Por que aderir ao desenvolvimento pessoal?
Por que aderir ao desenvolvimento pessoal?
Compartilhe:

Você quer se desenvolver profissionalmente? Mas primeiro você precisa se desenvolver pessoalmente. Confira!

Por que aderir ao desenvolvimento pessoal?

Você quer se desenvolver profissionalmente? Mas primeiro você precisa se desenvolver pessoalmente. Confira!

Todas as pessoas almejam algo ou trabalham para atingir um objetivo específico. No entanto, muitas vezes a correria do cotidiano faz com que essas atividades sejam deixadas de lado e esquecidas. É aí que percebemos a importância do desenvolvimento pessoal. Através dele, é possível trabalhar diariamente com ações de mudança que nos transportam para o local que planejamos.

Seja a sua meta algo simples ou muito difícil de ser alcançado, o desenvolvimento pessoal é algo fundamental para conseguir ver os frutos do sucesso.

O que está envolvido nessa atividade?

O desenvolvimento pessoal não é uma atividade que acontece da noite para o dia, pelo contrário, essa ação deve ser construída ao longo do tempo para gerar resultados. Envolve muito autoconhecimento, planejamento e determinação.

Autoconhecimento

Muitos não conseguem perceber onde estão cometendo erros e por isso nunca alcançam o que sonham. Outros só vêem os seus próprios erros, não se permitindo olhar para suas qualidades e habilidades.

Por isso, é importante conhecer a si mesmo para se desenvolver mais. Pode parecer algo estranho ou piegas, mas, especialmente na vida profissional, é necessário que cada um saiba onde é bom, no que é ruim e em que aspectos pode melhorar.

Através do autoconhecimento tomamos ciência das atitudes e comportamentos que devem ser mudados e que caminhos tomar para fazer isso. Se você quer melhorar essa parte da sua vida, converse com pessoas próximas a você ou entre em contato com um coach ou outros mentores profissionais que possam ajudá-lo.

Planejamento

Um objetivo sem planejamento é apenas um sonho. Se você deseja se desenvolver, passe a colocar esses pensamentos na ponta da caneta, através de um plano de carreira. Nele, além das suas metas você colocará quais atividades terá que fazer para alcançá-las.

Por exemplo, falando especificamente do desenvolvimento no âmbito profissional, se a sua meta é conseguir um emprego em uma agência de contabilidade você precisará:

  • Tirar a carteira de trabalho
  • Se matricular em um curso de Ciências Contábeis
  • Começar um estágio
  • Construir um bom currículo
  • Fazer cursos de atualização
  • Se candidatar a vagas

Para deixar seu plano mais completo, coloque também datas de conclusão para cada tópico.

Viu como é simples? Por isso, não se esqueça: destrinche sua meta em pequenos objetivos.

Determinação

Após enxergar onde pode melhorar e planejar seu caminho, a terceira etapa envolvida no desenvolvimento pessoal é a determinação. Não adianta fazer um belo planejamento, se você não está trabalhando para colocar as ações em prática! Por esse motivo, se dedique diariamente em melhorar a si mesmo, sem desistir, e cumpra cada pequeno objetivo proposto em seu planejamento.

Como começar a me desenvolver?

Reflita sobre si mesmo e sua carreira: quais são suas habilidades técnicas, suas qualidades como pessoa e profissional? Onde pode melhorar e se desenvolver mais? Após ver essas questões com calma opte por estudar maneiras de sanar tudo isso com um planejamento. Escreva quais ações você precisará tomar, destrinche sua grande meta em objetivos menores e deixe a preguiça de lado! Tenha determinação para colocar tudo isso em prática diariamente.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: