Conheça a Livraria Gato Sem Rabo em São Paulo
Compartilhe:

Recentemente, São Paulo ganhou sua primeira livraria inteiramente dedicada a obras literárias escritas por mulheres. Sediada na Vila Buarque, região bastante movimentada no centro da cidade, e próxima ao icônico Viaduto do Minhocão, a livraria independente Gato Sem Rabo 

São Paulo ganha sua primeira livraria apenas com obras escritas por mulheres

Segundo a definição da própria livraria em seu Instagram oficial (@gato.sem.rabo), o catálogo da Gato Sem Rabo “propõe um recorte de mundo, entre muitos possíveis, no qual as mulheres estão no centro do debate, da publicação e da leitura”. Esse catálogo abrange diversos gêneros literários, com base em uma curadoria cuidadosa dos títulos.

Além disso, ainda segundo o perfil da livraria no Instagram, a Gato Sem Rabo “acolhe a comunidade e contribui com rodas de leitura, discussões de clássicos e lançamentos, bem como encontros para os amantes dos livros”, sempre com o intuito de “abrir espaço para que os escritos de mulheres não sejam esquecidos ou deixados à margem do diálogo literário”. 

A iniciativa é de Johanna Stein, ex-modelo formada em Artes Visuais que, mesmo sem conhecer nada ou ninguém do mercado editorial, decidiu se aventurar num negócio cujo modelo está em xeque. Se em 2018 as livrarias físicas eram responsáveis por 50,5% do faturamento das editoras, segundo a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial Brasileiro, em 2019 esse índice caiu para 41,6% e, em 2020, para 30%.

Mas ela está otimista – e abertura de novas livrarias de rua é um movimento que está ocorrendo nas principais cidades do mundo (embora aqui, por ora, haja mais fechamentos). Johanna acredita que por não ter conhecimento dos modelos existentes, não saber exatamente como as outras livrarias funcionam, é que a Gato Sem Rabo já começa diferente. Ela teve uma consultoria profissional, claro, mas entende que o que vai fazer a diferença é justamente esse outro jeito de pensar. “A Gato Sem Rabo nasce de uma curadoria e do movimento que existe e é liderado pelos leitores – há uma demanda crescente de leitura de obras de mulheres e de outras perspectivas. Acredito que estamos muito mais próximos de um movimento pela leitura do que de um modelo de negócio de livraria”, diz a nova livreira, que acaba de completar 30 anos.

A livraria fica na Rua Amaral Gurgel, 338 – Vila Buarque - São Paulo.

Fontes: @gato.sem.rabo e UOL Universia

https://istoe.com.br/

Foto de topo: Vapor Arquitetura/Divulgação

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: