10 curiosidades sobre o Urso Polar
10 curiosidades sobre o Urso Polar
Compartilhe:

Ursos são considerados animais fofos e lindos, principalmente pelas crianças, mas na verdade sabemos que são animais muito perigosos.

Você sabia que o urso polar não tem medo de humanos? E que o dia 237 de fevereiro é considerado o dia Internacional do Urso Polar?

Separamos mais 10 curiosidades sobre este animal para você conhecê-lo melhor. Confira!

Ursos são considerados animais fofos e lindos, principalmente pelas crianças, mas na verdade sabemos que são animais muito perigosos.

Você sabia que o urso polar não tem medo de humanos? E que o dia 27 de fevereiro é comemorado dia Internacional do Urso Polar?

Separamos mais 10 curiosidades sobre este animal para você conhecê-lo melhor. Confira:

Curiosidades sobre os Ursos Polares

1. Onde vivem

O urso-polar é encontrado no Círculo Polar Ártico e nas áreas continentais próximas. As áreas que ele ocupa incluem os territórios de cinco países: Dinamarca, Noruega, Rússia, Estados Unidos e Canadá. Entretanto, os limites onde esse animal costuma habitar são determinados pela disposição anual do gelo flutuante e do gelo permanente no inverno, mas as mudanças climáticas, o urso-polar corre perigo de perder seu habitat natural.

Um urso polar já conseguiu nadar sem parar por 9 dias, percorrendo 685 km 

Para comparação, é quase a distância entre São Paulo e Minas Gerais. Durante o nado, a ursa polar perdeu 22% de seu peso corporal. Estudos dizem que nados a longa distância vão se tornar cada vez mais comuns nas vidas dos ursos polares, devido ao derretimento do gelo em seu habitat natural.

2. A reprodução

O urso-polar costuma ser um animal muito solitário, exceto na época reprodutiva, quando as fêmeas e os machos ficam juntos por um curto período de tempo (esse período costuma durar enquanto a fêmea está receptiva).

Eles são animais poligâmicos, mas pode ocorrer disputas de machos por fêmeas.

Normalmente dão a luz a gêmeos, que irão ficar ao seu lado por mais de dois anos até que eles sejam capazes de sobreviver e caçar por conta própria. As fêmeas não recebem nenhum tipo de ajuda dos solitários machos.

3. Peso pesado

Uma fêmea comum costuma a pesar algo em torno dos 258 quilos. Entretanto, quando ela engravida, pode chegar a pesar 500 quilos. Um macho adulto costuma pesar mais ou menos 450 quilos.

4. Quanto tempo vivem

Um urso polar que vive em seu habitat natural costuma a viver entre 15 e 18 anos.

5. Péssimo pai, ótima mãe

O urso-polar costuma ser um animal muito solitário, exceto na época reprodutiva. Parte disso é culpa do macho mesmo, que é solitário porque quer.

Depois do acasalamento as fêmeas cuidam sozinhas dos filhotes, já que o macho vai embora. Além disso, ele é o pior pai do mundo, pois é uma das principais ameaças aos filhotes. Existem casos de machos que mataram os próprios filhotes para se alimentar.

Já ao contrário disso, as fêmeas são boas mães. Durante os meses em que elas ficam no túnel cuidando dos filhotes, elas não se alimentam, só alimentam seus filhos.

6. Pratos prediletos

O urso-polar é um urso carnívoro e as focas constituem a maior parte da dieta de um urso polar, mas não se engane: eles se encontram no topo da cadeia alimentar em seu habitat natural, e comem de tudo (incluindo seres humanos e outros ursos polares).

7. O urso-polar não hiberna

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, o urso-polar não hiberna.

A hibernação é um tipo de resposta fisiológica a temperaturas frias e escassas de alimentos. Na hibernação, a temperatura corporal e o batimento cardíaco caem drasticamente, e os animais entram em um sono profundo. Coisa que não acontece com os ursos que “hibernam”, já que a temperatura cai somente alguns graus em relação a temperatura normal.

8. Cor da pele

Por baixo de toda a pelagem branca - que é muito boa para camuflagem - os ursos polares têm a pele preta para absorver melhor o calor do sol. A pelagem cresce até a ponta de suas garras, o que os protege contra as superfícies geladas.

9. Lugar preferido

O mar é o local em que os ursos polares passam a maior parte de suas vidas, apesar de nascerem em terra. Dois dos habitats do Ártico mais importantes para os ursos polares são o Beaufort e o Mar de Chukchi

10. Cadeia alimentar

Os reis do Ártico não possuem inimigos naturais, e por isso, como já foi dito antes, encontram-se no topo da cadeia alimentar de seu habitat natural.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: