Um filme altamente poético, mistura sensibilidade e muita reflexão sobre a vida como um todo.
Oswaldo Montenegro é um quase-gênio do cinema independente.
Ana (kamila pistori) e Laura (Amandha Monteiro) são duas mulheres completamente diferentes. Ana ama obras de arte poesia, cinema e tudo que demais há de belo ou poético nesse mundo.
Laura acaba de sair de um casamento no qual ela amava seu companheiro e sente devastada com o fim, devastada a ponto de estar em casa sozinha na noite de seu aniversário enquanto seus amigos comemoram em um restaurante.
A trama se desenrola a partir do momento em que Ana bate a porta de Laura falando de modo carismático e persuasivo que necessita a conhecer.
Antes de tudo tenho que ressaltar, o filme tem apenas um cenário durante quase todo o tempo de tela, a história se passa na casa de Laura, na noite depressiva de seu aniversário.
Esse fato do cenário quase que único, acabou favorecendo as protagonistas de um modo grandioso, tanto Kamila quanto Amandha, são atrizes de teatro, suas cenas tem muita química e uma dinâmica que acaba convencendo quem assiste.
A grande questão é: como fazer este filme funcionar com um cenário tão limitado, aí que a genialidade do roteiro ótimo entra e sustenta O perfume da memória.
Os diálogos são de longe o ponto mais alto do longa, são apenas conversas reais de duas mulheres que acabam de se conhecer e ainda estão se conhecendo, enquanto ao mesmo tempo sem perceber conhecem a si próprias.
Outro ponto forte do roteiro é pautar os personagens em arquétipos claramente tirados do zodíaco, ou usar explicações psicológicas para exemplificar o comportamento dos personagens.
Um filme altamente poético, mistura sensibilidade e muita reflexão sobre a vida como um todo.
Ficha técnica:
Título: O Perfume da Memória (Original)
Ano: 2016
Diretor: Oswaldo Montenegro
Estreia: 3 de Março de 2016 ( Brasil )
Duração: 72 minutos
Gênero: Romance
O Perfume da Memória foi disponibilizado completamente no Youtube.