Segundo a história, a expressão "casa da mãe Joana" teve origem no século XIV, e é uma expressão popular que significa "o lugar onde todos mandam", sem organização, bagunçado, onde cada um faz o que quer.
Você conhece o significado de “Casa da Mãe Joana”?
Segundo a história, a expressão "casa da mãe Joana" teve origem no século XIV, e é uma expressão popular que significa "o lugar onde todos mandam", sem organização, bagunçado, onde cada um faz o que quer.
Os brasileiros estão acostumados a ouvirem a expressão “nossa, esse lugar parece a casa da mãe Joana”. Mas quem será essa tal mãe Joana, e por que a frase se tornou tão popular no Brasil?
A origem
Essa frase surgiu no século XIV, como referência às aventuras vividas pela Rainha Joana I, de Nápoles.
A rainha Joana era envolvida com a cultura, com poetas e intelectuais. Ela era muito bonita e inteligente e acabou se casando com seu primo Andrew.
Pouco tempo depois do casamento, Andrew foi assassinado num crime que teve a participação de Joana. Joana, se tornou uma fugitiva. Ela acabou se dirigindo para a França e se instalou num palácio.
Em 1347, quando tinha 21 anos, Joana normatizou os bordéis da cidade onde vivia refugiada, criou certas regras para impedir que alguns frequentadores agredissem as prostitutas e saíssem sem pagar. Para as meretrizes, Joana era como uma mãe e por isso os bordéis eram conhecidos como "casa da mãe Joana". Em Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana era um sinônimo de prostíbulo. A expressou chegou ao Brasil e como "paço" não é uma palavra comum, foi mudado para "casa", e a expressão "casa de mãe Joana" passou a significar o lugar onde cada pessoa faz o que bem entende, sem respeitar nenhum tipo de normas.
Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, Carlos de Anjou.
Algumas frases com a expressão Casa da Mãe Joana, muito utilizadas no Brasil:
“Pode arrumar isso. Está achando que aqui é Casa da Mãe Joana?”
“Parem já de fazer isso. Aqui não é a Casa da Mãe Joana.”
“Esse departamento está parecendo a Casa da Mãe Joana, já que a cada hora aparece alguém diferente mandando.”
O filme Casa da Mãe Joana
Em 2008 foi lançado no brasil o filme Casa da Mãe Joana, e dirigido por Hugo Carvana. Este filme conta com atores e atrizes como José Wilker, Pedro Cardoso, Paulo Betti, Malu Mader, Cláudio Marzo, Laura Cardoso, Juliana Paes, Fernanda de Freitas, entre outros.
O filme relata a história de três amigos que dividem um apartamento de classe média e que mantêm um estilo de vida excessivamente alegre. Para não perder o apartamento que está hipotecado, pensam em voltar a trabalhar, até que surge a ideia de praticar um golpe.