Estratégias de Marketing
Estratégias de Marketing
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No último artigo, eu falei sobre o que é marketing. Agora confira estratégias de marketing.

Estratégias de Marketing:

No último artigo, eu falei sobre o que é marketing. Agora confira estratégias de marketing.

O que é?

O conceito de estratégia está intimamente ligado ao ato de planejar.

Normalmente, é gerado um documento, que é o plano de marketing, alinhado às estratégias do negócio.

Ele serve de guia para a área de marketing desenvolver as ações necessárias para atingir aos objetivos propostos.

Por isso, para definir a estratégia de marketing, é importante saber:

  • Qual é o papel do marketing para levar a cabo a estratégia de negócio da empresa?
  • Que campanhas e projetos o marketing deve executar para desempenhar o seu papel?
  • Qual o público-alvo das ações?

Por exemplo, imagine que sua empresa queira penetrar em um determinado mercado e estabelecer uma posição de destaque no seu segmento.

Logo, para a sua estratégia de marketing dar suporte a esse objetivo, é preciso desenvolver planos de apoio junto aos revendedores, como treinamentos.

Também há necessidade de planos que ajudem a construir uma posição de destaque, como campanhas promocionais e pesquisas de mercado.

Por que é importante?

Pela explicação do conceito do que são estratégias de marketing, você já consegue ter uma noção da sua importância para atingir seus objetivos, não é mesmo?

Para deixar isso bem fixado na sua cabeça, selecionamos alguns pontos a destacar.

Redução de gastos

Quem trabalha com empreendedorismo, já deve ter aprendido em algum momento que decisões ruins geram gastos indesejados.

Quando você faz um investimento ruim, acaba gerando prejuízo financeiro de forma direta.

E o pior é que isso afeta as duas pontas, tanto a empresa quanto os colaboradores.

O tempo, a energia e o esforço de todos para solucionar o problema poderiam ser usados para realizar outras tarefas, concorda?

Portanto, certifique-se de traçar uma estratégia clara e compartilhá-la com sua equipe.

Isso ajuda a evitar decisões ruins, ou seja, atua em benefício da redução de gastos.

E nunca é demais lembrar que toda economia é super-válida.

Exemplos de estratégia de marketing para atrair clientes

O mercado oferece uma série de canais de marketing para auxiliar você na construção de uma estratégia de sucesso.

Pode ser interessante explorar um mix desses canais, utilizando-os da melhor maneira possível.

Progressivamente, você consegue identificar quais são mais relevantes para seu negócio.

Só não vale manter funcionando um canal que você não encara com seriedade.

Preparamos uma lista com opções infalíveis para o sucesso do seu negócio.

Pode apostar sem medo!

Confira aí!

E-mail Marketing

Campanhas de e-mail marketing por vezes geram desconfiança.

A dúvida se dá principalmente sobre o retorno do investimento.

Mas não dê atenção a quem considera essa tática como uma ação ultrapassada.

O e-mail ainda é um meio muito eficaz para fazer marketing.

O importante é saber trabalhar bem essa estratégia.

Para ter bons resultados, lembre-se que o foco do e-mail marketing deve estar no relacionamento com o cliente e não nas vendas.

Muitas empresas que oferecem esse serviço possuem recursos com os quais é possível garantir uma excelente personalização e a segmentação do conteúdo.

Isso ajuda a estreitar o relacionamento e construir confiança com sua base de contatos.

Além disso, a comunicação torna-se mais rápida e econômica, pois um dos únicos gastos é em softwares especializados para automatizar, acompanhar e avaliar os seus e-mails.

Redes Sociais

Em tempos de internet e smartphones, é importante manter uma presença digital no dia a dia do cliente para que isso ajude você a conhecê-lo ainda mais profundamente.

Mas não apenas isso: manter-se ativo, interagindo com ele, é também fundamental.

Em outras palavras, as redes sociais se mostram parte indispensável de um plano de marketing digital.

O ideal é escolher aquelas que se mostram como as mais adequadas para se comunicar com seus clientes.

De nada adianta investir em links patrocinados no LinkedIn se seu público-alvo prefere uma interação mais visual, como no Instagram.

O Facebook, por exemplo, oferece dados como idade, gênero e localização do público que é alcançado, curte e interage com a sua página.

Outra forma bastante comum que você já deve ter notado em redes como Instagram, é o uso das redes sociais para firmar parceria com algum influenciador digital.

Como essas pessoas possuem grande base de seguidores, conseguem transmitir credibilidade para sua marca.

Isso pode ser bastante útil para até mesmo alcançar novos públicos.

Inbound Marketing

Se você já possui um conhecimento em marketing digital, já deve ter esbarrado no conceito de Inbound Marketing, não é mesmo?

Essa estratégia uniu várias outras ferramentas em uma metodologia única de marketing.

O Inbound Marketing parte do princípio de que o público deve encontrar a empresa, e não o contrário.

Basicamente, a metodologia consiste em:

  • Atrair audiência por meio de conteúdo e mídia digital paga
  • Converter essa audiência em leads
  • Trabalhar a qualificação desses leads por meio de um funil de vendas
  • Encantar com relacionamento e ações de pós-venda para geração de promotores da marca.

O Inbound Marketing procura atrair e conquistar potenciais clientes por meio de conteúdo de qualidade.

Lembrando que, para esse conteúdo agregar valor para os consumidores, ele deve ser especializado e segmentado nas personas da sua marca.

Também deve ser construído de acordo com todas as etapas do funil de vendas.

Assim, você se torna relevante e, consequentemente, lembrado.

SEO e Marketing de Conteúdo

Você sabe o que significa SEO?

O termo vem do inglês Search Engine Optimization. Traduzindo de forma livre, quer dizer algo como otimização para os motores de busca.

Em outras palavras, é uma estratégia para que o seu site ou blog alcance um melhor posicionamento no Google e outras plataformas de pesquisas online.

O grande desafio é que esse posicionamento deve ser alcançado de forma orgânica e não através de mídia paga.

Mas, então, como conseguir uma boa classificação organicamente?

É nesse momento que entra em cena o marketing de conteúdo.

Antes de tudo, é preciso escolher palavras-chave específicas e que são utilizadas com frequência por seus personas.

Feito isso, é o momento de partir para a produção do conteúdo em si.

Existe uma gama de boas práticas que podem ser seguidas para que seu conteúdo seja bem aceito pelos buscadores.

Vale lembrar que apenas o conteúdo não é o suficiente, pois os sites de busca também levam em conta a estrutura do seu site, que também deve ser otimizada.

Links Patrocinados

Você já notou aqueles anúncios no topo da página ao pesquisar algo no Google?

Para quem ainda não conhece, aquele é o sistema de links patrocinados do Google, mais conhecido como Google Adwords.

Ao contrário da estratégia de SEO e marketing de conteúdo, que visa um resultado orgânico, os links patrocinados são uma mídia paga para anunciar seu produto ou serviço.

Além do Google, é possível trabalhar links patrocinados em outros canais, principalmente, redes sociais como Facebook e Instagram.

O interessante é que o investimento é feito proporcionalmente à quantidade de cliques recebida ou pela exibição do link do site, por exemplo.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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