Como ser mais confiante? Confira essas 5 dicas e siga em rumo ao sucesso!
1 - SEJA VISTA COMO VOCÊ QUER SER VISTA
COMO AS PESSOAS TE VEEM É DE FATO COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER VISTA?
Você já passou para alguém uma impressão contrária de que gostaria de passar, por dificuldades em sua COMUNICAÇÃO? Isso é mais comum do que você possa imaginar. O importante é encontrar o equilíbrio entre respeitar o seu jeito de ser, mas sem esquecer que as pessoas formam uma opinião (IMAGEM) ao seu respeito a todo momento. Quer melhorar a sua IMAGEM pessoal e utilizá-la a seu favor?
Trabalhe Diariamente sua AUTOESTIMA
2 -TENHA UMA IMAGEM PESSOAL SEM RUÍDOS
Todas nós, automaticamente, já temos uma IMAGEM pessoal, e é muito importante sabermos exatamente o que estamos transmitindo através dela.
Essa IMAGEM é composta pela linguagem verbal e não-verbal; ou seja, a sua IMAGEM é definida pela aparência, linguagem corporal, toque, linguagem verbal.
Para ter uma IMAGEM pessoal sem ruídos é preciso contemplar 3 fatores:
Sabendo que a responsabilidade de uma boa COMUNICAÇÃO é do comunicador, fique atento a mensagem que está transmitindo, pois quando somam-se os três mecanismos citados acima, a COMUNICAÇÃO se torna PERFEITA.
COERÊNCIA
A IMAGEM tem que estar alinhada e ser coerente com o meio onde a pessoa vive, com o seu currículo, com o seu ambiente profissional, com os seus objetivos, com os seus Conhecimentos, habilidades e essência.
CONSISTÊNCIA
Transmite o sentimento de confiança; ela é constante, estável na forma de se apresentar e comportar nos mais diversos lugares.
CLAREZA
Ela é atingida quando todos os fatores como linguagem corporal, fala, aparência, gestos, comportamento e essência comunicam com a mesma intenção.
Sabendo que a responsabilidade de uma boa COMUNICAÇÃO é do comunicador, fique atento a mensagem que está transmitindo, pois quando somam-se os três mecanismos citados acima, a COMUNICAÇÃO se torna PERFEITA.
3 - SAIBA DIFERENCIAR SEU PERFIL PESSOAL E PROFISSIONAL
Com o avanço da tecnologia não se pode mais diferenciar o profissional do pessoal. Hoje em determinadas empresas muitas contratações são feitas
após pesquisas na rede social para avaliar a confiabilidade e a integridade dos candidatos. O mesmo acontece com os profissionais liberais que são
“avaliados” antes de serem contratados para parcerias, serviços ou processos de coaching.
Como falamos no item #2, a coerência, consistência e clareza devem estar alinhados tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal.
É lógico que você não vai usar o mesmo tipo de linguagem ou vestimenta nos dois universos, mas a COMUNICAÇÃO entre elas precisam ser coerentes
demonstrando uma estabilidade e confiabilidade.
Aqui a palavra chave é adequação ao nicho de mercado, a expectativa do seu cliente, relacionamentos e vigiar com os conteúdos que possam se tornar comprometedores a sua IMAGEM e REPUTAÇÃO.
4 - USE CORES QUE EXPRESSAM O QUE VOCÊ QUER COMUNICAR
As cores influenciam diretamente na sua COMUNICAÇÃO, pois elas acessam locais diferentes do seu cérebro, gerando uma variação de sentimentos e sensações. A cor não é percebida, ela é sentida.
Dessa forma é necessário aprender o que cada uma delas expressam e utiliza-las de forma intencional, pois elas são a primeira coisa que atinge o olhar das pessoas na COMUNICAÇÃO.
Os três aspectos importantes das cores é que elas geram visibilidade, impacto e atração, tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo.
Utilizar a cor errada pode se tornar um grande ruído na sua COMUNICAÇÃO, comprometendo os seus resultados.
Ex: O Amarelo traz a sensação afetiva de alerta, euforia, originalidade e iluminação.
Por isso o amarelo em um ambiente muito fechado pode gerar uma possível inquietação nas pessoas presentes, gerando uma distração e fazendo com que as pessoas não prestem atenção na mensagem que está sendo transmitida.
Já o azul, se for um tom mais escuro, causa sensação afetiva de autoridade.
Se for mais claro causa verdade, serenidade e fidelidade; aumentando a empatia e conexão com as pessoas.
5- A SUA POSTURA DIZ MUITO SOBRE QUEM VOCÊ É
Na maioria das vezes o conceito que as outras pessoas fazem dos outros é a consequência do conceito que temos de nós mesmas, pois expressamos as nossas crenças através da nossa COMUNICAÇÃO verbal e principalmente a não-verbal.
Saber quem você é, suas capacidades, habilidades e fraquezas são fundamentais para o seu crescimento e cumprimento do seu propósito.
Pare agora por um instante para um a atividade de autoconhecimento.
Liste as suas características e Habilidades mais fortes.
Está difícil de completar a atividade? Se sim, faça a próxima atividade:
Liste 3 pessoas que te inspiram. Depois de listadas, verifique 3 características
que você admira nelas. LISTOU?
Saiba que essas características que você listou são suas, afinal “a beleza está nos olhos de quem vê”, porque a tendência do ser humano é projetar no outro as suas próprias percepções e vivências, ou seja, avaliamos os outros por meio da comparação com nós mesmas.
Agora compare essas características com a atividade do item 5. Elas são as mesmas? Se sim, sua COMUNICAÇÃO está na direção correta; se não é preciso parar e avaliar o que precisa ser modificado na sua COMUNICAÇÃO. Toda mudança requer além da famosa resiliência uma dose extra de persistência. Siga para os seus objetivos e aja como uma vencedora.