Conheça Carlos Cal - Artista Plástico em Itupeva
Nascido na cidade de Laranjeiras, interior de Sergipe, Antônio Carlos dos Santos dava os primeiros passos como artista ainda com 8 anos, se arriscando em os seus primeiros desenhos nos cadernos, paredes, muros e calçadas, até que ao ser matriculado no Centro de Criatividade na cidade de Aracaju, capital do Estado, aos 13 anos para cursar Desenho Artístico e Modelagem com argila, onde o nome Antônio começara a dar espaço para o Carlos Cal.
Mais de duas décadas se passaram com exposições e participações em galerias, Cal foi desenvolvendo seu trabalho que hoje passa de duas mil obras que atravessam pintura acadêmica ao abstrato que são marcadas pelos traços fortes e a pescoços avantajados e mãos se tornam protagonistas da obra que de acordo com Cal procuro retratar este membro como “ferramenta para tudo que é feito por nós”.
Nome: Antônio Carlos dos Santos
Pseudônimo: Carlos Cal
Filiação: Miguel dos Santos e Estelita de Campos Santos
Nascimento: 25/11/1977
Natural de Laranjeiras - Sergipe - Brasil
Mora atualmente em : Itupeva - SP
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Pós-Graduado em Administração Pública pelas Faculdades Anhanguera – Indaiatuba e Campinas /SP.
Graduado em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa – Jundiaí/SP
FORMAÇÃO ARTÍSTICA:
Curso de Desenho Artístico e Pintura no CULTART - Centro de Cultura e Artes da Pró-Reitoria de extensão e assuntos comunitários da Universidade Federal de Sergipe.
HISTÓRICO E TRAJETÓRIA:
Nascido aos 25 de novembro de (1977), na cidade de Laranjeiras – Estado de Sergipe, filho do Sr. Miguel dos Santos e Estelita de Campos Santos.
Inicia-se na carreira artística aos oito anos de idade, quando então arriscava os seus primeiros desenhos nos cadernos, paredes, muros e calçadas da cidade Histórica de Laranjeiras-SE.
Em 1990, com 13 (treze) anos de idade, matriculou-se no Centro de Criatividade da capital Aracaju-SE, onde estudou Desenho Artístico e Modelagem com argila.
Em 1991, conheceu o Artista Plástico laranjeirense Ednaldo Nogueira (Nogueira) e tornaram-se grandes amigos. Ainda no mesmo ano, Nogueira o convidou para fazer parte da sua equipe que decorou alguns cenários, para a gravação da Mini-série: Tereza Batista Cansada de Guerra, encomendada e exibida pela Rede globo de Televisão.
Em 1992 participou de inúmeras exposições, visitou algumas galerias de artes e conheceu vários artistas sergipanos, entre eles: J.Inácio, Felix Mendes, Adalto Machado, Antonio da Cruz e outros.
Ainda em (1992), foi reconhecido como o mais novo artista plástico laranjeirense. sendo destaque no jornal “O Liberal”, aos 15 anos de idade.
Em 1993 Participou de várias exposições coletivas com os Artistas Plásticos: Ednaldo Nogueira, Antonio da Cruz e outros.
Em 1994 Matriculou-se no CULTART, Centro de Cultura e Arte, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PROEX, em parceria com a UFS- Universidade Federal de Sergipe. Onde estudou Desenho Artístico e Pintura, tendo como professores, os Artistas Plásticos: Bené Santana, Elias Santos e Claudio Vieira.
* Participou da organização do Projeto Galeria em Aberto na cidade de Aracaju e Galeria Livre Horácio Hora em Laranjeiras.
Em 1995, Participou de várias exposições coletivas no Estado de Sergipe e dedicou-se a incentivar e dá oportunidade aos jovens laranjeirenses que sonhavam ser artistas.
Em 1996, Participou do X Salão dos Novos Artistas Plásticos Sergipanos. Onde recebeu o Prêmio: Menção Honrosa. Sua Pintura do tema Futurição ficou entre as dez melhores Obras no Salão. Sendo então, destaque nos jornais de Aracaju, capital do Estado.
* No dia 22 de novembro, recebeu o prêmio: Troféu Comunicação Pela ASI- Associação Sergipana de Imprensa, como maior destaque nas Artes Plásticas. 1995/1996.
* Foi destaque nos jornais e em outros meios de comunicação por defender junto ao Artista Plástico Ednaldo Nogueira, os interesses dos Artistas Plásticos laranjeirenses.
Em 1997 Idealizou e implantou na cidade de Laranjeiras-SE, o Projeto Arte nas Escolas, com o objetivo de Incentivar e despertar nos estudantes o interesse pelo universo artístico e cultural.
* Organizou na Escola de 1°e 2° graus Profª. Zezinha Guimarães, em Laranjeiras – Se a primeira exposição coletiva do Projeto Arte nas Escolas, com a presença de várias Autoridades Municipais, inclusive do Prefeito José Monteiro Sobral.
* Fez parte da comissão organizadora do Grupo Teatral Menores Unidos, onde realizou as decorações dos cenários e atuou na peça Paixão e Morte de Cristo, do Grupo de Teatro Menores Unidos.
* Participou do concurso de cartaz para o XXIII Encontro Cultural de Laranjeiras-SE e também da exposição de Artes Plásticas no XXIII Encontro Cultural de Propriá –SE.
* Foi destaque nos jornais, por denunciar as irregularidades no concurso de cartaz para o XXIII Encontro Cultural de Laranjeiras, onde defendeu os interesses da Classe Artística local.
* Idealizou e organizou junto ao Artista Plástico Ednaldo Nogueira, o 1º. Salão dos Novos Artistas Plásticos laranjeirenses.
* Lecionou aulas de desenho artístico e pintura no Projeto Arte nas Escolas.
* Ainda em 1997 recebeu o prêmio Troféu Imprensa, pela ASI - Associação Sergipana de Imprensa, como melhor Artista Plástico laranjeirense 1996/1997.
Em 1998, participou de várias exposições e do concurso de cartaz para o XXIV Encontro Cultural de Laranjeiras-SE.
* Foi eleito pela ASI - Associação Sergipana de Imprensa o melhor Artista Plástico larenjeirense 1997/1998.
Em 1999, Organizou junto ao artista Plástico Ednaldo Nogueira, a exposição: no Trânsito das Cores, realizada na Galeria de Arte Álvaro Santos, em Aracaju-SE.
* Iniciou o projeto para o Livro Reflexão.
* Idealizou e organizou junto ao Artista Plástico Ednaldo Nogueira, o Projeto Vid’Arte, com foco na realização de Oficinas de Desenho e Pintura na cidade de Laranjeiras-SE.
* Criou a OLAP - Organização Laranjeirense dos Artistas Plástico.
* Foi o Artista Plástico escolhido pela OLAP, para criar o cartaz: (Mitos, Ritos e Tradições), para o Jubileu de prata em comemoração aos 25 anos de criação do Encontro Cultural de Laranjeiras-SE.
* Fez parte da comissão organizadora do XXV Encontro Cultural de Laranjeiras Sergipe.
* Foi eleito Diretor de Assuntos Extraordinário da ASAP - Associação Sergipana de Artes Plásticas e Artes Visuais / Aracaju –SE. Tendo em vista a viagem prevista para o Estado de São Paulo, em Janeiro de 2000, renunciou o cargo.
* Recebeu os estimados Votos de Congratulações dos Srs. Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju-SE, pela realização da exposição coletiva No Trânsito da Cores. Cuja, vernissage se deu na Galeria de Arte Álvaro Santos, na capital do Estado.
Entre 1996 e 1999 idealizou vários projetos de divulgação de escritores laranjeirenses como os poetas João Sapateiro e Manoel Campos, juntamente com seu irmão Antônio Augusto dos Santos e o escritor Joselito de Jesus Franco "Koka".
Em 2000, mais precisamente no dia 05 de Janeiro, transferiu-se para a cidade de Itupeva no Estado de São Paulo.
NO ESTADO DE SÃO PAULO:
De 2000 à 2001 O Artista passou a visitar exposições e galerias de Arte por todo o Estado, inclusive, o MASP, Museu de Arte de São Paulo e a Pinacoteca do Estado.
* Filiou-se na AAPJ - Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí / SP
* Participou das exposições do Mapa Cultural Paulista fase municipal, nas categorias de Artes Plásticas e Desenho de Humor.
Em 2002, participou de algumas exposições coletivas em Jundiaí / SP, e iniciou o projeto para o livro Futurição.
Em 2003, Viaja ao Estado do Rio de Janeiro e inicia o projeto para o livro: O Atirador de Elite.
Em 2004, Dedicou-se aos projetos dos livros Reflexão, Futurição e o Atirador de Elite. Além de Executar algumas encomendas de retratos a grafite para alunos do Curso Superior de Recursos Humanos da Faculdade de Tecnologia Profº. Luiz Rosa, em Jundiaí / SP.
Em 2005, dedica-se a idealização de projetos sociais e atividades políticas.
* Iniciou o projeto para o livro: Viva! É tempo de Mudanças.
Em 2006, idealiza junto ao seu irmão Antônio Augusto, o Projeto Chave Pra Vida, que proporciona cursos gratuitos de Desenho, Pintura, Canto, Violão e Inglês para as crianças carentes do Bairro da Chave na Cidade de Itupeva / SP.
Em dezembro de 2006, o Projeto Chave Pra Vida, concorreu com 180 projetos semelhantes de 82 países de todos os continentes e foi o grande vencedor, recebeu como prêmio 25.000 Euros.
Em 2007, concordou em fazer a doação do prêmio de 25.000 Euros, para a Prefeitura de Itupeva/SP, fazer a construção de uma creche e centro comunitário no Bairro São Roque da Chave em Itupeva, em parceria com a Associação de Moradores, empresas situadas no bairro e a Prefeitura.
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES:
1 - Mapa Cultural Paulista – Jundiaí/SP, 2001
2- Coletiva no Casarão – Itupeva/SP, 2002.
3- Coletiva na Feira de artesanato de Itupeva/SP, 2005
4- Visão Através da Alma – Jundiaí/SP, 2007.
5- Coletiva na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, maio de 2007, (São Paulo / Capital).
6- Coletiva na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, em Junho de 2007, (São Paulo / Capital).
7- Coletiva na Academia Brasileira de Arte Cultura e História, em Julho de 2007, (São Paulo / Capital).
8- IX Exposição Latino-Americana de Arte no Uruguai, Julho de 2007.
9- Mostra Internacional da ALA- Academia Latino-Americana de Arte no Museu do Exército e Forte de Copacabana. (Rio de Janeiro-RJ). 2007.
10- Mapa Cultural Paulista 2007, fase municipal e regional categoria de Literatura.
11- Mapa Cultural Paulista 2007, fase municipal e regional categoria de Desenho de Humor.
12- Salão da Primavera na Associação Paulista de Belas Artes, (São Paulo /Capital). 2007.
13- Salão de Artes Plásticas da Cidade de Catanduva-SP, outubro de 2007.
14- Lançamento do Livro Chave Pra Vida, em comemoração há um ano de atividade do Projeto e formatura das primeiras turmas dos cursos de Desenho Artístico e Pintura, Canto, Violão e Inglês.
ALGUNS PRÊMIOS:
1- Menção Honrosa, no 11º. Salão dos Novos Artistas Plásticos Sergipanos Aracaju-SE 1996.
2 - Prêmio ASI- Associação Sergipana de Imprensa 1995/1996
3 – Prêmio ASI- Associação Sergipana de Imprensa 1996/1997
4 – Prêmio ASI- Associação Sergipana de Imprensa 1997/1998
5- Prêmio Mundial, concedido pela Empresa Akzo Nobel, pela implantação do Projeto Chave Pra Vida, em 2006 na Cidade de Itupeva / SP.
6- Artista de Maior Destaque (Júri Popular) na exposição Maison Chocolatier na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (São Paulo / Capital). 2007.
7- Medalha, Rosa de Bronze no Salão da Primavera, na Associação Paulistas de Belas Artes. (Setembro de 2007), São Paulo / Capital.
Colaboração com o Estado de São Paulo:
Há mais de dez anos residindo na cidade de Itupeva/SP, o Artista Plástico, Escritor, e Gestor Social, Carlos Cal, tem dado sua contribuição para o desenvolvimento dos aspectos culturais dessa cidade, levando sua arte para diversas cidades do interior, capital e outros países.
Também, tem se destacado pela idealização e implantação do Projeto Chave Pra Vida, desenvolvido na cidade de Itupeva, concedendo cursos gratuitos em diversas áreas para crianças carentes da dessa cidade. Colaborando assim, para a formação de futuros cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
O Artista Plástico CARLOS CAL, fecha o ano de 2010 com chave de ouro, pois, a sua meta para este ano que era o envio de sua arte para outros continentes foi cumprida. Após o envio de um quadro denominado Gato Brasil, para os Estados Unidos, no primeiro semestre, o artista encaminhou quatro novos quadros para a Europa, sendo um para a Itália, Espanha, França e Portugal, países que serão visitados pelo artista em 2011. Numa atitude de ousadia Carlos Cal, ainda enviou no dia 27 de dezembro, mais um quadro para o Japão.
O desejo do Artista é que os quadros sejam doados para uma instituição ou uma empresa socialmente responsável, que poderá leiloá-los para campanhas de solidariedade no continente Europeu e Asiático.
CARLOS CAL, é Artista Plástico com uma trajetória brilhante, estudou Desenho Artístico e Pintura na Universidade Federal de Sergipe, (Centro de Cultura e Artes) em Aracajú, Capital do Estado, onde participou de diversos movimentos artísticos e culturais.
Reside em Itupeva há mais de dez anos e já participou de inúmeras exposições na cidade, no Estado de São Paulo, em diversos Estados do Brasil e no Exterior, onde possui diversos trabalhos.
O Artista agora completa 20 anos de carreira e, carrega em sua vasta trajetória uma gama de premiação, destacando-se os prêmios obtidos no Estado de Sergipe, na Associação Paulista de Belas Artes, na Academia Brasileira de Arte Cultura e História, e um Prêmio Mundial com o seu Projeto Social Chave Pra Vida, que tem como objetivo tirar as crianças e adolescentes da ociosidade, na cidade de Itupeva.
Para 2011, O artista está elaborando mais um grande projeto, a realização de uma mega exposição e o lançamento de um livro que conta toda a sua trajetória artística durante os 20 anos de carreira.
Carlos Cal
Artista Plástico / Escritor / Gestor Social
Contato: (11) 99899-0243
E-mail: acscarloscal@bol.com.br