Muitas vezes as pessoas confundem poder com autoridade, do mesmo modo que confundem líder com patrão ou gerente. Será mostrado a vocês um livro sobre liderança.
O Monge e o Executivo:
Muitas vezes as pessoas confundem poder com autoridade, do mesmo modo que confundem líder com patrão ou gerente. Será mostrado a vocês um livro sobre liderança.
O livro narra a história de John Daily, um executivo bem-sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara. Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Fundamentos de O Monge e o Executivo
O Livro O Monge e o Executivo traz conhecimentos fundamentais para criar um líder respeitável, bem-sucedido e justo, tanto diante de sua equipe como na família. Muitas vezes, executivos brilhantes possuem grande dificuldades em lidar com as pessoas e até mesmo com aqueles que ama.
Dentre esses ensinamentos, há a diferença entre poder e autoridade que formam o conceito primordial de liderança e fundamentalmente, o poder do amor e da entrega as suas ações, capaz de cativar todos ao redor.
O livro demonstra que todos os grandes líderes que se destacaram na história não só da administração, mas da sociedade, possuíam mais que um carisma nato, e sim algo cativante e que atraía as pessoas para suas palavras e indagações.
Ensinamentos de O Monge e o Executivo
A liderança proposta pelo livro O Monge e o Executivo é a de servidora e não de autoritária. O poder e o autoritarismo são discutidos desde o início, através dos personagens de Simeão e John Daily.
É possível identificar nas empresas vários tipos de liderança como a austera, a democrática, carismática e autocrática, que vão surgindo em grande velocidade no mundo atual. Elas vão surgindo com os modismos e com o auto índice de especialistas que nem sempre são tão preparados e bem-sucedidos quanto parecem. No meio de tantas opções, o executivo questiona qual delas é o melhor caminho para sua empresa, que precisa estar muito bem preparada para superar a concorrência e a si mesmo.
No livro, o autor propõe a liderança servidora, baseada em princípios cristãos e que já foi testada por milhares de pessoas em todo o mundo. O sucesso do livro e do autor em suas palestras indica que ela é bem-sucedida, gerando opiniões bastante entusiasmadas de grandes executivos de multinacionais.
Conclusão:
O livro ensina a você que ter autoridade é bem mais vantajoso do que ter poder! Essas são só algumas dicas. Leia O Monge e o Executivo para entender melhor.