Você sabe o que é arteterapia?
Você sabe o que é arteterapia?
Compartilhe:

Você sabe o que é arteterapia? Não? Confira.

Arteterapia:

Você sabe o que é arteterapia? Não? Confira.

O que é?

A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma forma de usar a arte como uma forma de comunicação entre o profissional e um paciente, buscando uma produção artística a favor da saúde.

Origem:

Embora seja uma atividade milenar, a arteterapia só suas técnicas terapêuticas solidamente no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Reil. Ele cunhou um procedimento terapêutico, com finalidade psiquiátrica, onde se utilizou de formas artísticas, como desenhos, sons e textos. Posteriormente, estudos mais profundos encontraram conexões entre a arte e a psiquiatria. O célebre Jung também passou a trabalhar com a arte, como uma forma de atividade criativa que poderia expressar a personalidade do indivíduo. No Brasil, o psiquiatra Ulysses Pernambucano, no início do século XX, desenvolveu trabalhos que estimulavam a expressão artística dos pacientes. Hoje, a arteterapia se desenvolveu bastante, estando introduzida em diversos campos e com a formulação, proposta pela União Brasileira das Associações de Arteterapia - UBAAT, de critérios mínimos que guiam a formação deste profissional.

Como funciona?

Partindo do princípio de que é muito difícil que um paciente consiga falar sobre alguns de seus conflitos pessoais ou traumas, a arteterapia se utiliza desses recursos artísticos para que essas expressões possam ser delineadas e analisadas, sempre buscando obter uma maior compreensão do indivíduo, trabalhando afim de encontrar uma espécie de libertação emocional, em que o indivíduo possa manifestar seus sentimentos de dor numa plataforma mais evasiva. O procedimento criativo envolvido na atividade artística pode ser terapêutico e enormemente enriquecedor sobre qualidade de vida dos pacientes. Por intermédio da expressão artística do pensar sobre os produtos resultantes, pessoas podem dilatar o conhecimento sobre si mesmas, aprendendo a lidar melhor com sintomas de stress e experiências traumáticas, melhorar seus recursos cognitivos, além de poderem usufruir das propriedades revitalizantes da produção artística. Uma obra de arte pode, por si só, imprimir emoções como alegria, desespero e dor, de uma forma completamente particular, relacionada ao estado mental em que se encontra aquele indivíduo. A procura da arteterapia é uma forma simples para resolução de confusões pessoais, é a possibilidade da catarse emocional de forma direta e não intencional.

Vantagens:

1. Expressão dos sentimentos que são difíceis de verbalizar

Às vezes é difícil expressar aquilo que sentimos ou aquilo que pensamos pelas vias mais tradicionais, é por isso que a arteterapia, por ser uma ferramenta que utiliza e desenvolve a expressão, pode ajudar a dar forma a aqueles pensamentos e sentimentos que demoram a sair.

2. Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento saudáveis

O fato de enfrentar os sentimentos e emoções de uma forma criativa pode ajudar na hora de mudar aqueles comportamentos ou hábitos instaurados e que se realizam cada vez que se necessita expressar as emoções. Utilizar a arteterapia quando se está passando por um processo emocional triste, tentando utilizar tal emoção para criar, pode ajudar na hora de enfrentar a situação de forma ótima.

3. Exploração da imaginação e da criatividade

Utilizar este tipo de terapia faz com que a pessoa potencialize sua capacidade para poder criar e imaginar, assim como potencializa tais capacidades ao trabalhá-las de forma centrada e com ajuda do terapeuta.

4. Melhora a autoestima e a confiança

Comprovar que podemos realizar algo por nós mesmos nos leva a conseguir uma maior estabilidade emocional. Da mesma forma, conseguir alcançar os objetivos propostos nos faz aumentar a segurança em nós mesmos e alimentar o pensamento de que estamos fazendo algo certo.

5. Identificação e esclarecimento de preocupações

O fato de estampar no mundo externo aquilo que nos preocupa a nível interno faz com que enxerguemos de uma forma mais prática e acessível aqueles conceitos que não podemos entender. Ideais abstratas que somente observando de uma perspectiva externa poderiam se integrar ao nosso conhecimento.

6. Aumento da capacidade de comunicação

Utilizar a modalidade artística para se expressar faz com que a pessoa adquira novas ferramentas para ter uma boa comunicação, tanto com os demais quanto com eles mesmos. O fato de poder expressar aquilo que custa verbalizar treina a habilidade de expressão de uma forma mais clara e mais de acordo com o que se quer comunicar.

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: