Conheça 19 Empresas Que Apoiam a Comunidade LGBTQI+
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O apoio à luta LGBT precisa ir muito além do discurso e de um bom marketing. E diante de tantos regressos que viemos enfrentando nos últimos tempos, é uma alegria saber que grandes marcas já deixaram bem claro que são empresas sem preconceitos e que estão de mãos dadas para combater qualquer tipo de LGBT fobia, pois todos merecem amor, respeito e segurança.

O apoio à luta LGBT precisa ir muito além do discurso e de um bom marketing. E diante de tantos regressos que viemos enfrentando nos últimos tempos, é uma alegria saber que grandes marcas já deixaram bem claro que são empresas sem preconceitos e que estão de mãos dadas para combater qualquer tipo de LGBT fobia, pois todos merecem amor, respeito e segurança.

Ambiente inclusivo e oportunidades

Da sopa de letrinhas LGBTQI+, o “T” é, sem dúvida, a mais vulnerável, pontua Maite Schneider, fundadora do TransEmpregos, uma ONG que ajuda a conectar oportunidades de trabalho a pessoas trans. Segundo ela, atualmente há uma interlocução maior com o mundo corporativo, que entende o valor da diversidade. Em 2014, um ano após a criação da instituição, havia 14 empresas cadastradas, e, atualmente, são 452 parceiras. 

Enquanto muitos perderam emprego durante a pandemia, a ONG de Maitê relata que 300 pessoas trans conseguiram se recolocar no mercado de trabalho, entre março e abril. O número é inferior à média mensal de 200 contratações, em um cenário fora da pandemia, mas ainda assim “animador”, diz ela, considerando o momento de demissões e redução de salário.

Segundo Schneider, o que ajuda a explicar o movimento é o fato de que  pessoas trans “vivem constantamente na linha de frente do perigo”. “A vida real das trans, no dia a dia, já é uma 'pandemia', com dificuldade de acesso a trabalho e risco iminente de perda de emprego."

Em 2019, a transfobia fez ao menos 124 vítimas no Brasil, uma média de uma morte de pessoas trans a cada três dias, resultado que coloca o país na liderança das nações mais violentas para esta população, aponta a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), em conjunto com o IBTE (Instituto Brasileiro Trans de Educação). A expectativa de vida deste grupo é de cerca de 35 anos.

Na contramão dos dados,Yasmin Vitória de Souza subverteu as estatísticas de exclusão e passou a ocupar uma posição privilegiada em relação a outras mulheres não cisgênero (que não se identificam com o sexo biológico). Trans, preta, de origem periférica, Yasmin, aos 27 anos, é funcionária de uma grande multinacional, onde iniciou a carreira como estagiária. 

Na Salesforce há um ano e meio, atualmente passou a ocupar um cargo na área de pós-venda. "Se uma empresa tem um propósito grande, a jornada é menos dolorosa (...) Quando começamos a existir em lugares de poder, também começamos a ditar as regras do jogo", diz. "Meu corpo fala e causa uma série de gatilhos, sejam falas ou olhares perversos, mas acho que essa inquietação é importante. Isso já é um passo", considera. 

Para compartilhar boas práticas, como as citadas acima, confira 10 empresas com políticas afirmativas em prol do coletivo LGBTQI+ no Brasil. 

1- Atento Apoia a Comunidade LGBTQI+

Parceira da TransEmpregos, a empresa de telemarketing com sede em Madri, na Espanha, diz ter uma política estruturada para a diversidade. Entre as ações, cita a iniciativa para atração de profissionais trans, com participação ativa em feiras de empregabilidade focada nessas pessoas. Schneider destaca o trabalho da empresa: “O setor de telemarketing não parou de crescer na pandemia  (...) Nos seis anos que trabalhamos com a Atento, há 1,3 mil pessoas trans, de 81 mil funcionários no país”, diz.

Entre outras ações, adotou, em 2013, o uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero. Além disso, em 2014 criou o crachá social, documento que leva o nome com o qual o funcionário mais se identifica, não necessariamente o que consta em seu RG ou em sua certidão de nascimento. A medida também vale em nomes de e-mail corporativo, nos benefícios como Vale Alimentação, e estímulo aos funcionários a utilizar roupas associadas ao gênero com o qual mais se identificam. 

2- Grupo Pão de Açúcar Apoia a Comunidade LGBTQI+

Parceira do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e também parceira da Transempregos, estima ter contratado 31 profissionais trans em 2019 para as lojas Extra e Pão de Açúcar. Participa do #AgoraVai, festival que tem como objetivo capacitar pessoas trans para o mercado de trabalho, com oficinas e treinamentos sobre elaboração de currículos, dicas para entrevista e escolha do vestuário.

Em 2018, criou o grupo Orgulho LGBT, do qual participam mais de 60 colaboradores. Entre as atividades, realiza ações para atrair, reter e desenvolver talentos, além de contribuir com a tomada de consciência sobre a comunidade LGBT.

Um ano depois, na semana da diversidade, promoveu eventos durante cinco dias consecutivos com mais de 20 palestrantes e painelistas de diversas empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e mais de 1.500 pessoas participaram do evento, entre público interno e externo.

3- Carrefour Apoia a Comunidade LGBTQI+

Possui um grupo de afinidade LGBT, o “Todxs”, que reúne funcionários que se reúnem voluntariamente para discutir temas relacionados ao coletivo LGBT. Mesmo na pandemia, a empresa diz que as atividades não pararam.

“Temos uma agenda de combate à violência contra as mulheres e reforçamos também a acolhida das pessoas LGBTI+ em tempos de pandemia”, diz, em nota. A agenda inclui o treinamento de gestores para a diversidade e para o diálogo do respeito.

No total, estima a presença de 70 profissionais trans trabalhando em diversos modelos de negócios, incluindo hipermercados, matriz e express. Em 2020, foram contratadas oito pessoas trans. Desde que ações afirmativas começaram na companhia, em 2012, já chegaram a trabalhar, no mesmo momento, 160 profissionais trans.

Para chegar até essas pessoas, participa do Projeto Conexão Varejo, da Rede Cidadã, que forma pessoas trans para o varejo; e do Dia D, de contratação de profissionais trans, em parceria com a Transempregos. “No ano passado,  nosso time de recrutamento e seleção, investiu em dias específicos para contratação apenas desses profissionais”, considera.

4- Ambev Apoia a Comunidade LGBTQI+

Criou em 2016 o grupo Larger (Lesbian & Gay & Everyone Respected — Lésbica, &  gay & todos respeitados, em tradução livre), que discute as melhores práticas de inclusão e bem-estar de pessoas LGBTs no trabalho. Segundo a empresa, funciona coo um espécie de “rede de apoio”, para que todos compartilhem experiências, dicas e tenham mais suporte no dia a dia.

No mesmo ano, aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQ+ e foi, por meio da marca Skol, patrocinadora oficial da 20ª edição da Parada do Orgulho de São Paulo. A marca lançou ainda a campanha “Respeito is ON” para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+.

Em 2018, se tornou apoiadora das cinco normas de conduta da ONU para empresas que suportam direitos LGBT. E, em 2019, promoveu um “tuitaço do bem", que doou R$ 1 a cada post com a hashtag #OrgulhoDaMinhaHistória a duas ONGs LGBTs:  Casa 1 e Casinha, que receberam, no total, R$ 100 mil.

5- Itaú Unibanco Apoia a Comunidade LGBTQI+

Em parceria com a consultoria Mais Diversidade, o banco patrocinou por dois anos um edital que valoriza projetos na área da diversidade sexual e de gênero, o “LGBT+ Orgulho”. Na primeira edição, de 2018, ofereceu R$ 200 mil a propostas de caráter cultural, educacional, esportivo ou social, que contemplam o respeito e a valorização da diversidade LGBT.

Internamente, possui um grupo de afinidade, o “Sou como sou”, que ajudou a fomentar treinamentos, conversas e a revisão de políticas e procedimentos, para que a linguagem de materiais internos do banco seja inclusiva. Em paralelo, dentro área que cuida dos colaboradores, há um profissional dedicado a olhar e atender questões relacionadas ao coletivo LGBT, assim como nas áreas de comunicação e institucional e governamental — esta última responsável pelo edital “LGBT+ Orgulho”.

6- Natura Apoia a Comunidade LGBTQI+

Há 15 anos, a Natura oferece benefícios de saúde a casais LGBTI+, como licenças parentais estendidas - maternidade de seis meses e paternidade de 40 dias –, além do berçário, sem custo, para pais e mães, independentemente do gênero ou orientação sexual. A empresa também garante a adoção do nome social e, para subsidiar novas ações nesse eixo, questões de identidade de gênero e orientação sexual fazem parte do levantamento que vai medir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do colaborador Natura, que deve ser concluído este ano.

Em parceria com a Casa 1, oferece  cursos profissionalizantes de maquiagem para transexuais, iniciativa patrocinada pela marca Natura Faces. Em 2019, participou da Feira de Empregabilidade, organizada também pela Casa 1, e que resultou na contratação de profissionais para atuar em lojas no período do Natal.

"Diversidade é um tema presente em nosso cotidiano e temos planos ainda de reforçar que nosso modelo pode ser uma alternativa viável para gerar renda e oportunidades de desenvolvimento para esse público", diz Milena Buosi, gerente de diversidade da Natura.

No código de conduta da empresa, consta que a empresa valoriza a diversidade da equipe e repudia toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e assédio. Casos de descumprimento podem ser relatados à Linha Ética, canal sigiloso e disponível 24 horas para colaboradores, prestadores de serviço e parceiros. Assim, como outras empresas, possui um grupo de afinidade LGBTQI+, o “Natura em Cores”, com mais de 100 participantes. O trabalho de lideranças é considerado nas horas de trabalho.

7- EDP Apoia a Comunidade LGBTQI+

Desde o começo do ano passado tem um Programa de Inclusão e Diversidade, que inclui seis grupos de afinidade, um deles focado no coletivo LGBT — com 111 integrantes, o segundo com maior volume. Em paralelo, a empresa reformulou o canal de ética, para registrar desvios relacionados à diversidade, como LGBTfobia. “A iniciativa fortalece o compromisso de promover um ambiente de segurança psicológica, de modo que todas as pessoas se sintam respeitadas e seguras para serem quem são”, diz.

Entre junho e julho deste ano, a empresa aplicará pela primeira vez um censo de diversidade, em formato anônimo, para conhecer melhor seus colaboradores e aprimorar ações de acolhimento e inclusão. Além disso, destaca como frente importante de trabalho treinamentos e liderança inclusiva, para fortalecer a cultura diversa da empresa, e que este ano ganhou uma versão digital, devido à pandemia da Covid-19. 

Por fim, a empresa destaca o patrocínio inédito à Feira Diversa, maior evento de recrutamento de jovens LGBT+ da América Latina; e a adesão à Lei da Empresa Cidadã, que extende a casais LGBTs direitos como licenças-maternidade e paternidade, além das regras de adoção.

8- Ford Apoia a Comunidade LGBTQI+

Há três anos, a multinacional norte-americana começou a discutir no Brasil temas de interesse do coletivo LGBT. No entanto, ações concretas, começaram apenas no último ano, e incluem a instalação de um Comitê de Diversidade. Em paralelo, a montadora criou um grupo de afinidade temático, o Globe — com cerca de 100 membros e orçamento próprio. Neste ano, coordenará atividades no mês do Orgulho, com conversas e painéis virtuais, entre outras atividades. 

“Adicionalmente, temos conscientização de lideranças. Globalmente todos os líderes já fizeram treinamento de viés inconsciente”, exemplifica Khouri, head de talent management da Ford. Ele ainda cita também a consolidação de canais de denúncia, além de benefícios equivalentes a casais homoafetivos.

9- ArcelorMittal Apoia a Comunidade LGBTQI+

Gigante do setor siderúrgico, a multinacional adiantou que na próxima semana vai aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que faz com que as empresas se comportam formalmente com a causa. A partir da consultoria Mais Diversidade, lançou no ano passado quatro grupos de afinidade, entre eles o LGBT, com a participação de quatro membros efetivos, além de voluntários, que somam 400 pessoas — o segundo com mais participantes, atrás apenas do coletivo de equidade de gênero.

“Traçamos uma política muito semelhantes para os grupos. Estabelecemos critérios a todos. E quando falamos de exemplos, como a revisão de política de diversidade e inclusão, para incluir termos como orientação sexual e identidade de gênero”, diz Adriani Damazio, diretor corporativo de Pessoas, Comunicação e Relações Institucionais.

Entre as atividades do grupo, cita treinamentos de viés inconsciente, para desconstruiruir paradigmas relacionados à sexualidade, entre outros esforços.

10- Salesforce Apoia a Comunidade LGBTQI+

A empresa de tecnologia norte-americana considera processo de contratação como fundamental para a igualdade de gênero. “É o período para alcançar os candidatos mais qualificados e diversos”, define a multinacional, em que Yasmin trabalha. “Implementamos princípios de liderança e de contratação inclusiva para ajudar a remover o preconceito dos processos de contratação e promoção”, acrescenta a empresa.  

Outra frente de trabalho é a da transparência e da estatística. Desde 2018, a empresa começou a divulgar dados de diversidade para a equipe executiva, contendo um diagnóstico como mulheres e minorias sub-representadas contratadas ou promovidas. As informações globais sobre esse raio-x da diversidade está disponível online.

Também possui um grupo de funcionários focados em discutir temas relacionados ao coletivo LGBT, chamado “OutForce”. No mês do Orgulho, o grupo dá suporte a uma programação temática, que inclui, neste ano, um evento virtual de duas horas voltado a funcionários do Brasil, Argentina, México, Portugal e Espanha.

11- Netflix Apoia a Comunidade LGBTQI+

A gigante do streaming Netflix não só melhorou nossas vidas com tanto conteúdo legal de diversidade e amor, como vive fazendo campanhas internas sobre a importância da representatividade, contratando cada vez mais pessoas trans, lésbicas, bissexuais e gays. Não é a toa que a empresa foi super bem avaliada do relatório GLAAD, que é um monitoramento da ONU para a representação LGBT e de direitos humanos na mídia.
Uma das provas desse apoio foi um vídeo que eles postaram em seu Facebook, que traz cenas de pessoas contando como se sentiram representadas pelos personagens de várias séries, como em 'Sense8', que inclusive teve cenas gravadas na Parada LGBT de São Paulo.

12- Skol Apoia a Comunidade LGBTQI+

Como uma das principais patrocinadores da Parada do orgulho LGBT de São Paulo, a Skol a cada ano traz ações diferentes para relembrar que a marca apoia a diversidade. Você deve lembrar das latas com a flecha da embalagem preenchida com as cores do arco-íris, em 2017, né? E parte da verba das vendas foi destinada pra um abrigo de jovens expulsos de casa por assumirem sua sexualidade. Outra grande campanha foi o anúncio "Respeito is On" que traz a diversidade de várias formas sem nem ao menos mostrar a própria cerveja na propaganda. Respeito é tudo <3

13- Doritos Apoia a Comunidade LGBTQI+

Assim como a Skol, a marca de salgadinhos também lançou uma edição especial e destinou os lucros para um abrigo de jovens. O "Doritos Rainbown", embalagem do snack nas cores do arco-íris, vai ser o salgadinho/biscoito oficial do Rock In Rio 2019. A versão colorida se destacou nas prateleiras dos supermercados americanos em 2017 e agora veio pro Brasil a favor da causa LGBT.

Toda a renda arrecadada será revertida para cinco ONGs que apoiam a causa por todo o Brasil: Todxs, Wakanda Warriors, INESC, União do Povo de Santa Edwiges e a Casa 1. Ah, pra quem não vai no RiR, o Doritos também vai ser vendido em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Tudo, né? Agora pra fechar essa campanha linda com tudo, olha só esse comercial ao som (poderosíssimo) de Liniker. Sentimos o impacto!

14- Avon Apoia a Comunidade LGBTQI+

A marca de make mais famosas do Brasil tem investido no apoio LGBT em várias campanhas. Destaque máximo para o comercial da linha "Color Trend", que celebrou as cores do arco-íris com ícones LGBT, com as maravilhosas Pabllo Vittar, Gloria Groove, Aretuza Lovi e IZA. A campanha "E aí, tá pronta?" mostrou um discurso super legal e inclusivo incentivando o respeito à diversidade com a frase "Quando a gente se une, o mundo se transforma". DEMAIS, né?

Outras marcas de cosmético que também tem feito bonito na luta contra o preconceito são a Lola Cosmetics, que trouxe como sua garota propaganda a mulher trans Maria Clara Araujo; a Make Up Forever, Dove, O Boticário e Natura, que investiram em comerciais com casais gays e lésbicos.

15- Apple Apoia a Comunidade LGBTQI+

Para os maníacos em iPhones, iPads e tecnologia em geral, a Apple é assumidamente a favor de todo tipo de amor! Além de Tim Cook, o principal executivo da empresa ser gay, a empresa sempre marca presença nas paradas LGBTs de São Francisco, cidade que fica próxima a sua sede. Além disso, está sempre lançando campanhas pela diversidade e pelo respeito ao próximo, projetos internos para os funcionários LGBT e se posicionando politicamente pelos direitos das pessoas gays, lésbicas e transexuais.

16- Uber Apoia a Comunidade LGBTQI+

Aqui preconceito nenhum pega carona! A Uber também é uma das patrocinadoras da Parada do Orgulho LGBT de SP e faz várias ações: tem parceria em iniciativas com as ONGs Amo Trans, que acolhem pessoas trans em situação de vulnerabilidade; parceria com locadoras de veículos para dar suporte às pessoas trans que queiram dirigir na plataforma; fez campanhas contra o assédio e a discriminação nas redes sociais; deu material educativo para os 500 mil motoristas; aceita nome social das motoristas - sem a necessidade de ter completado o processo para a mudança de registro - e muito mais. Incrível, né? Para eles "o mundo é mais brilhante, mais colorido, mais justo, mais produtivo, mais criativo e mais feliz quando cada um de nós pode ser quem realmente é". <3

17- Mac Apoia a Comunidade LGBTQI+

Ok, gurrrrrl, essa vocês conhecem bem, né? A MAC, uma das marcas de maquiagem mais importantes do mundo, apoia a causa gay há muuuito tempo. Na década de 90, quando houve uma epidemia de Aids e a doença era ainda mais associada aos gays do que hoje em dia, a marca resolveu apoiar os portadores do vírus HIV e lançou o clássico batom vermelho "Viva Glam", que destina toda o lucro para a MAC Aids Fund até hoje! A campanha da linha sempre foi protagonizada por personalidades LGBTs e foi popularizada pela diva Ru Paul, do reality "RuPauls Drag Race". Rainha, né mores?

18- Coca-Cola Apoia a Comunidade LGBTQI+

Pensando no respeito à diversidade, a Coca-Cola começou seu trabalho internamente, com uma campanha de conscientização com os próprios colaboradores da marca, e logo depois lançou a icônica campanha "Essa Coca é Fanta, e daí?". Partindo dessa expressão preconceituosa e popular, a marca lançou embalagens de Coca-Cola com Fanta dentro, dando um verdadeiro tapa na cara dos preconceituosos. Afinal, qual o problema em ser gay?

19- Nike Apoia a Comunidade LGBTQI+

A Nike é uma das marcas pioneiras nas ações de apoio à causa LGBT e está à frente da campanha "Be True" desde 1985, na qual vários produtos - que são lindos de morrer - estão disponibilizados em modelos exclusivos nas cores do arco-íris – além de dar apoio pra diversos atletas de diferentes orientações sexuais.
Do mesmo modo, a Nike também se posicionou com o "Pride Pack", que tem vários produtos coloridos com símbolo do movimento LGBTQ+ e escrito "LOVE UNITES". Queremos! <3

Decidir o que comer, beber, vestir ou usar também é uma forma de se posicionar! Existem muitas empresas bacanas e engajadas no mundo, porque dar nosso dinheiro pra marcas que nos desrespeitam?
Por mais amor, empatia, respeito e afeto. Um mundo mais justo depende de nós. <3

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

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