“Pula a fogueira iaiá/ Pula a fogueira ioiô/
Cuidado para não se queimar/ Pois essa fogueira já queimou o meu amor”
(Cantiga)
“Pula a fogueira iaiá/ Pula a fogueira ioiô/
Cuidado para não se queimar/ Pois essa fogueira já queimou o meu amor”
(Cantiga)
Com origem na Europa, as fogueiras juninas faziam parte do ritual pagão do solstício de verão. Há, também, uma versão cristã explicando o seu emprego: segundo a Bíblia, a prima de Maria, Isabel, acendeu uma fogueira sobre um monte para avisar sobre o nascimento de seu filho, São João Batista.
Isabel disse à Maria: Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
Assim ela fez, Maria viu uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.
Começou, aí a ser festejado São João – com mastro, fogueira, foguetes, balões, danças, etc.
O uso de fogos de artifício também está relacionado com a fogueira e seus efeitos visuais. Segundo a tradição popular, eles serviriam também para "despertar" São João.
Vale lembrar dos riscos que podem trazer as fogueiras, por isso, o Ministério da Saúde faz uma série de recomendações para quem vai brincar o São João. Evitar o uso de fogos de artifício, principalmente os com muita pólvora, é a principal das recomendações. Mas como a tradição vai de encontro ao que orienta o Ministério da Saúde, o ideal é que quem não quer abrir mão dos objetos evite: não deixar que crianças manuseiem fogos, não estourar foguetes próximos às residências e sempre utilizar um equipamento de proteção.
Outras recomendações:
Mantenha sempre uma distância razoável da fogueira, evitando assim imprevistos como estalos, faísca e explosões.
Quando alguém estiver mexendo no fogo, se afaste.
Cuidado para não pegar no sono perto de uma fogueira.
Não faça um fogo que você não tenha como apagar.



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)