Habilidades para ser administrador
Habilidades para ser administrador
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Você gostaria de saber quais são as skills de um administrador? Sim! Confira!

Habilidades para ser administrador

Você gostaria de saber quais são as skills de um administrador? Sim! Confira!

1. Atuação estratégica

Em um negócio, o administrador estratégico é aquele que consegue solucionar os dilemas atuais ao mesmo tempo que mantém em vista, atua e prepara a organização para o futuro.

Dessa maneira, ele cria as condições necessárias para o crescimento da empresa. Sabe implementar um plano de negócios efetivo por meio de uma gestão eficiente no dia a dia. Profissionais com essa característica sempre têm lugar garantido no mercado.

2. Comunicação clara e persuasiva

O administrador funciona como o GPS de uma organização. É seu papel definir não só o destino, mas principalmente a sua trajetória.

Para isso, ele precisa ter a habilidade de se expressar de forma clara e persuasiva para interagir de forma produtiva com seus stakeholders. Convencer acionistas, negociar com fornecedores, conquistar clientes — tudo isso exige grande habilidade de comunicação. 

Além disso, ele precisa se comunicar com seus funcionários. Uma diretriz clara é essencial para que os colaboradores saibam o que, como e quando fazer. Isso evita uma série de erros que podem comprometer o resultado da companhia.

3. Clareza para tomar decisões difíceis

A maioria das pessoas prefere fugir de circunstâncias que envolvem conflitos, a atuação sob incerteza ou a necessidade de avaliar fatores críticos. Apenas um grupo pequeno se sente desafiado e estimulado por essas situações — esses podem ser administradores.

Ainda mais nos dias de hoje, a administração exige uma boa dose de ousadia mesclada à responsabilidade. As empresas que continuarem da forma como são dificilmente sobreviverão a um mercado tão competitivo e inovador. Elas precisam se reinventar.

O administrador não pode apenas seguir esse fluxo de mudança: ele precisa liderá-la. Por isso, ele precisa ter uma visão clara, capacidade de analisar dados com rapidez e prever cenários, além da coragem para tomar decisões difíceis, mas necessárias. 

4. Capacidade de aprender com os próprios erros

O erro faz parte da vida de todo profissional e da trajetória de qualquer organização. A única diferença é que o administrador de sucesso extrai lições desses episódios, fazendo deles uma fonte de aprendizado.

Os erros permitem que o administrador:

  • reconheça suas lacunas de conhecimento e competências;
  • busque aprender para evitar esses mesmos erros;
  • conheça melhor como funcionam seus processos, sua equipe e o mercado;
  • encontre uma alternativa para abordar o desafio de forma mais madura e precisa.

Embora as organizações precisem de muitos acertos para lucrar e sobreviver, alguns erros fazem parte desse processo. Quando eles acontecem, o administrador deve ter humildade suficiente para reconhecê-los e aprender com eles.

5. Motivação e desenvolvimento de pessoas

Hoje em dia, as organizações esperam que os líderes participem do trabalho junto aos seus liderados.

No entanto, por mais que as organizações estejam mais horizontais e o administrador precise colocar a “mão na massa”, ele ainda vai depender das pessoas para atingir grande parte dos resultados que deseja. 

Seu papel é basicamente estratégico, e não operacional. Por isso, ele precisa ter habilidade para desenvolver seus funcionários, auxiliá-los a progredir tecnicamente e motivá-los para que tenham o desejo de atuar com excelência. 

O administrador precisa agir como um verdadeiro mentor da equipe: ele apresenta um projeto, inspira uma visão, delega responsabilidades e acompanha o desempenho individual e do grupo.

Nesse processo, ele oferecerá orientações e suporte para enfrentar as dificuldades. Acompanhará o passo a passo de cada colaborador, identificando qualidades e apontando falhas e alternativas para desenvolver os recursos humanos.

Ao final de cada projeto, o administrador alcança não só o resultado que a empresa deseja: ele “entrega” uma equipe mais preparada e competente, capaz de levar a companhia a um nível superior de performance e excelência.

6. Atualização permanente

Por melhores que sejam os resultados obtidos por um administrador hoje, um bom profissional sabe que o mercado está em constante evolução. Os métodos eficientes agora podem não ser mais adequados para atingir as metas amanhã.

Por isso, ele está em busca de atualização permanente. Faz isso por meio da consulta a fontes confiáveis e aposta em estudos constantes para melhorar sua performance profissional.

Além disso, o administrador de sucesso sabe que precisa investir em estudos ao longo de toda a carreira. Ele sabe que o conhecimento oferecido por cursos sólidos promovidos por instituições reconhecidas é essencial para atualizá-lo a respeito das melhores práticas no mundo dos negócios.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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