O Milagre da Manhã é um livro que traz a seguinte filosofia: quando acordar, torne sua manhã mais significativa. Pois aquilo que você faz quando acorda determina seu astral para o dia inteiro. E então ele traz algumas ideias de como tornar essa primeira hora (ou alguns minutos, se você achar que não tem tempo) para realizar o seu “milagre da manhã”.
Conheça O Milagre da Manhã
O Milagre da Manhã é um livro que traz a seguinte filosofia: quando acordar, torne sua manhã mais significativa. Pois aquilo que você faz quando acorda determina seu astral para o dia inteiro. E então ele traz algumas ideias de como tornar essa primeira hora (ou alguns minutos, se você achar que não tem tempo) para realizar o seu “milagre da manhã”.
Este livro é um guia para o desenvolvimento pessoal. Através dele conhecemos ferramentas para melhorar nossos resultados na vida pessoal e profissional. O livro trata da importância de se estabelecer uma rotina matinal e dos benefícios dessa prática.
Hal Elrod, o autor, é um sobrevivente. Ainda jovem, na casa dos 20 anos, sofreu um severo acidente de carro que o colocou em coma, sem contar as dezenas de fraturas e um dano cerebral devido ao impacto. Esse episódio aconteceu cedo na vida de Hal e numa fase de ascensão profissional. Contudo, o autor fez do acidente, um caminho para seu crescimento pessoal. Não foi algo automático e nem fácil, ele sofreu muito no processo, teve várias crises e até depressão. Sua recuperação também não foi imediata; não se trata de uma história onde tudo acontece rápido e perfeitamente bem. Durante sua recuperação, Hal pôde notar que a qualidade de suas manhãs devido a suas rotinas dava a ele uma sensação de missão cumprida e o dia se desenrolava melhor. Dali em diante ele passou a trabalhar sua rotina, testar várias opções e adaptar diferentes metodologias. O resultado foi o que ele denominou “O milagre da manhã”, uma ideia que se tornou clara para ele após alguns meses de prática e progressos. “O milagre da manhã” consiste em potencializar o período da manhã para que o dia seja mais produtivo.
Em linhas gerais e práticas é um conjunto de seis tarefas que você pratica todas as manhãs, que ele denomina de salvadores de vidas. Essas tarefas são realizadas em até 1 hora, mas nos dias de emergências em 6 minutos é possível realizar. São técnicas simples que qualquer um consegui executar, independente da limitação. Conheça as
1. Silêncio: rezar ou meditar.
Em momentos de silêncio nossas preocupações, medos e assuntos mal resolvidos vêm à tona. O silêncio é um processo difícil e solitário que vai na contramão do ritmo dinâmico e turbulento dos dias atuais. Somos viciados em informação e estímulos, a possibilidade de ficar parado, sem o celular, sem os fones de ouvido, assombra muita gente. Como prática de silêncio o autor recomenda a meditação, o silêncio puro e simples e orações.
2. Afirmação: ler em voz alta os seus objetivos.
Nosso mundo é reflexo da nossa mente. Vemos o mundo com as lentes que possuímos: conhecimento, experiência de vida, etc. Se temos uma imagem mental de nós que não se enquadra com o nível de sucesso que buscamos, dificilmente os objetivos serão alcançados. Quem quer atingir grandes resultados, mas se enxerga e afirma para si que é preguiçoso, burro e azarado, provavelmente vai continuar patinando em sua condição atual. Como nossa realidade externa é moldada em grande parte por nossa realidade interna, nosso diálogo interno e nossas crenças vão dar a direção de nossas vidas. A prática da afirmação é dizer para si, todos os dias, tudo aquilo que deveríamos ser. Exemplo: sou inteligente, esforçado, faço o que é preciso para me desenvolver, sou paciente … A repetição das afirmações gravam em nós novos valores e com o tempo passamos a acreditar neles e se comportar de acordo. Grandes homens de sucesso como Tony Robbins, Muhammad Ali, Jim Carrey e muitos outros diziam para si diariamente o quão bons e bem sucedidos eram, antes mesmo de alcançar toda sua fama.
3. Leitura: ler algo que beneficie o seu desenvolvimento pessoal.
A leitura traz um conjunto de desafios: o foco, a reflexão, a solidão e entre outros. Ler não é natural ao olhos e por isso é um grande desafio; manter os olhos de linha em linha exige muito esforço e facilmente perdemos o foco e a ideia do texto. Ler provoca o crescimento pessoal pois exige a reflexão, temos que nos colocar no lugar do autor, dos personagens, testamos as ideias e as adaptamos a nossa realidade.
4. Diário: escrever sobre seu dia, gratidão, coisas boas e ruins que sente e planos.
O ato de escrever sobre nossas emoções nos provoca a refletir sobre elas e buscar entendê-las. Esse processo de transformar ideias e sentimentos em palavras e assim criar um texto coerente que expresse o que sentimos, provoca a organização das emoções e a diluição do sofrimento. Relembrar a experiência e dar significado a ela, é capaz de reescrever nossas memórias e dar novos sentidos a elas, pois voltamos e regravamos as emoções em outro formato.
5. Exercícios: correr, abdominal… qualquer atividade que mantenha o seu corpo ativo e em movimento.
O autor começa esta seção com a seguinte frase do Robin Sharma: “Se você não criar tempo para exercícios provavelmente precisará criar tempo para doenças.” Todos nós sabemos a importância de cuidar da saúde através da prática diária ou semanal de exercícios. Nosso corpo é uma máquina mecânica em certos níveis e toda máquina precisa de movimento, se não enferruja, trava e estraga. Os exercícios alinham o mundo mental com o mundo físico através da regulagem do metabolismo, dos hormônios e outras áreas essenciais para uma boa saúde.
6. Visualização: visualizar como será quando os seus objetivos forem realizados.
A visualização trata de criar mentalmente a realidade que queremos alcançar. Como é a casa, o carro, a empresa, o contexto que vivemos nesse cenário futuro. A visualização, somada às outras práticas potencializam a realização e nos aproxima de nossos objetivos.
Realizando essas tarefas você vai se tornar matutino, capaz de atingir 100% do seu potencial em todos aspectos da sua vida, ser mais equilibrado, produtivo, feliz… são muitos benefícios.
Minha dica é para que você “Permita-se ler e conhecer esse livro!”. A forma que você vai encarar a vida e as prioridades começam a mudar, somente com a leitura você sente a sua mente abrir e tomar outros rumos.