Sonho grande
Sonho grande
Compartilhe:

Você tem um sonho grande, mas não sabe como fazer acontecer? Confira sonho grande.

Sonho grande

Você tem um sonho grande, mas não sabe como fazer acontecer? Confira sonho grande.

Por mais clichê que possa parecer, o primeiro ponto de destaque para o sucesso de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira é o hábito de sempre, cercar-se de gente boa. Sem equipe, ninguém consegue realizar seu sonho grande.

Desde o primeiro negócio de Jorge Paulo Lemann, a seguradora e banco Garantia, ele optou por contratar o que chamada de PSD (poor, smart, deep desire to get rich, ou pobre, esperto, com desejo profundo de enriquecer).

A história retrata uma época de valorização suprema do trabalho, em que passar o dia inteiro na empresa, deixando completamente de lado a vida pessoal era visto com bons olhos. Várias vezes ao longo de Sonho Grande é falado que quem se destacava nos empreendimentos eram os funcionários com “sangue nos olhos e faca nos dentes”.

A despeito de considerações acerca da sobrevalorização do trabalho pelo trabalho, o ponto mais importante aqui é a implantação do sistema de meritocracia em uma época em que praticamente nenhuma empresa brasileira sequer havia ouvido falar no tema.

Na gestão da equipe, as empresas do trio passaram a adotar o chamado Modelo 20-70-10, que em resumo significava que, todos os anos:

  • 20% dos funcionários com melhor desempenho devem ser premiados
  • 70% dos funcionários com desempenho mediano devem ser mantidos
  • 10% dos funcionários com pior desempenho devem ser demitidos

Havia muita crítica sobre a quantidade de demitidos anualmente, mas na cabeça dos sócios o sonho grande de se tornarem estrelas do capitalismo mundial só se tornaria realidade se sempre estivesse entrando gente boa e nova nas empresas. E para alguém entrar, alguém tinha que sair.

Além do mais, esses 10% provavelmente estavam trabalhando ou na empresa errada ou no ramo errado. Assim, demiti-los seria uma forma de também os alertar sobre os rumos de suas próprias carreiras.

Para incentivar o desempenho da equipe, as empresas do grupo tinham como prática oferecer baixos salários fixos, mas uma generosa remuneração variável com base no cumprimento de metas.

O Banco Garantia, por exemplo, foi uma das primeiras empresas do Brasil a oferecer partnership, ou seja, a possibilidade de os melhores funcionários tornarem-se sócios do negócio.

Quem realmente se dedicava à empresa, sacrificando boa parte da vida pessoal, acabava recebendo uma bolada em dinheiro.

Recém-formado iniciou suas atividades no mercado de capitais da qual lhe proporcionou grande experiência, porém insatisfeito com a forma de hierarquia das empresas, pois Sociedade sempre foi uma palavra recorrente em seu vocabulário. Posteriormente, sempre com essa filosofia em mente foi criado o Banco Garantia, onde juntamente com Beto Sucupira e Marcel Telles programaram a cultura baseada na meritocracia: os melhores funcionários deveriam ser recompensados e os piores deveriam ser dispensados, abrindo espaço para a contratação de pessoas que eram compatíveis com essa filosofia.

Já estabelecidos no mercado, resolveram adquirir empresas das quais pudessem ter participação na administração, sendo umas das primeiras as Lojas Americanas. E para gerenciar a empresa, foram em busca de modelos de empresa bem sucedidas que estavam dispostas a recebê-los, sendo uma delas o Walmart. Outra empresa mal administrada e que foi motivo de aquisição por parte do Banco Garantia foi à cervejaria Brahma, que passou por um período utilizando a fórmula Meritocracia e de controle de custos consolidando como uma empresa lucrativa e que foi responsável por decretar a aquisição da rival Antártica dando origem a AmBev.

Sempre seguindo a mesma cultura, posteriormente a AmBev se fundiu com a belga Inberbrew, originando a cervejaria Inbev. Porém o Sonho Grande, ainda não havia sido conquistado, pois Lemann, após ter adquirido a cervejaria Brahma comentou que seu sonho era comprar a americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser. Essa aquisição foi realizada em 2008, tornando-se a maior cervejaria do mundo.

Neste trajeto, Jorge Paulo Lemann tornou-se amigo de um dos homens mais ricos do mundo, o megainvestidor Warren Buffett. Circula rumores que eles estão articulando a compra do controle do maior ícone americano a Coca-Cola, quando questionado Buffett solta uma gargalhada e diz: Aqui você não vai conseguir nada.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: