Conheça o Cronograma Capilar
Conheça o Cronograma Capilar
Compartilhe:

Você já ouviu falar em cronograma capilar? O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Conheça o Cronograma Capilar

Você já ouviu falar em cronograma capilar? O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

Hidratação: reposição de água no fio;

Nutrição: reposição de nutrientes ao cabelo;

Reconstrução: reposição da queratina na estrutura do fio.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar. Pessoas com cabelos lisos, cacheados, oleosos ou secos podem ser beneficiar do cronograma capilar, que é individual.

Conheça abaixo cada uma das fases e suas especificidades:

Hidratação

A etapa de hidratação consiste no uso de ativos que repõem a água, fator essencial do fio. Por isso, qualquer tipo de cabelo deve ser hidratado regularmente, mesmo que não danificado.

A hidratação é um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos. Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.

Principais ativos para hidratação dos cabelos

D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;

Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;

Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;

Babosa: Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;

Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

Nutrição

Essa etapa repõe os lipídios (gorduras) que o cabelo perde em seu córtex, além de aumentar a lubrificação do fio, impedindo a perda desses componentes e da água novamente. Esse método também pode ser chamado de umectação.

Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois sua curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar.

Principais ativos

Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;

Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;

Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;

Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;

Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;

Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;

Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;

Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;

Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

Reconstrução

A cabelo é formado por água, lipídeos e proteínas. Portanto, só falta a etapa que repõe este último ingrediente, que é a reconstrução.

Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a etapa de reconstrução do cronograma capilar. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente Queratina.

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

Principais ativos para a reconstrução capilar

Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;

Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;

Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;

Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: