Como encontrar o local perfeito para o seu casamento
Como encontrar o local perfeito para o seu casamento
Compartilhe:

Ao escolher onde se casar é importante observar, entre outros detalhes, o estilo e horário da cerimônia, o número de convidados e as facilidades que o local oferece

Quando você imagina o casamento dos sonhos o que vem à sua cabeça? Qual é o local favorito dos noivos? Com quem este momento será dividido? Como será a decoração? Que tipo de música será tocada?

O casamento é um momento único e deixá-lo com a cara dos noivos o tornará ainda mais especial, divertido e agradável. Para isso, um bom local para a realização da festa e da cerimônia é fundamental. Segundo Fernanda Floret, Design de Moda com especialização em Eventos e Cerimoniais, que escreve desde 2008 o Blog Vestida de Noiva, um casamento com a cara dos noivos começa com um lugar perfeito para casar que combine com eles.

Atualmente, as opções para realização de um casamento são muitas: em casa, na praia, na fazenda, em um restaurante, hotel, num lugar histórico, no espaço de festas! Com tantas opções os noivos precisam pensar em alguns detalhes relativos ao casamento que determinarão o melhor lugar para sua realização, como por exemplo: o número de convidados, horário e tipo da cerimônia e a relação custo-benefício. A análise destes itens aliada ao estilo dos noivos é imprescindível antes de fechar o contrato.

Confira abaixo algumas dicas que facilitarão sua escolha:

Número de convidados

Um detalhe importante na hora de escolher o local do casamento é saber a quantidade de pessoas que serão convidadas e quantas pessoas o local pretendido comporta. Será uma festa apenas para família e poucos amigos? Então escolha um local que comporte bem os convidados sem sobra excessiva de espaço para não dar ideia de “vazio”. Agora se você deseja uma festa grande e com muitos convidados, então opte por um local amplo, com estacionamento espaçoso, onde as pessoas possam circular sem grandes limitações.

Na hora da escolha você deve levar em consideração não só o número de convidados sentados, mas também os espaços destinados para bar, pista de dança, palco, mesa de doces e café, pontos de buffet e lounge. Se você optar por mesas e cadeira para todos, observe se ficarão bem distribuídas e com espaço suficiente para que os garçons circulem com tranquilidade entre elas.

Se houver cerimônia no local o cuidado com o espaço deve ser redobrado. Lembre-se de que é necessário espaço para o corredor de entrada, altar, padrinhos, fotógrafos e músicos.

Estilo do casamento

Assim como existem estilos de casais existem também estilos de casamentos: vintage, rústico, campestre, conto de fadas, praieiro, coquetel, balada. Os estilos são variados, mas o que realmente importa é o casamento ter a cara dos noivos. O casamento celebra o amor e nada melhor do que fazer da forma como os noivos sempre sonharam! “Abra a cabeça para pensar não apenas nos lugares óbvios de casamento”, afirma Fernanda.

O importante é ter em mente que cada estilo de casamento combina com um local e horário específicos, veja abaixo.

Horário do casamento

Casamentos de dia pedem um lugar mais aberto, ao ar livre, com espaço maior para circulação de convidados e que valorize a luz natural do sol. Casar de dia pode ser uma alternativa interessante para os casais discretos, tranquilos e que dispensam a agitação e o glamour. Além disso, os casamentos de dia rendem lindas fotos! Algumas sugestões de locais para um casamento de dia são: fazenda, chácara, praia, um lugar histórico.

Já para os casamentos durante a noite os locais mais indicados para recepção são: salão de festas, hotel, restaurante, ou seja, um local mais fechado e um pouco mais formal. A noite é bem propícia ao ambiente de festa e dança.

Relação custo-benefício

Os noivos já se preocupam com tantas coisas, não é mesmo?! Além de roupas, decoração, buffet, música, bolo, você não quer se preocupar com o Alvará do Corpo de Bombeiros ou a Lei do Silêncio, certo? Por isso, o importante é procurar um local que facilite a sua festa e que esteja de acordo com a lei. Segundo Fernanda, existem algumas facilidades que os espaços para festas podem cumprir e você deve estar atenta a elas antes de fechar o contrato.

Prefira locais com:

  • Fácil acesso com vias bem sinalizadas e pavimentadas;
  • Espaço para carga e descarga;
  • Equipe de trabalho própria (recepcionistas, seguranças, manobristas, limpeza). Verifique se estes serviços já estão inclusos no valor cobrado;
  • Mobiliário próprio – mesas, cadeiras, aparadores, sofás. Verifique o estado destas peças;
  • Espaço externo agradável, bem cuidado e organizado para receber os convidados e realizar fotos;
  • Cozinha em bom estado da estrutura e higiene;
  • Banheiros e fraldário conservados;
  • Segurança: estacionamento, localização, controle de convidados mediante lista, câmeras;
  • Sala de apoio para fornecedores e profissionais que estarão envolvidos na realização do casamento;
  • Ar condicionado, climatizadores, ventilação.

Os locais também devem cumprir alguns detalhes estabelecidos em Lei. Fique atenta:

  • Alvará de funcionamento;
  • Laudo do Corpo de Bombeiros;
  • Itens de emergência (saídas, extintores e geradores elétricos);
  • Cumprimento da Lei 11.986, de 16/1/96 e Lei do Silêncio Urbano – PSIU;
  • Acesso para deficientes;
  • Destino correto do lixo produzido.

Verifique:

Horário para montagem e desmontagem: o ideal é que o salão seja liberado para montagem pelo menos 6 horas antes do evento. A festa deve durar de 6 a 8 horas e a desmontagem acontecer logo após o evento. Verifique também se no local haverá alguém para recepcionar os fornecedores durante o dia.

Importante:

Busque referências de quem já contratou o local e faça uma visita quando o espaço estiver decorado, assim você consegue ter uma ideia melhor de como ele ficará para a sua festa. Após a decisão ser tomada é importante que aquilo que foi negociado esteja em contrato. Fique atenta aos “custos escondidos” que estão embutidos. Além disso, você deve se informar sobre a política de cancelamento.

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: