5 Dicas para aliviar o estresse
5 Dicas para aliviar o estresse
Compartilhe:

Conheça 5 dicas para aliviar o estresse do dia a dia:

O corre-corre do dia a dia, o excesso de responsabilidade, entre outros fatores, contribui para o aumento de pessoas estressadas.

 

5 Dicas para aliviar o estresse

O corre-corre do dia a dia, o excesso de responsabilidade, entre outros fatores, contribui para o aumento de pessoas estressadas.

Dados internacionais revelam que 60% a 70% da população mundial sofrem algum nível de estresse justamente por não saberem como se defender da coleção de pequenos imprevistos, exigências, expectativas e frustrações que brotam cotidianamente.

Há dias que não é fácil trabalhar, seja porque aconteceu algo no trabalho ou porque "acordamos com o pé esquerdo" ou até depois de um feriado prolongado, como o Carnaval. Nesses dias temos que buscar forças para não criarmos problemas para nós mesmos, como brigas evitáveis com colegas.

Conheça 5 dicas para aliviar o estresse do dia a dia:

Ouça música

Se você está se sentindo sobrecarregado por uma situação estressante, tente fazer uma pausa e ouvir uma música relaxante. Esse tipo de música tem um efeito positivo no cérebro e no corpo, ela pode baixar a pressão arterial e reduzir o cortisol, um hormônio ligado ao estresse. Não sabe por onde começar? Fugir do Heavy Metal, nessa hora, é uma boa ideia. Os especialistas recomendam a boa e velha música clássica mas, se você não é tão fã, pode ouvir sons da natureza. Sabe aquele CD de meditação que a sua mãe provavelmente tinha em casa? Então, você pode até rir da ideia, mas ele é extremamente eficaz para aliviar o estresse.

Pratique um bom diálogo interno

Quando não for possível conversar com um amigo, respire fundo e converse com você mesmo. Tente entender a raiz do estresse que você está enfrentando e resposta perguntas simples, como: “o que eu posso fazer para melhorar?”, “essa situação está fora do meu controle?”, “eu estou exagerando?” e “isso tem solução?”. Depois que você responder cada uma, coloque tudo em um pedaço de papel e leia em voz alta. Essa técnica vai te ajudar a enxergar as coisas com clareza e relaxar.

Faça uma boa alimentação

Você deve usar essa dica em todos os momentos da sua vida. Os níveis de estresse estão diretamente relacionados ao seu jeito de se alimentar. Quando estamos sobrecarregados, muitas vezes nos esquecemos de comer direito e acabamos recorrendo aos alimentos cheios de açúcar – o que é uma péssima ideia, já que o excesso de açúcar pode causar depressão, ansiedade e estresse. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Emory, em Atlanta, apontaram dados alarmantes sobre o tema e perceberam que a frutose adicionada em doces industrializados está diretamente relacionada a doenças como câncer, hipertensão, problemas nos ris e demência. Então, coma frutas e legumes com regularidade. Peixes, inclusive, têm altos níveis de Omega-3, o que, segundo a ciência, reduz os sintomas de estresse.

Tenha consciência de sua mente

A maioria das dicas que sugerimos fornecem alívio imediato, mas também há muitas mudanças de estilo de vida que podem ser mais eficazes a longo prazo. O conceito “mindfulness”, por exemplo – em tradução livre, algo como: atenção e consciência plena – é a base para várias filosofias e técnicas de meditação. Ele se tornou bem popular na psicoterapia moderna e engloba inúmeras atividades eficazes para a redução do estresse, como Yoga, Tai Chi Chuan, meditação e Pilates. A proposta desse conceito é unir a saúde física e mental com a prática de exercícios que impedem o estresse de se tornar um problema. Tente participar de uma aula!

Respire

Aquele conselho “respire fundo” pode parecer um clichê, mas é verdade quando se trata de estresse. Os monges budistas são prova disso. Quer saber como começar? Vamos indicar um exercício fácil que dura entre três e cinco minutos: sente-se em sua cadeira com os pés no chão e as mãos em cima dos joelhos. Respire profundamente e solte o ar lentamente, concentrando-se em seus pulmões enquanto expandem inteiramente em seu peito. Enquanto a respiração superficial provoca estresse, a respiração profunda oxigena o seu sangue, ajuda a centrar o seu corpo e limpa a sua mente.

Curtiu? Então, comece a mudar seus hábitos hoje mesmo e livre*se do estresse!

 

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: