a mente, deixando para trás o que passou. Gradualmente, vá avançando no tempo e espaço com o pensamento até o presente, imaginando a superação do medo e a visualização do futuro com a cura plena de qualquer sofrimento referente a esse tema.
Foco de atenção
Tenha domínio sobre o foco da sua própria atenção. Escolha para onde você estará olhando, no que estará pensando e em que estará se concentrando. Você passa a ser senhor de si próprio.
Dissociação
Consiga ter autocontrole sobre a situação e tente observar e sentir com maior capacidade de escolha. Dissociar também significa poder estar distante emocionalmente de forma saudável, sem se perder no medo.
Escrita
Anote os pensamentos e tente reorganizá-los no papel. Isso costuma ajudar a reorganizar a mente também.
Perguntas de coaching
A pessoa que sente medo deve ser exposta gradualmente ao objeto fóbico, sempre respeitando o limite desse contato.
Você pode se organizar e montar uma excelente estratégia para alçar a cura usando perguntas de coaching que lhe ajudarão a entender melhor o que está acontecendo com você, mostrando que, de fato, é possível a superação e cura. Ao invés de se perguntar o que há de errado com você, por exemplo, questione-se sobre se você poderia avançar no processo de cura ainda hoje. Você pode manter esse avanço? Como prosseguir?
Modelagem
É uma técnica da programação neurolinguística que consiste em observar uma pessoa que é bem sucedida naquilo que você deseja alcançar. Então, se você tem medo de algo, observe como alguém que não tem medo lida com a situação. Como é sua postura corporal? Como é sua respiração? O que a pessoa pensa sobre o tema? Como ela se sente?
Respiração
Normalmente, a pessoa que tem medo tende a ter um grau maior de ansiedade para lidar com o que lhe causa esse mal estar. Respirar profundamente, de forma serena e tranquila pode ajudar nesse processo de cura.
Relaxamento corporal
O medo gera tensão mental e corporal. Saber relaxar o corpo pode ser extremamente útil nesse momento.
Em meus processos de Coaching, busco sempre proporcionar ao meu Coachee (cliente) a oportunidade de olhar para dentro de si, o despertar para o autoconhecimento, tão necessário para que o controle da própria vida seja tomado e assim também assumida a auto-responsabilidade, tão importante para curas, incluindo cura de medos.
Juntos, também podemos observar de forma especial as crenças internas que fortalecem medos e fobias, ou seja, os aprendizados enraizados que regem nossas vidas, e com ferramentas de Coaching e PNL, trabalhamos para fortalecer as crenças possibilitadoras e derrubar as crenças limitantes.
Gislaine Bispo é formada em Gestão de Processos Gerenciais e atuou na área administrativa e gestão de pessoas por mais de dez anos.
Formada em Coach e Programação Neurolinguística em uma das maiores instituições do Brasil, a EBPNL, atua como Coach de Realização Pessoal, em Itupeva e Jundiaí.
Gislaine Bispo Coach
(011) 9.7422-532
https://www.facebook.com/gislainebispocoach/
https://gislainebispocoach.wixsite.com/gislainebispo