Você sabia que o louro pode ajudar em seu tratamento de diabetes? Saiba mais sobre isso. Confira:
Você sabia que o louro pode ajudar em seu tratamento de diabetes? Saiba mais sobre isso. Confira:
O louro deve ser consumido com moderação. Se você está seguindo qualquer tratamento ou tiver alguma dúvida, consulte o seu médico antes de consumir qualquer remédio com base nesta planta.
Diabetes é uma das doenças que gera maior preocupação em todo o mundo. Milhões de pessoas foram diagnosticadas com esta condição. No entanto, pode ser evitado ou controlado de forma natural. Hoje vamos falar de louro para o tratamento da diabetes como complemento às instruções médicas.
Se você sofre de diabetes, é muito importante que você tenha controle com seu médico internista ou de cabeceira. Além disso, você deve seguir uma dieta especial para manter os níveis normais de glicose no sangue.
O que é diabetes?
A dificuldade ou incapacidade do pâncreas em produzir ou efetivamente usar insulina é conhecida como diabetes. Por esse motivo, os níveis de glicose no sangue aumentam.
Os tipos mais conhecidos de diabetes são 1 e 2. O diabetes tipo 1 é aquele em que o corpo não consegue produzir insulina, por isso a administração diária desse hormônio é necessária. Esta doença ocorre mais frequentemente em crianças e jovens.
Por sua vez, o diabetes tipo 2 é porque o corpo não usa insulina adequadamente para reduzir o nível de açúcar no sangue. É o tipo mais comum e sua aparência deve-se, entre outros motivos, a maus hábitos alimentares, excesso de peso corporal e sedentarismo.
Dados globais sobre diabetes
Os números continuam a subir e também a preocupação em reduzir sua incidência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de adultos em todo o mundo tiveram diabetes em 2014. Ou seja, 1 em cada 11 pessoas.
Até 2015, apenas nos Estados Unidos, cerca de 30,3 milhões de pessoas sofriam da doença, segundo a American Diabetes Association. Este valor é equivalente a 9,4% da população. No mesmo ano, o diabetes foi a sétima causa de morte nos Estados Unidos.
A chave é a prevenção e controle. Manter uma dieta saudável, exercitar e evitar o tabaco manterá a doença sob controle. No entanto, existem também remédios naturais para o tratamento do diabetes; entre eles o louro.
Por que o louro ajuda a controlar o diabetes?
O louro é uma planta pertencente à família Lauraceae, amplamente utilizada como condimento para cozinhar e também por suas propriedades medicinais. A folha desta árvore é conhecida por suas propriedades antioxidantes, que podem reduzir os efeitos colaterais do diabetes tipo 2. Consumir isso diminuiria a deterioração celular retardando a ação dos radicais livres.
Além das qualidades já discutidas, a folha de louro ajuda a normalizar o funcionamento do pâncreas. Isso ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue.
Como preparar o louro para o tratamento da diabetes
As propriedades da baía são muito variadas. Serve como estimulante do sistema digestivo, antiespasmódico, expectorante, antirreumático, regulador da menstruação, diurético, etc.
Para o tratamento do diabetes tipo 2, o louro pode ser tomado como chá ou infusão. Esta é uma das muitas maneiras de aproveitar seus benefícios e você pode prepará-lo da seguinte maneira.
Ingredientes
4 xícaras de água (1 litro)
1 colher de folhas frescas de louro (15 g)
Preparação
. Ferva um litro de água. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione as folhas de louro. Mantê-los no calor do fogo por três ou cinco minutos.
. Em seguida, deixe descansar por cerca de dez minutos e coe a infusão antes de tomá-la. Recomenda-se não exceder a quantidade de quatro xícaras por dia.
Sim para o louro, mas com moderação
Embora, sem dúvida, seja uma planta com grandes benefícios medicinais, o uso excessivo de louro pode causar dermatite, asma ou alergias. Também pode causar náuseas e irritar as paredes do estômago, entre outros efeitos colaterais.
O consumo de chá é contraindicado para pessoas com diabetes tipo 1 mulheres grávidas também devem abster-se, pessoas com distúrbios hemorrágicos, doença renal, cardíaca, hepática ou úlceras gastrointestinais.
Você já se convenceu dos grandes atributos dessa planta? Vá em frente e experimente os benefícios do louro. Mas, sim, fale com o seu especialista de confiança sobre a periodicidade recomendada de acordo com o seu caso.