Popular entre crianças e adolescentes, Diário de Um Banana (Diary of a Wimpy Kid, no nome original) é uma série de livros escritas por Jeff Kinney, um escritor e ilustrador norte-americano.
Saiba mais sobre esta incrível série de livros!
O livro Diario de um Banana
Popular entre crianças e adolescentes, Diário de Um Banana (Diary of a Wimpy Kid, no nome original) é uma série de livros escritas por Jeff Kinney, um escritor e ilustrador norte-americano.
Esta série conta a história de Greg Heffley, um garoto da sexta série que ganha um diário de sua mãe e começa a relatar os seus dias e suas aventuras. A série já conta com 10 livros de histórias de Greg, além de um livro de “faça você mesmo” e dois livros que relatam os bastidores dos filmes.
Ainda, outros temas importantes para garotos que estão para se tornar adolescentes são destacados como a puberdade, a escola, as férias e as relações “conturbadas” com as garotas. Outros temas mais distantes desse universo são abordados como as férias de Greg em uma minivan e o abandono dos habitantes da cidade no que se refere ao uso de aparelhos eletroeletrônicos. Greg chega a fazer uma autoanálise em um dos livros.
A popularidade dos livros pode ser atribuída a leitura fácil de cada exemplar. Kinney tem uma escrita muito dinâmica e fácil de ler. Os relatos da vida de Greg são repletos de ironias e sarcasmos, o que dá um tom ainda mais leve e divertido para os livros. Ainda, o livro é cheio de ilustrações que retratam a vida de Greg e complementam o que se está relatando.
Uma história
O primeiro livro começa com Greg se preparando para seu primeiro dia de aula até ser provocado por seu irmão adolescente, Rodrick, porque sua mãe levou o lanche da escola para ele. Greg também tem um irmão mais novo, chamado Manny, que nunca se mete em problemas e sempre tem tudo aquilo que deseja. Seu pai, Frank, odeia o fato de que ele fique o dia inteiro enfurnado em casa jogando vídeo game, ao invés de ir praticar esportes do lado de fora.
Durante seu primeiro dia de aula, é forçado a se sentar ao lado de um menino chamado Fregley, um nerd de quem ele sempre tenta fugir. Não sabe ao certo se seu amigo Rowley Jefferson conseguirá se adaptar por ser muito imaturo. Mas, como uma forma de aumentarem sua popularidade, entram para o clube de luta livre. No entanto, após perder uma luta logo para o Fregley, decide que esse esporte não é para ele.
Sentindo-se muito deprimido e solitário, Greg se surpreende ao ver Rowley se aproximar dele. Mas só até perceber que Rowley só queria um CD de volta que havia emprestado. Não demora até que começam a se baterem, rolando pelo chão. Logo um círculo de pessoas se forma em volta deles. Os adolescentes que os importunaram no Halloween percebem aquele caos e encontram os garotos.
Depois de assustar as pessoas que rodeavam os garotos, o líder dos adolescentes ordena que Greg e Rowley comam um queijo mofado que estava no chão da escola por muitos anos. Forçado, Rowley come o queijo primeiro. Mas quando chega a vez de Greg, ele alega que tem intolerância à lactose, podendo morrer ao comer qualquer tipo de queijo derivado do leite. Depois disso, um adulto chega e espanta os adolescentes.
Algumas curiosidades sobre a criação do livro e seu autor
* De acordo com o site oficial (em inglês), Jeff Kinney inicialmente não pensava em ser autor de um livro infantojuvenil. Seu sonho era ser cartunista de jornal, mas ele não conseguia que suas histórias em quadrinho fossem publicadas.
* Jeff trabalhou por seis anos nesse livro antes de publicá-lo online no site Funbrain.
* A publicação fez tanto sucesso, mais de 80 milhões de acessos, que as pessoas começaram a pedir cópias impressas. E foi assim que nasceu um dos maiores best-sellers da história dos livros infantojuvenis.
* O livro foi adaptado para um filme em 2010.
* O Diário de um Banana mantém-se ininterruptamente na lista de bestsellers do New York Times desde 2007, contando já com 61 edições traduzidas pelo mundo, em 53 línguas, e mais de 180 milhões de livros editados em todo o mundo.