Você vive brigando com o seu cônjuge por causa de finanças? Sim, confira o livro que deu origem ao filme Até que a sorte nos separe.
Casais inteligentes enriquecem juntos
Você vive brigando com o seu cônjuge por causa de finanças? Sim, confira o livro que deu origem ao filme Até que a sorte nos separe.
Grande parte dos problemas de relacionamento entre casais inicia com o dinheiro, no excesso ou na falta dele. As dificuldades provenientes dessa escassez geram conflitos que nem sempre é percebido como problema financeiro.
O grande encanto em relação ao dinheiro, na grande maioria das vezes está no fato de ele raramente se mostrar claramente como o vilão da história.
Se não há mais aquele convite para um jantar romântico, o problema é visto como falta de romantismo; se falta dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema percebido é a falta de carinho e falta de tempo.
Todos esses problemas são únicos e exclusivamente pela falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou falta da utilização de um planejamento financeiro.
Esse problema acontece devido à simples falta de diálogo e aversão ao assunto dinheiro que as pessoas possuem. E quando procuram algum auxílio é quase certo que poderá ser tarde demais. Conduzir bem um relacionamento requer certas virtudes como: habilidade e paciência.
Segundo pesquisa realizada pela revista Você S/A de junho 2004, com 150 casais, revela que 38% assumem que brigam por causa do dinheiro. As principais razões apontadas para as brigas são falta de dinheiro e despesas excessivas do cônjuge.
Primeiramente o autor mostra uma análise sobre o perfil de como as pessoas lidam com o dinheiro (poupadores, gastadores, descontrolados, desligados e os financistas) e traça considerações de como poderiam ser a convivência com a união entre tais estilos.
“No estereótipo de uma família financeiramente bem-sucedida, o tamanho da casa e do carro cresce ao longo dos anos, os filhos têm os brinquedos e eletrônicos da moda e ganham carro ao entrar na faculdade, a casa de campo ou de praia dos pais vira destino de fim de semana dos amigos dos filhos e o casamento dos jovens é totalmente pago pelos pais. Eis um verdadeiro conto de fadas da classe média”.
O autor cita que os problemas financeiros familiares decorrem de decisões ou escolhas ruins. Sendo que na maioria das vezes, o orçamento, dinheiro ou controle de gastos não fazem parte das conversas dos cais.
Por isso a importância da organização financeira, através do uso de uma Planilha de Orçamento Mensal e a relevância de traçar objetivo e sonhos conjuntos para que possam acumular patrimônio para realizá-los, através de exemplos o autor demonstra os benefícios do planejamento financeiro de casais.
Casais Inteligentes Enriquecem Juntos aborda sobre o uso inteligente do dinheiro, após de ter efetuado o planejamento. As decisões inteligentes que devem ser tomadas para que o mesmo seja direcionado entre os melhores investimentos que estão disponíveis no mercado de acordo com o objetivo e sonhos dos casais.
Cerbasi finaliza comentando sobre a importância dos valores que devem ser construídos ao longo da vida, através da administração de um plano de sucesso rumo a riqueza como objetivo de vida