CONHEÇA AS PLANTAS TÓXICAS  PARA NOSSOS PET’S
CONHEÇA AS PLANTAS TÓXICAS  PARA NOSSOS PET’S
Compartilhe:

Você sabia que muitas plantinhas lindas que temos em casa são um verdadeiro veneno para nossos  pet´s.

 

Você sabia que muitas plantinhas lindas que temos em casa são um verdadeiro veneno para nossos  pet´s.
O Brasil é conhecido por abrigar uma diversificada flora, ainda bastante desconhecida e que pode propiciar intoxicações vindas de plantas venenosas (muitas vezes diagnosticadas ou confundidas com doenças infecciosas). O problema ameaça cães e gatos, que podem ingeri-las, seja por disfunções digestivas, deficiências alimentares, distúrbios comportamentais ou simplesmente por puro tédio. Geralmente, os filhotes de cães são mais suscetíveis a comerem em razão da curiosidade e hábitos da idade.

Os donos sabem que os cães e gatos muitas vezes tem uma propensão para comer coisas estranhas. Os gatos geralmente variam entre plástico ou lã, e muitos cães vão mastigar o que quer que puderem colocar em suas bocas. E claro há as plantas. Seja plantas de jardim, plantas de casa, plantas selvagens, ou flores de floricultura, elas podem proporcionar uma diversão saborosa e tentadora para os animais, e serem um grande perigo.
Caso o seu cão ou gato coma alguma delas, entre os diversos sintomas podemos identificar: agitação, sonolência, salivação intensa, vômitos, náuseas, dor abdominal, hemorragias, tremores, falta de apetite, dificuldades respiratórias, alteração do ritmo cardíaco e até óbito.
Em caso de suspeita de intoxicação, preste atenção se há plantas arrancadas ou destruídas e se houve dedetização do ambiente ou aplicação de agrotóxicos no jardim. Se você suspeitar que seu pet tenha comido algo, contate um profissional imediatamente e não tente resolver o problema sozinho.
Dependendo da planta ingerida, os sintomas podem ser agravados caso o proprietário induza o vômito no animal. Isso porque algumas plantas são irritantes e cáusticas para a mucosa oral e para o esôfago.

Afim de impedir o envenenamento por plantas ou flores, listamos abaixo as mais comuns encontradas em casas e parques.
Conheça um pouco sobre cada uma  delas!

  • Antúrio (Anthurium andraeanum) – toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas. Sintomas da intoxicação: salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
  • Azaleia (Rhododendron spp) - toda a planta é tóxica, principalmente a folha. Causa depressão do sistema nervoso central (SNC) e respiratório. Sintomas da intoxicação: vômitos prolongados, arritmias, convulsões, ataxia (perda do controle muscular durante movimentos voluntários, como andar ou pegar objetos), fraqueza, depressão e morte.
  • Babosa (Aloe spp) - a seiva da planta é tóxica (líquido branco) e causa irritação de mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
  • Banana-de-macaco ( Philodendron bipinnatifidum) - toda a planta é tóxica. Produz irritação das mucosas. Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) - a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarréia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp) -  toda a planta é tóxica. Produz irritação das mucosas. Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração, em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
  • Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) -  toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas. Sintomas da intoxicação: salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
  • Coroa-de-cristo (Euphorbia milii) – a seiva da planta é tóxica (líquido branco), irritante para as mucosas e pele. Sintomas da intoxicação: bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
  • Costela-de-adão (Monstera deliciosa) - toda a planta é tóxica, irritante para as mucosas. Sintomas da intoxicação: salivação, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, paralisia de língua.
  • Espirradeira (Nerium oleander) - toda a planta é tóxica e tem essa ação potencializada na planta seca e nas folhas mortas. Sua toxicidade afeta o coração. Sintomas da intoxicação: vômitos, diarreia (com ou sem sangue) e arritmias.
  • Folha-da-fortuna (Kalanchoe spp) - toda a planta é tóxica, principalmente suas flores. Sua toxicidade afeta o coração. Sintomas da intoxicação: vômito, diarreia, ataxia, tremores e morte súbita.
  • Hera (Hedera helix) - toda a planta é tóxica, produzindo irritação nas mucosas. Sintomas da intoxicação: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
  • Hortênsia (Hydrangea macrophylla) - toda a planta é tóxica, causando alterações no sistema nervoso central e transporte de oxigênio. Sintomas da intoxicação: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
  • Lírio (Lilium spp) - toda a planta é tóxica, causando falência renal aguda. Sintomas da intoxicação: vômitos, depressão, letargia e anorexia.


Texto postado e editado por – Cintia Searby – Personal Organizar
Imagens - Google

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: